domingo, 15 de novembro de 2015

Foam gun na Kaercher HD 585

You can read this article in English.

O uso da técnica de lavagem com Snow Foam tem crescido entre os entusiastas automotivos e não é por menos, a técnica torna bastante agradável e segura a lavagem do carro. Em termos de lavagem, muitas pessoas utilizam, recomendam e alguns veneram a lavadora Kärcher HD 585, que devido a qualidade e produtividade da máquina, o alto investimento se torna algo muito rentável.

A Kärcher HD 585 é uma máquina com pressão relativamente baixa em relação à outras marcas do mercado, 1600 psi/110 bar na versão 220V e 1550 psi/106 bar na versão 110V.

Essa "baixa pressão" em relação a outras máquinas, impede que a HD 585 trabalhe adequadamente com a Foam Gun, pois a alta pressão de entrada do acessório ativa o sistema de proteção da máquina, fazendo com que ela fique "oscilando" durante o funcionamento. Forçar a máquina, não é uma opção e desistir da técnica não é o que queremos, ainda mais depois de gastar um bom dinheiro com a máquina e o acessório. A solução, encontrei em fóruns de detailing automotivo aqui do Brasil e do exterior: aumentar o diâmetro do furo do bocal.

Sobre a Foam Gun: 

Em alguns fóruns, há distinção entre Foam Gun, aquela que se conecta diretamente à mangueira de jardim e Foam Cannon ou Foam Lancer aquela que se conecta nas lavadora de alta pressão. Para escrever o artigo, escolhi a forma mais difundida (Foam Gun) para me referir ao acessório.

Basicamente existem diversas marcas e modelos do acessório no mercado brasileiro e o que mais me agradou foi o modelo oferecido pela própria Kaercher, com encaixe específico para a série HD. Uma segunda opção é oferecida pela Kers e a terceira opção é comprar pelo Ebay/Ali Express (particularmente não vejo diferença entre o produto vendido pelos sites internacionais e pela Kers, além de ofertas de preço muito menores).


A Foam gun da Kaercher é de fabricação da italiana MTM Hydro, a mesma empresa que produz as Foam Cannon da Chemical Guys. Nas especificações de fábrica, é necessário 2320 psi para trabalhar adequadamente (http://www.mtmhydro.it/it/prodotti/lancia-schiuma-professionale). Portanto não devemos esperar uma espuma tão densa assim a partir da HD585.

Uma modificação consciente:

O princípio de funcionamento da Foam gun é basicamente o princípio de tubo de venturi/placa de orifício, onde um estrangulamento na tubulação gera aumento de velocidade do fluido, com redução de pressão à jusante do estrangulamento (formação de vácuo logo após o estrangulamento). Essa diferença de pressão puxa o sabão do reservatório para o fluxo de água.

Com essa observação sobre o princípio de funcionamento da Foam Gun, pude realizar o cálculo do diâmetro máximo do orifício, cuja equação utilizada pode ser verificada na wikipédia.

De posse de todas essas informações e equações, sabendo que o diâmetro original é 1,25mm e a pressão de trabalho é 2320 psi e vazão de 500L/h, o diâmetro máximo que podemos utilizar para 1600psi com vácuo para puxar o sabão do reservatório é: 1,5mm. (1/16 pol)
Observe que aumentar o diâmetro do bocal, diminui a pressão do vácuo que puxa sabão do reservatório!

IMPORTANTE: A modificação das características originais dos acessórios ou equipamentos, invalidam a garantia dos  produtos. Faça com consciência e por conta e risco próprios, respeitando as medidas que foram mencionadas.

O procedimento:

Ferramentas utilizadas na desmontagem: Chave universal, chave Allen 4mm, chave Allen 6mm, chave de fenda.

A vítima: Foam gun Kaercher-MTM.

Primeiro passo: retire a manopla do ajuste de sabão para facilitar o acesso da chave universal ao hexagonal do corpo do canhão de espuma.

Detalhe da válvula...

Segundo passo: com ajuda da chave universal, segure o corpo do canhão de espuma e com a Chave Allen de 6mm remova o adaptador M22 (Kärcher). Como o adaptador está travado com trava rosca, um pouco de força será necessário. Utilize a chave universal para fazer esforço na direção contrária.

Detalhe do corpo do canhão de espuma: dentro do orifício que estava o adaptador, está o bocal que faremos o novo furo.

Para remover o bocal, utilize uma chave de fenda.

Com uma broca de aço rápido de 1,5mm (1/16pol) faça o alargamento do furo original. Utilize uma furadeira comum, em velocidade baixa, mantendo o furo o mais centralizado possível.

A Montagem segue a ordem inversa da desmontagem: primeiro o bocal, depois o adaptador M22, depois a manopla. Não se esqueça de apertar firmemente o bocal e o adaptador.

Depois de montado e o reservatório personalizado, finalmente tudo está pronto para o teste.

Diluição do sabão:

Para essa nova configuração, o volume de solução puxada do reservatório será MENOR. Portanto, devemos trabalhar com concentrações maiores de sabão e menores volumes de solução mas no fim das contas, você vai usar a mesma quantidade de sabão.

Exemplificando:
Se na configuração original utiliza-se 1L de solução com concentração 1:100 de sabão para lavar um carro, ou seja, 10ml de sabão em 1L de água, na nova configuração, você deve utilizar 500ml de solução com concentração 1:50 ou seja, 10ml de sabão em 500ml de água.

Também é necessário levar em consideração o tipo de sabão que você utiliza. Nas fotos abaixo, faço a comparação de resultado utilizando o detergente Perol GOLF, cuja finalidade não é a utilização em Foam Gun em comparação com o Honey Dew da Chemical Guys, que é indicado para a técnica.(Ambos os shampoos foram diluídos na mesma proporção 20ml em 500ml)

Shampoo Perol GOLF na Foam gun: utilizar um sabão que não seja próprio para a técnica dá a sensação de que não funciona. Mas isso não significa que o sabão não esteja sendo espalhado!

No entanto, com a utilização do Honeydew, o resultado é bastante animador e satisfatório, a espuma é bem mais densa e de ótima qualidade.

Um ótimo trabalho a todos, divirtam-se com a técnica e até o próximo Dia de Garagem!