segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Vale a pena usar Engine Flush?

Engine Flush, ou limpeza de motor é um procedimento bastante simples que divide multidões. Engenheiros de muitas fabricantes garantem que não há mais necessidade de realizar esse tipo de procedimento nos veículos modernos. É de se levar em conta que óleos sintéticos possuem aditivos que evitam a formação de borras e goma dentro do motor.

Mas isso vale para motores que foram cuidados a pão de ló por seus donos extremamente cuidadosos, que levaram seu carro para excelentes mecânicos ou que possuem conhecimento técnico suficiente para realizar manutenções em casa, tomando o triplo do cuidado que um mecânico tomaria. Carros que foram abastecidos com gasolina de boa qualidade, lubrificados com óleos de primeira linha.

Portanto: limpeza do motor é um recurso que está aí, ao nosso alcance. Mas será que interfere em alguma coisa no motor do carro? Performance? Será que há necessidade?


Para tirar essa dúvida comprei uma garrafa do "Engine Flush" da Pyroil (fabricada pela Valvoline), na Autozone, apesar de haverem outras marcas de produtos similares em muitos lugares e os preços variam de 15 a 35  reais. O que me chamou a atenção nesse produto da Pyroil, foi a quantidade de produto 897ml, que promete resolver o problema de sujeira no motor em 5 minutos!
Para testar: o guerreiro Corolla 98 com seus mais de 270 mil quilômetros.
Observem que na embalagem do produto diz para tomar cuidado com motores com altas quilometragens, pois pode haver desprendimento de alguma partícula de borracha das juntas. Imagino que não seja o meu caso, pois esse motor recebeu novas juntas há não mais que 20mil km, então resolvi fazer a limpeza apesar do mecânico que trocou as juntas jurar que o motor estava muito limpo por dentro.


Não tendo como verificar o estado inicial do motor, nem do óleo, simplesmente verifiquei o óleo pela vareta. Estava aquele castanho escuro, cor típica de um óleo que rodou 8 mil km com gasolina. Seguindo as instruções, com o motor aquecido, adicionei todo o conteúdo da embalagem no motor (aproximadamente 25% do volume do cárter, o recomendado pelo fabricante). Fechei a tampa do óleo e coloquei o motor para funcionar. 5 minutos e nada mais.

Observei o motor funcionando e depois de 4 minutos, a ventoinha já havia acionado 4 vezes. Sei lá se é normal, mas a partir daí o motor começou a funcionar bem áspero, com bastante oscilação na marcha lenta. Pensei: pode ser o óleo já cheio de porcaria perdendo o poder de lubrificação, misturado com esse monte de solvente que acabei de jogar dentro do cárter. E o motor continuava oscilando e vibrando vigorosamente... Deu medo. Enfim 5 minutos: hora de drenar o cárter.


Para minha surpresa: na vareta de verificação o óleo estava visivelmente mais escuro e saiu totalmente preto pelo dreno, mas não opaco como óleo queimado quando você pula uma troca de óleo. Saiu preto "Coca Cola", era razoavelmente translúcido. Pensei: alguma coisa saiu naquela limpeza.

Troquei o filtro (obrigatório quando se faz a limpeza), adicionei 3,5L de óleo sintético 10W-30 e no teste em rua, o motor estava mais estável, sem as trepidações na marcha lenta que vinham acompanhando esse carro há um bom tempo.

O parecer final é: não há necessidade de fazer uma limpeza dessas em um motor novo, faça essa limpeza quando comprar um veículo semi novo, para dar uma geral no motor. Nunca se sabe como um carro foi cuidado e, como eu costumo desconfiar da famosa "todas revisões feitas em concessionária", acredito que seja algo que vale a pena e não vai prejudicar!