segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Como funciona o visor de carga da bateria?

Quem já viu uma bateria de carro, já deve ter notado uma janelinha redonda com uma "luzinha" verde, que serve como indicador de carga.

O visor está verde? Então está tudo ok com a bateria!

Muito interessante e 100% funcional. Mas como essa coisa funciona? Será que o fluido fica verde quando a bateria está carregada? Será um led?

Senhoras e senhores, a resposta está em uma das descobertas de Arquimedes: a densidade.

O princípio é o mesmo que era utilizado há muito tempo atrás, quando as baterias não eram seladas: mede-se a densidade do fluido para saber se a bateria está boa ou não com a ajuda de um densímetro. Explicarei porque isso funciona mais à frente.

Esse tipo de densímetro só é possível ser utilizado em baterias não seladas, afinal é preciso coletar uma amostra do fluido da bateria para fazer a medição.

Certo, e como funciona aquela luzinha verde? Observe a foto a seguir.

Um genial densímetro te diz se a bateria está boa ou não e tudo graças a essa pequena bolinha verde confinada nessa gaiola preta.

Esse conjunto - gaiola + prisma + bolinha - fica submerso na "água da bateria". Agora lembre que naquela foto do densímetro da Stanley existem valores de 1.100 até 1.300. Esses valores são da massa específica (densidade) do líquido da bateria.

Quando a bateria está com a carga ok, o fluido está saturado de eletrólitos e isso aumenta a densidade da água - lembra do papo de que é mais difícil mergulhar no Mar Morto por causa da maior concentração de sal, que afeta a densidade da água? Aqui a ideia é a mesma - e a massa específica, que corresponde a uma carga aceitável, segundo o densímetro, seria de 1.210.

Certo. Tudo o que se precisa fazer é colocar ali uma bolinha cuja massa específica seja igual ou o mais próximo possível de 1.210. Assim, toda vez que a densidade da água da bateria for maior que 1.210 (bateria em boa condição de operação), a bolinha vai flutuar e encostar no prisma, que vai refletir a luz verde. Quando a densidade do fluido for menor que 1.210 (bateria descarregada), a bolinha afunda e você verá a cor preta.

Está resolvido o mistério da luzinha verde da bateria!

Obrigado pela leitura e até o próximo Dia de Garagem!