Trocar lâmpadas do carro é uma tarefa bastante simples. Mesmo assim, alguns profissionais cobram valores altíssimos para realizá-la, que em alguns casos chega a custar 15x mais que a lâmpada. A JOCAR chegou a pedir R$31,50 para trocar cada lâmpada que custava R$2,50. Simplesmente absurdo.
Pior que andar com lâmpadas queimadas dá multa!
Art. 230 - Conduzir o veículo:
XXII: com defeito no sistema de iluminação, de sinalização ou com lâmpadas queimadas.
Infração: Média
Penalidade: Multa
Pior que andar com lâmpadas queimadas dá multa!
Art. 230 - Conduzir o veículo:
XXII: com defeito no sistema de iluminação, de sinalização ou com lâmpadas queimadas.
Infração: Média
Penalidade: Multa
Já parou para pensar: um carro possui pelo menos 13 lâmpadas, sem contar as do painel.
Para clientes de uma certa companhia de seguros, a lâmpada e a troca são gratuitas e só precisa levar o veículo segurado até o Centro Automotivo deles, o que é uma verdadeira maravilha.
Para clientes de uma certa companhia de seguros, a lâmpada e a troca são gratuitas e só precisa levar o veículo segurado até o Centro Automotivo deles, o que é uma verdadeira maravilha.
Mas, como trocar as lâmpadas é algo que você pode fazer em casa, por que eu não faria um tutorial sobre isso, já que esse blog é todo voltado para aqueles que gostam da arte de se virar para fazer as coisas por conta? Então, vamos falar tudo sobre as lâmpadas e como trocá-las.
Conteúdo:
1. Conhecendo as lâmpadas
2. Qual lâmpada comprar?
3. Testando as lâmpadas
4. Trocando as lâmpadas
5. Curiosidades
Conteúdo:
1. Conhecendo as lâmpadas
2. Qual lâmpada comprar?
3. Testando as lâmpadas
4. Trocando as lâmpadas
5. Curiosidades
1. Conhecendo as lâmpadas:
Para se virar bem, nada mais justo do que saber como comprar e identificar as lâmpadas. Para saber quais lâmpadas seu carro precisa, dê uma checada no manual de instruções. Se não encontrar nada por lá, você pode desmontar a lâmpada do farol, mas em geral a loja sabe qual lâmpada seu carro utiliza.
Para quem projeta, normatização é um pesadelo a ser seguido. Cada detalhe conta. Mas é uma verdadeira maravilha para quem vai mexer: conectores certos para cada encaixe e encaixes sem erro, sem segredos. Só há um inconveniente: na hora de comprar a maldita da lâmpada, já que existem diversos tipos de bases diferentes.
2. Qual lâmpada comprar?
Existem diversos modelos diferentes de lâmpadas no mercado. Para saber qual lâmpada seu carro utiliza, você pode tentar procurar informações na internet, perguntar em uma loja, mas para ter certeza mesmo, vá até o carro ver.
Só para os faróis as lâmpadas mais comuns são H1, H7 e H4 (da esquerda para a direita) cada uma com uma característica peculiar: A lâmpada H1 possui apenas um terminal elétrico na base, a H7 possui 2 e a H4 possui 3 terminais.
A forma mais indicada de descobrir o modelo da lâmpada: pela leitura das informações que contém na base metálica.
A forma mais indicada de descobrir o modelo da lâmpada: pela leitura das informações que contém na base metálica.
Em Faróis de milha, é comum a utilização de lâmpadas H9, H11 ou HB4, que possuem base plástica com anel de vedação.
Lâmpadas com base de vidro (W21/5W, W5W etc..): da esquerda para direita: 2 polos 21/5W, 15W 1 polo, 5W e 1,2W. Popularmente são chamadas de lâmpadas "Pingo"
Lâmpadas com base de metal (P21W, PY21W, etc...): da esquerda para a direita: 2 polos (note os pinos guia desalinhados), 1 polo e 1 polo para seta.
Essas denominações, dizem respeito não só ao tipo de soquete, mas à todas as características de funcionamento da lâmpada (diâmetro do bulbo, altura total da lâmpada, potência, etc...). A nomenclatura do soquete é uma série de letras e números.
Detalhe interno de uma lâmpada H4 (filamento do farol queimado). O Filamento intacto é do farol alto.
