segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Como remover mancha de infiltração de garagem

Nada mais desagradável do que estacionar seu carro em um condomínio e no dia seguinte encontrar ele com manchas escorridas sobre a pintura!
Calma. Muita calma nessa hora. Não esfregue nada na pintura antes de ler todo esse artigo.

De onde vem essa mancha? Essa mancha é causada pela deposição e cristalização de partículas do cimento, rico em cal e outros óxidos alcalinos, tendo um pH muito elevado (em torno de 12,5) e muito material particulado, que criam uma forte adesão na superfície. Esfregar qualquer coisa sem tomar alguns cuidados pode arruinar a pintura!

Ferramentas necessárias:
Pano de microfibra, flanela ou chumaços de algodão: com eles você vai fazer a aplicação da solução de limpeza. Não use nada abrasivo.
Detergente limpa chassis ácido, Detergente de limpeza pós obra ou suco de limão: utilize soluções suficientemente concentradas (diluição entre 1:10 e 1:20), ou suco de limão puro.
Balde com água: periodicamente jogue água na lataria para remover respingos da solução.
Luvas e óculos de proteção: essenciais.

Primeiramente, lave a superfície a ser trabalhada com um shampoo automotivo neutro (ou um limpador a seco) em uma área protegida do sol, para remover as sujeiras do dia a dia. É imprescindível que a lataria esteja limpa e fria antes de começar a remoção da mancha.
Em seguida, aplique a solução ácida com auxílio de uma flanela ou pano de microfibra, esfregando a mancha suavemente. Com o suco de limão, a remoção pode ser um pouco mais demorada.

Caso a mancha comece a efervescer, trabalhe um pouco mais rapidamente sobre ela e faça enxágues periódicos. Tenha junto com você uma boa quantidade de água.

Durante a aplicação, vire o pano constantemente, sempre mantendo uma face limpa, pois com o tempo começa a acumular pequenos cristais no pano, que fatalmente riscam a superfície.

Dica: utilize movimentos pequenos, em todas as direções, para potencializar a remoção da mancha.

Depois de remover a mancha lave bem a superfície.


Troubleshooting:

Se restarem pequenos pontos, menores que 1mm, utilize uma Clay Bar para a remoção completa. Mas não esfregue a Clay bar com força contra a superfície!

Se surgirem riscos sobre a pintura, utilize um composto polidor com aplicação manual em movimentos retos e não se esqueça de proteger a pintura com algum tipo de cera!