sábado, 7 de novembro de 2015

Módulo de Vidro Tury LVX10 I - Jimny

Quem nunca teve problemas e dúvidas ao instalar um equipamento no carro? A falta de informação detalhada sobre essas instalações torna tudo mais difícil, por isso abordarei nesse artigo a instalação do módulo de subida dos vidros em um Suzuki Jimny. Vendo o manual de instalação de outros módulos de levantamento dos vidros da marca percebi que a maioria deles tem instalação básica semelhante: um fio 12V, um sinal do alarme, um do sinal de seta e um do interruptor.

A instalação é bastante simples, mesmo, mas esbarra em alguns inconvenientes. Quanto a fiação, existem duas partes bem definidas: a parte "plug and play", que você faz a adição do chicote Tury na instalação original, apenas encaixando os conectores: mais simples impossível.
A segunda parte do chicote, são os 4 fios "soltos": um vermelho, um verde com preto, um amarelo e preto e um branco e preto.

O manual de instalação que veio com o módulo mostra corretamente a "pinagem" e conexões que devem ser feitas. É bastante encorajador para um leigo saber o que precisa ser feito. Assim, mais pessoas podem instalar os módulos por conta própria, sem depender do custoso serviço de instalação.

Digo isso porque o serviço oferecido na Concessionária como "Acessório Original" custava R$ 450,00; na loja de instalação de som automotivo saía por R$ 350,00 e por conta própria, o módulo foi comprado por R$ 120,00 e gastei mais R$ 15,00 com fios, fitas de nylon e fita isolante. Nos dois casos de instalação profissional, são valores que eu não despenderia e muito provavelmente andaria com o carro sem essa funcionalidade.

O mais importante: NÃO CORTE NENHUM FIO DO CARRO!!! Se em algum dos passos da instalação for requisitado o corte da fiação original, faça por sua conta e risco, mas antes de cortar o fio verifique a possibilidade da desmontagem de conectores e removê-los sem mutilar a fiação.

Reconhecendo o terreno:

Lendo o diagrama de instalação que acompanha o produto, podemos facilmente identificar os fios:


No caso do módulo para instalação no Suzuki Jimny (LVX10 I), os fios são apresentados da seguinte forma:

ALIMENTAÇÃO 12V: deve ser ligado diretamente na bateria. É através dele que o módulo vai puxar energia para a subida dos vidros quando o alarme for ativado. Não conecte este fio no pós chave, ou o módulo não vai funcionar com a ignição desligada. No manual de instalação diz que não é necessário ligar esse fio em alguns modelos de veículo. No Jimny ele deve ser ligado. Em outros modelos é preciso testar.

PULSO DE TRAVA. Essa conexão é essencial. Através dela o LVX saberá se o alarme foi ativado. Use a saída negativa auxiliar do módulo do alarme. Ele não funciona se ligar no pulso da trava elétrica.

PULSO DE SETA. Essa ligação é opcional e ativa o "função safety" que libera a subida apenas mediante sinal de seta junto com o pulso de trava. Caso você não faça essa ligação, você deverá remover o "Jumper 1": note que sem essa ligação, ao acionar o travamento central das portas os vidros irão subir.
PULSO DE DESTRAVA. Essa ligação serve para liberar a abertura dos vidros por 1 min quando o alarme é destravado se ela for ligada no pulso de destrava, ou por 1 min quando a porta for aberta se ela for ligada no interruptor de porta.

Para fazer a correta ligação de todos esses fios, você deverá passar um cabeamento pelo condutor flexível da porta (no popular: traquéia da porta). Para facilitar a passagem pelo flexível, desconecte a extremidade que fica na porta, encolha a sanfona e utilize um "passa fio" fino. Para esse trabalho, eu utilizo um fio de Nylon para aparador de grama, que pode ser comprado por metro em lojas de ferramentas, jardinagem ou construção.