Em lâmpadas que possuem dois polos, como a H4, W21/5W, PZ21/5W, o valor da potência da lâmpada vem no formato 60/55W ou 21/5W. Ou seja, um filamento tem potência de 60W enquanto o outro tem 55W, na lâmpada H4 60/55, ou 21W e 5W na PZ21/5W.
Em lâmpadas que possuem dois polos, como a H4, W21/5W, PZ21/5W, o valor da potência da lâmpada vem no formato 60/55W ou 21/5W. Ou seja, um filamento tem potência de 60W enquanto o outro tem 55W, na lâmpada H4 60/55, ou 21W e 5W na PZ21/5W.
Soquete das lâmpadas com base metálica 1 polo: observe os pinos guia, diametralmente oposto na lâmpada à esquerda e deslocados na lâmpada à direita. Dessa forma você não consegue instalar a lâmpada de seta no freio e vice e versa.
Diferença de base entre os contatos na lâmpada 1 polo (à esquerda) e 2 polos (à direita). Diferença no encaixe: na lâmpada dois polos os pinos são desalinhados: um mais perto do bulbo e outro mais perto do contato.
Encaixe das Lâmpadas "H", H1 à esquerda e H4 à direita. A lâmpada fica corretamente posicionada no farol, devido a esses cortes e linguetas, que têm uma posição estabelecida no farol.
Diferença de base entre os contatos na lâmpada 1 polo (à esquerda) e 2 polos (à direita). Diferença no encaixe: na lâmpada dois polos os pinos são desalinhados: um mais perto do bulbo e outro mais perto do contato.
3. Testando as lâmpadas:
Verificar as lâmpadas periodicamente é uma boa prática. Alguns carros possuem sistema que te avisa caso haja alguma lâmpada queimada, mas, se não for seu caso, peça ajuda a um amigo para te ajudar a verificar as lâmpadas, principalmente as traseiras.
Basicamente o que você precisa é acender as lâmpadas e verificar o funcionamento. Só tome o cuidado de deixar o carro ligado no "pós chave" (aquela posição em que o motor está desligado, mas todos os acessórios elétricos funcionam), pois algumas lâmpadas não funcionam com o carro totalmente desligado (como os faróis de milha e luz de ré).
*Para acionar a luz de ré, basta engatar a marcha a ré.
*Para testar a seta, ligue o pisca alerta. (Quando se aciona a seta e o relê liga e desliga mais rapidamente que o normal, é também um indício de que há lâmpada queimada).
*Alguns Break Light possuem várias lâmpadas. Peça para seu amigo dizer quais delas estão queimadas ou tire uma foto com o celular.
Um break light BEM chato de trocar: Montana. São nada menos que 10 lâmpadas (pinguinho 1,2W) em um local entre o Santo Antônio e o rack do teto. Além do mais, as lâmpadas são muito pequenas e muito ruim de colocá-las. Não bastasse essa posição horrível do Break Light, o acesso às lâmpadas das lanternas traseiras, requer a remoção do protetor de caçamba... Muito bem pensado... Chevrolet...
Verificar as lâmpadas periodicamente é uma boa prática. Alguns carros possuem sistema que te avisa caso haja alguma lâmpada queimada, mas, se não for seu caso, peça ajuda a um amigo para te ajudar a verificar as lâmpadas, principalmente as traseiras.
Basicamente o que você precisa é acender as lâmpadas e verificar o funcionamento. Só tome o cuidado de deixar o carro ligado no "pós chave" (aquela posição em que o motor está desligado, mas todos os acessórios elétricos funcionam), pois algumas lâmpadas não funcionam com o carro totalmente desligado (como os faróis de milha e luz de ré).
*Para acionar a luz de ré, basta engatar a marcha a ré.
*Para testar a seta, ligue o pisca alerta. (Quando se aciona a seta e o relê liga e desliga mais rapidamente que o normal, é também um indício de que há lâmpada queimada).
*Alguns Break Light possuem várias lâmpadas. Peça para seu amigo dizer quais delas estão queimadas ou tire uma foto com o celular.
