sábado, 26 de dezembro de 2015

Como lubrificar os pinos da pinça de freio.

No artigo sobre a troca das pastilhas, fiz uma importante ressalva sobre os pinos do caliper flutuante, que têm o péssimo hábito de perder a lubrificação e por vezes, travam.

Nesse artigo mostro como lubrificar os pinos. Um passo que demora apenas alguns minutos e deixarão seus freios em ótima forma. O pior é que poucos mecânicos fazem no momento da troca das pastilhas.

Identificar pinos travados ou mal lubrificados sem desmontar as pinças é um tanto complicado: um dos sintomas que podemos perceber sem precisar desmontar a pinça é a "folga" que há no pedal do freio. Uma forte evidência desse problema é quando as pastilhas são novas e elas produzem um forte chiado, como se estivessem na hora de trocar.
Também podemos desconfiar, quando tocamos levemente o pedal. Alguma resposta dos freios é esperada, mas se precisamos pisar firme no pedal para que se tenha a primeira resposta do freio, é hora de verificar o estado desses pinos. Mas isso não é o sintoma definitivo. O melhor mesmo é ir até eles.

Quando for trocar as pastilhas, observe o padrão do desgaste. Pastilhas com desgaste desnivelado é o indício mais claro de que o pino está com a lubrificação deficiente.

Ferramentas necessárias:
Macaco
Cavalete
Chave de rodas
Chave combinada/soquete
Graxa para rolamento ou Graxa para homocinética.
Escova de aço
Estopa
Arame (+/- 30cm)

Procedimento

Basicamente comece com o procedimento da troca de pastilha: quebre o torque dos parafusos das rodas, eleve o veículo, apoie sobre os cavaletes, retire as rodas. 
Quando chegar na pinça, remova os dois parafusos que prendem a pinça no cavalete do freio. Utilize o arame para suspender a pinça, evitando que esta fique pendurada pelo flexível.
 
Pinça removida e devidamente pendurada. Caso tenha dúvidas de como remover a pinça, dê uma olhada no artigo sobre troca de pastilhas.

Remova as pastilhas, por precaução. Se elas caírem no chão, há chance de trincar e o prejuízo vai ser grande...

Verifique as coifas e retire o pino flutuante: é nesse pino que a pinça é presa. Limpe a coifa antes de remover  o pino para evitar que caia areia para dentro.

Verifique o estado das coifas. Caso haja alguma rasgada, será necessária a substituição da coifa e do pino e uma limpeza mais profunda no alojamento do pino. Caso prefira, utilize uma escova cilíndrica para remover a graxa ressecada dentro do alojamento. Cuidado com estopa e papel, pois pode partir um fragmento grande e ficar dentro do alojamento

O pino depois de limpo e a presença de marcas de atrito. Isso indica que já estava mais que na hora de uma lubrificação dos pinos flutuantes do freio.

Remova toda a graxa velha existente na superfície do pino, com a estopa e limpe todos os resíduos com a escova de aço.
Para a lubrificação, utilizei essa graxa para rolamentos, a base de sabão de lítio e capaz de suportar 150°C.

O pino possui partes planas na superfície: aplique uma camada generosa de graxa nessas partes e uma camada um pouco mais fina nas outras partes. Não esqueça de aplicar graxa na ponta também.

Aplique uma camada de graxa sobre toda a parte do pino que fica para dentro da coifa e coloque o pino no alojamento com cuidado para não raspar toda a graxa para fora. Prenda a coifa no pino e limpe o excesso de graxa. Gire o pino para uniformizar a graxa dentro do alojamento.

Pela curiosidade: esse pino é colocado na parte de baixo da pinça de um Corolla 98. Porque ele tem esse anel plástico ainda é um mistério para mim.

Faça isso em todos os pinos.

O processo de remontagem, é bastante simples: depois de recolocados os pinos, certifique-se que as coifas estão em posição, reposicione as pastilhas, a pinça e parafuse-a no lugar. Não se esqueça de sempre verificar o torque dado nos parafusos.

Recoloque o pneu, prenda os parafusos, abaixe  o carro e aplique o torque necessário nos parafusos das rodas.

Com essa dica, espero que você tenha informação o suficiente para realizar essa lubrificação sem problemas. Caso não tenha as ferramentas ou habilidades para realizar o reparo, peça para um mecânico fazer. O importante é que esse mecanismo funcione corretamente. Um ótimo trabalho e até o próximo Dia de Garagem.