Respeite a espessura dos fios para fazer as emendas e prolongamentos. Para os fios de sinal, um cabinho AWG20 ou 22 é suficiente, mas para o fio de energia, utilize pelo menos um fio de 1,5mm.

Instalação:

Infelizmente durante a instalação do meu módulo não fiz um registro fotográfico, mas tento descrever o procedimento de modo que você possa compreendê-lo enquanto você instala.

Para encontrar os fios de sinal com maior facilidade, ligue a fiação do LVX na fiação do alarme. Para isso, utilize o manual de instalação do alarme e identifique a "pinagem" dele. No caso do "Acessório Original" instalado na concessionária, trata-se de um módulo FKS. Se essa informação do cabeamento não estiver disponível, você vai precisar de um pouco de paciência para identificá-los (leia a postagem sobre identificação de fios caso não tenha idéia de como fazer). Use um multímetro ou um testador de circuito, para identificar a fiação corretamente. Não descrevi a cor do fio, pois se no seu caso for diferente do meu, provavelmente não vai funcionar.

Depois de identificados os fios, faça uma conexão provisória entre o LVX e o alarme, deixando o fio de 12V para quando o módulo estiver conectado. Lembre-se durante a montagem mantenha a chave fora do contato. (Em alguns veículos o pós chave permanece ligado enquanto a chave estiver no contato).

Remova com cuidado o conector elétrico da botoeira do vidro elétrico (atente-se para a lingueta que trava o conector) e faça a conexão do chicote que acompanha o módulo.
Faça a conexão do chicote ao módulo. (No LVX10 deve-se ligar o conector de 16 pinos e o conector de energia de 2 pinos)
Com toda a fiação conectada, ligue o fio de 12V (poderá ouvir barulhos de relê do módulo)

Antes de remontar o acabamento da porta:
*Ligue o contato sem dar partida e faça o teste de abertura e fechamento dos vidros através dos botões para garantir que todos estão funcionando.
*Deixe os vidros abertos e desligue o contato. Feche as portas e acione o alarme, para testar o levantamento automático.
IMPORTANTE: Deixe o interruptor de bloqueio de subida de vidros liberado.

Se ao travar o alarme os vidros não subirem:
*Verifique as conexões feitas, identifique possíveis maus contatos.
*Verifique se o fio do sinal da seta é o correto. Se ele não for utilizado na instalação, verifique a configuração do jumper.
*Verifique se o pulso de trava escolhido está certo: o funcionamento correto do módulo só ocorreu quando utilizei a saída auxiliar do alarme para ligar o pulso de trava
*Verifique o fio de 12V: se não estiver conectado na bateria, repita o teste com ele conectado. Se estiver conectado, verifique se está ligado no pós chave.

Montando tudo:

Cubra o chicote com fita de espuma, para proteger os fios e evitar barulhos deles batendo no acabamento ou na lataria. A própria Tury recomenda no manual que esse procedimento seja feito. Você poderá encontrar essa fita em lojas de construção (mais caro), ou em lojas de auto peças.

Faça conexões firmes entre os fios, se possível faça uma solda nas emendas e cubra com fita isolante. (faça somente depois de ter testado toda a ligação e assegurar que tudo funciona bem). No artigo que descrevo como identificar a fiação do carro, também mostro como fazer uma emenda de boa qualidade.

Prenda os fios adicionais com "prende gato" (fita hellerman, abraçadeira de nylon, etc...) e siga o caminho percorrido pela fiação original, assim você minimiza as chances dos fios enroscarem em algo.

Utilize uma fita dupla face de fixação forte para prender o módulo LVX em alguma superfície. Pelo comprimento dos fios, a montagem deve ser feita na porta. Cuidado para não posicioná-lo no caminho de descida do vidro ou em um lugar tão estreito que esmague a fiação. Não se esqueça de limpar as superfícies com álcool isopropílico, para garantir que a adesão da cola seja máxima.

Espero que as informações aqui contidas esclareçam as suas dúvidas durante a instalação. Um ótimo trabalho e até o próximo Dia de Garagem!