Um break light BEM chato de trocar: Montana. São nada menos que 10 lâmpadas (pinguinho 1,2W) em um local entre o Santo Antônio e o rack do teto. Além do mais, as lâmpadas são muito pequenas e muito ruim de colocá-las. Não bastasse essa posição horrível do Break Light, o acesso às lâmpadas das lanternas traseiras, requer a remoção do protetor de caçamba... Muito bem pensado... Chevrolet...
4. Trocando as lâmpadas:
Infelizmente não existe uma receita universal para te ensinar a acessar as lâmpadas. "Cada carro é um caso", então, para todos os procedimentos, você deve procurar no manual do proprietário qual a forma correta de acessar as lâmpadas no seu carro. A partir daí as coisas são muito mais simples.
Vou fazer um apanhado geral, de acordo com o que eu tenho de exemplo, e que são as formas mais comuns de prender a lanterna na carcaça.
Alguns manuais e tutoriais recomendam desligar a bateria antes de realizar o procedimento de troca de lâmpadas. Em geral eu apenas me certifico que o circuito não está ligado. Para saber mais sobre como desligar a bateria corretamente veja o tópico "Desligando a bateria" deste artigo.
Traseira: quando não há tampa de acesso dentro do porta-malas é necessário remover a lanterna, que pode estar presa por parafusos sextavados (de 8 a 10mm) e requer uma chave tipo canhão ou soquete, por parafusos tipo Torx (tamanho entre 10 e 25), por parafusos tipo philips (PH1 ou PH2) ou por porcas plásticas (que podem ser removidas sem ferramentas).
Infelizmente não existe uma receita universal para te ensinar a acessar as lâmpadas. "Cada carro é um caso", então, para todos os procedimentos, você deve procurar no manual do proprietário qual a forma correta de acessar as lâmpadas no seu carro. A partir daí as coisas são muito mais simples.
Vou fazer um apanhado geral, de acordo com o que eu tenho de exemplo, e que são as formas mais comuns de prender a lanterna na carcaça.
Alguns manuais e tutoriais recomendam desligar a bateria antes de realizar o procedimento de troca de lâmpadas. Em geral eu apenas me certifico que o circuito não está ligado. Para saber mais sobre como desligar a bateria corretamente veja o tópico "Desligando a bateria" deste artigo.
Traseira: quando não há tampa de acesso dentro do porta-malas é necessário remover a lanterna, que pode estar presa por parafusos sextavados (de 8 a 10mm) e requer uma chave tipo canhão ou soquete, por parafusos tipo Torx (tamanho entre 10 e 25), por parafusos tipo philips (PH1 ou PH2) ou por porcas plásticas (que podem ser removidas sem ferramentas).
Parafuso que prende a carcaça da lanterna traseira: é necessário remover o parafuso preto (e existe mais um parafuso desses mais abaixo, que não está na foto). Isso libera a capa da lanterna e expõe o circuito.
Lâmpadas: Freio e luz de posição (soquete marrom, bipolo) e seta soquete branco (pois é, a lâmpada é transparente, pois a lente da seta tem uma cápsula alaranjada).
Quando há tampa de acesso, as lâmpadas ficam presas à carcaça do farol por meio de cachimbo individual (soquete), que geralmente é removido girando 1/4 de volta no sentido anti-horário ou ficam presas em uma "placa" fixada na carcaça do farol por meio de lingueta.
Retirando e colocando lâmpadas com base de vidro: para retirar a lâmpada, segure o soquete com uma mão e a lâmpada com a outra e separe. Para colocar a lâmpada nova, basta empurrar toda a base da lâmpada para dentro do soquete.
Retirando e colocando lâmpadas com base metálica: para removê-la, pressione levemente a lâmpada contra o soquete, gire no sentido anti horário e retire a lâmpada. Para colocar a nova, observe a posição dos pinos guia, encaixe a lâmpada, pressione levemente contra o soquete e gire-a no sentido horário (+/- 1/8 de volta).
Há outros casos como o VW Fox, que para acessar as lâmpadas, remove-se a cobertura por dentro do porta malas onde há um parafuso alinhador da lanterna que precisa ser removido. Em seguida, solte os parafusos que ficam na guarnição do porta malas (solte esses parafusos depois, ou a lanterna pode cair enquanto você remove o parafuso alinhador). Dessa forma a lanterna sai completa e as lâmpadas estão fixadas em uma placa de plástico com o circuito elétrico. (Atenção com a borracha de vedação. coloque-a cuidadosamente no lugar).
Dianteira: em geral, faróis dianteiros possuem uma tampa de acesso, sob o capô, dentro do cofre do motor. A lâmpada da luz de posição (pingo) é presa por suporte tipo cachimbo, que é removido girando o suporte ou simplesmente puxando ele (verifique no manual). Alguns casos, como o Honda Fit, é necessário remover o acabamento de plástico do para lamas para ter acesso às lâmpadas e para abrir espaço você deverá esterçar o volante para o lado oposto do lado que vai trocar a lâmpada.
O farol pode ter algumas dessas configurações:
*Parabólico simples: uma parábola (refletor) para o farol e farol alto (lâmpada H4)
*Bi parabólico: uma parábola para o farol e uma para o farol alto (2 lâmpadas)
*Projetor: uma lente projetora para o farol e uma parábola para o farol alto (2 lâmpadas)
Em todas elas, a lâmpada tem um conector elétrico simples e uma presilha que segura a lâmpada no lugar. A dica mais importante é: retire o conector elétrico antes de soltar a mola, para retirar a lâmpada e quando instalar a lâmpada nova, trave a presilha e verifique se a lâmpada não ficou mal encaixada antes de conectar o terminal elétrico.
Encaixe elétrico de lâmpada tipo H4 (Bipolo): Primeiro passo, remova o encaixe. (Semelhante para todos os outros modelos de lâmpada, mudando apenas o tipo de vedação. No caso de lâmpadas H1, H3, H7, elas ficam protegidas por uma tampa plástica, que deve ser removida para ter acesso ao conector.
Break Light: mais uma vez, verifique no manual qual a forma correta de trocar as lâmpadas do break light. Talvez seja necessário retirar uma capa de proteção, ou a própria lente, ou simplesmente retirar o cachimbo que prende a lâmpada na carcaça.
Remova a vedação. Vedação típica de lâmpada H4.
Observe o arame que prende a lâmpada no espaço. Esse arame funciona como uma mola e para soltá-lo basta pressionar a extremidade da presilha e empurrar ligeiramente para contra o farol e deslocar para o lado. Uma vez liberado, a lâmpada pode ser removida.Break Light: mais uma vez, verifique no manual qual a forma correta de trocar as lâmpadas do break light. Talvez seja necessário retirar uma capa de proteção, ou a própria lente, ou simplesmente retirar o cachimbo que prende a lâmpada na carcaça.
Break Light com acesso interno: o acesso é feito por dentro do porta malas, logo abaixo da carcaça.
Lâmpada com base metálica de 1 polo. Para removê-la, pressione levemente a lâmpada contra o soquete e gire no sentido anti horário.
Luz interna: pode ser necessário apenas remover a capa (lente) do suporte da lâmpada, com auxílio de uma pequena espátula plástica (que pode ser um cartão de crédito velho) para liberar as linguetas de pressão. Certifique-se que o interruptor esteja na posição OFF (desligado).
5. Curiosidades:
Porque não se deve encostar no vidro da lâmpada do farol?
Você nunca deve tocar no bulbo (a parte de vidro), por um motivo muito simples: a lâmpada do farol esquenta muito mais do que as outras lâmpadas e aquele vidro é propositalmente fabricado com quartzo, ou seja, vidro de sílica com altíssimo grau de pureza e qualidade ótica superior, para suportar a temperatura produzida pelo filamento. O problema é que quando se encosta no bulbo, inevitavelmente fica impregnado o óleo da pele na superfície, que gera diferença na dilatação e transferência de calor do vidro, que é suficiente para criar uma micro trinca na superfície (micro mesmo), que permite a troca de uma quantidade muito pequena de gases mas suficiente para expelir o gás halogênio de dentro da lâmpada e entrar oxigênio.
Caso você encoste na lâmpada: não é o fim do mundo, mas você vai precisar ir atrás de Álcool Isopropílico para uso em eletrônica e limpar bem a superfície e DEVE ser esse tipo de álcool. Limpe pelo menos 2x a superfície, usando dois pedaços de papel ou pano bem limpo, que não deixe fiapos (nada de papel higiênico ou estopa). Toalha de papel que utiliza na cozinha ou papel para polimento são ideais para a limpeza.
Porque lâmpadas super brancas duram menos?
Temperatura de cor não possui esse nome por acaso. Ao contrário do que algumas pessoas dizem por aí elas foram assim denominadas pois corresponde à cor emitida por um corpo negro à tal temperatura. Por exemplo, uma lâmpada com temperatura de cor de 3000K corresponde à coloração emitida pelo corpo quando aquecido a 3000K (ou 2727°C). Em outras palavras, uma lâmpada incandescente cujo filamento de tungstênio atinge 2900°C, emite luz com temperatura de 3173K. Para se ter uma idéia de comparação, o sol emite luz com temperatura de cor de 5700K
E como é possível uma lâmpada de Tungstênio, cujo ponto de fusão é 3695K pode emitir luz com temperatura de cor de 4200K? (Osram Cool Blue Intense).
Trata-se de uma série de artifícios utilizados, como o tingimento do vidro em azul para filtrar algumas faixas de cor da luz emitida, a temperatura de funcionamento do filamento mais alta em conjunto com a construção de filamento, diferentes do convencional que gera um fluxo luminoso maior o que evita que a luz seja vista azul e sim, branca.
Essa elevação da temperatura, torna o filamento mais sensível às vibrações provocadas pela rodagem em pisos irregulares. O aumento de temperatura inevitavelmente reduz a resistência mecânica do filamento e por isso, a lâmpada super branca dura menos que as tradicionais e não tem absolutamente nada a ver com questões de "vida útil programada".
Porque algumas lâmpadas ficam com a superfície escura?
Esse é um efeito muito comum nas lâmpadas automotivas não halógenas. Como a lâmpada trabalha muito aquecida e o filamento é feito de metal (tungstênio) com presença de outros metais com ponto de fusão menor na liga, e assim há desprendimento de vapor de metal dentro do bulbo da lâmpada. Esse vapor metálico adere na superfície, gerando uma camada fina metalizada na superfície da lâmpada, que diminui consideravelmente a performance luminosa, sem propriamente queimar.
Mesmo acendendo, uma lâmpada nesse estado deve ser trocada.
E porque a lâmpada do farol não fica assim? Fica, mas demora bem mais e essa sobre vida é devido a tecnologia "halógena". A lâmpada do farol recebe uma quantidade de Iodo ou Bromo que evapora, "sequestra" os vapores metálicos e devolvem para a superfície do filamento.
Posso instalar outra lâmpada, adaptando o encaixe?
NÃO. Cada farol é projetado para utilizar um único tipo de lâmpada e isso acontece porque a posição que o filamento fica dentro do farol é extremamente importante.
A adaptação de outra lâmpada, "com encaixe parecido" vai fazer o filamento ou o ponto luminoso ficar posicionado fora do foco da parábola e isso vai trazer prejuízos consideráveis na iluminação, em especial um espalhamento de luz completamente fora do que é seguro para a condução.
E porque a lâmpada do farol não fica assim? Fica, mas demora bem mais e essa sobre vida é devido a tecnologia "halógena". A lâmpada do farol recebe uma quantidade de Iodo ou Bromo que evapora, "sequestra" os vapores metálicos e devolvem para a superfície do filamento.
Posso instalar outra lâmpada, adaptando o encaixe?
NÃO. Cada farol é projetado para utilizar um único tipo de lâmpada e isso acontece porque a posição que o filamento fica dentro do farol é extremamente importante.
A adaptação de outra lâmpada, "com encaixe parecido" vai fazer o filamento ou o ponto luminoso ficar posicionado fora do foco da parábola e isso vai trazer prejuízos consideráveis na iluminação, em especial um espalhamento de luz completamente fora do que é seguro para a condução.
Esse é o conceito de física por trás do farol de um carro: C é o centro de curvatura e F é o ponto de foco, onde o filamento deve estar posicionado para produzir um pincel de luz de feixes paralelos (linhas verdes). Caso o ponto luminoso fique mais próximo da superfície reflexiva, ele vai produzir uma luz espalhada (Linhas vermelhas) que não possuem nenhuma vantagem na segurança e produzem forte ofuscamento. Se ficar mais distante da superfície reflexiva (linhas azuis), ele vai produzir um perfil de iluminação convergente, que encurta o alcance do farol e produz feixes de luz que apontam para cima, como o visto abaixo do eixo principal, que causará ofuscamento.
Esse efeito do deslocamento do ponto luminoso é muito parecido com o efeito de uma lâmpada de kit de xenon e faróis que não são projetados para tal lâmpada. O ponto luminoso produzido pela lâmpada de descarga é maior que o produzido pelo filamento e mais intenso, portanto, a luz emitida é refletida de forma completamente desordenada.
Lâmpadas de qualidade ruim:
Esse efeito do deslocamento do ponto luminoso é muito parecido com o efeito de uma lâmpada de kit de xenon e faróis que não são projetados para tal lâmpada. O ponto luminoso produzido pela lâmpada de descarga é maior que o produzido pelo filamento e mais intenso, portanto, a luz emitida é refletida de forma completamente desordenada.
Lâmpadas de qualidade ruim:
Duas lâmpadas de mesma categoria P21W: uma marca consagrada no mercado e a outra custa metade do preço. Será que têm as mesmas características?
Particularmente tenho um sério problema com produtos de baixa qualidade, mas no caso de lâmpadas, é muito difícil mensurar essa propriedade. Existem algumas coisas que podemos olhar e que ajudam, mas continua não sendo o suficiente, afinal, ninguém sai com uma régua e a norma na mão para verificar se está tudo em conformidade.
Contato: na marca tradicional (à esquerda) há melhor acabamento no isolamento (anel preto), que é um indício de qualidade.
As medições feitas nas lâmpadas, comparando-as com a norma, indicam que a lâmpada produzida pela marca consagrada no mercado, atende todas as especificações, enquanto a lâmpada mais barata tem sérios problemas com a padronização.
O filamento deslocado 5mm em relação ao ponto ideal é o mais preocupante. Isso significa uma perda considerável em emissão do fluxo luminoso pela lanterna (lembre-se do desenho da parábola acima) e, pensando na segurança, se trata da lâmpada de sinalização de freio do seu carro.
Norma disponível em https://www.unece.org/fileadmin/DAM/trans/doc/2015/wp29gre/ECE-TRANS-WP29-GRE-2015-28e.pdf "Sheet P21W/1, página 133"
Economize um dinheiro da mão de obra, economize mais ainda fugindo de multas, mas não economize na qualidade. Um ótimo trabalho com a troca das lâmpadas! Até o próximo Dia de Garagem!
Particularmente tenho um sério problema com produtos de baixa qualidade, mas no caso de lâmpadas, é muito difícil mensurar essa propriedade. Existem algumas coisas que podemos olhar e que ajudam, mas continua não sendo o suficiente, afinal, ninguém sai com uma régua e a norma na mão para verificar se está tudo em conformidade.
Contato: na marca tradicional (à esquerda) há melhor acabamento no isolamento (anel preto), que é um indício de qualidade.
Diferença considerável: à esquerda, o filamento da marca tradicional está mais centralizado e a cor avermelhada do condutor indica que é feito de cobre ou pelo menos cobreado.
O filamento da lâmpada mais barata (à direita) está fora de especificação. O padrão determina que para a lâmpada P21W o filamento deve estar a 31,8 +/- 0,3 mm da linha de referência, que é a reta tangente ao pino mais próxima do bulbo. Na marca consagrada, mais cara, o filamento está a 32mm e na outra 27mm. As medições feitas nas lâmpadas, comparando-as com a norma, indicam que a lâmpada produzida pela marca consagrada no mercado, atende todas as especificações, enquanto a lâmpada mais barata tem sérios problemas com a padronização.
O filamento deslocado 5mm em relação ao ponto ideal é o mais preocupante. Isso significa uma perda considerável em emissão do fluxo luminoso pela lanterna (lembre-se do desenho da parábola acima) e, pensando na segurança, se trata da lâmpada de sinalização de freio do seu carro.
Norma disponível em https://www.unece.org/fileadmin/DAM/trans/doc/2015/wp29gre/ECE-TRANS-WP29-GRE-2015-28e.pdf "Sheet P21W/1, página 133"
Economize um dinheiro da mão de obra, economize mais ainda fugindo de multas, mas não economize na qualidade. Um ótimo trabalho com a troca das lâmpadas! Até o próximo Dia de Garagem!