sábado, 9 de janeiro de 2016

Por dentro dos Filtros de óleo.

IMPORTANTE: Esse artigo foi produzido em Janeiro de 2016. A construção dos filtros aqui apresentados podem diferir ao longo do ano, com melhorias por conta dos fabricantes, bem como variar em relação a outros modelos das marcas citadas.

Gastar pouco é sempre bom. Mas pagar muito barato pode ser uma armadilha. A qualidade do produto pode estar muito aquém da especificação. Sempre que vejo algo muito mais barato, sempre me vem a pergunta: porque tão barato? No entanto o outro lado da moeda também é válido: será que o mais caro é mesmo o melhor? Pois é, tão ruim quanto um produto barato que não atende as necessidades, é pagar caro por algo que não é verdadeiramente bom.

A comparação fica em aberto, para que você mesmo tire suas próprias conclusões.

Seis marcas que foram mais facilmente encontradas no mercado de autopeças. Cinco delas são velhas conhecidas do público e uma delas, totalmente desconhecida.

Para investigar, pelo menos como forma de comparar os produtos, resolvi desmontar os filtros mais comuns do mercado, que foram comprados nas lojas de auto peças de grande público na cidade de São Paulo. É importante salientar que nenhuma fabricante e nenhuma loja forneceu os produtos avaliados. Todos foram comprados em lojas de autopeças, pegando o produto que estava na prateleira, sem nenhum tipo de vício.

Qualquer que seja o resultado dessa análise, meu único propósito é abastecer os leitores com informações, que os levarão a tirar suas próprias conclusões a respeito dos filtros que existem no mercado, levando-os a refletir sobre a compra e o verdadeiro sentido de "Custo-benefício". Não apresentarei nenhuma comparação direta entre os produtos, apenas a comparação com as especificações do produto encomendado pela montadora.
 
Os critérios para a compra:

Escolha do modelo: escolhi o modelo que atende as especificações do meu carro, uma Chevrolet Montana 1.4 EconoFlex. Dessa forma, selecionei o modelo compatível de diferentes marcas e saí às compras.
Todos os filtros mostrados nesse comparativo são filtros de modelos que atendem, ou deveriam atender, as especificações da Chevrolet Montana 1.4L. Não levei em consideração os modelos "Universais". Esse mesmo filtro atende uma diversa gama de veículos, alguns FIAT 1.8L que usaram motor GM e muitos modelos GM de 1.0L a 2.4L.
No entanto, existe uma linha de filtros com maior capacidade, indicada para os motores maiores ou iguais a 1.8L (Mahle OC 504 Plus, Fram PH4722, ACDelco 94632619).

Marcas: foram escolhidas diversas marcas por "recomendação" com base nas indicações de membros de fóruns automotivos diversos, tanto as marcas indicadas como boa referência quanto marcas que deixavam os consumidores incertos do produto.
Critérios de Avaliação:

Grupo de Controle: Para realizar o comparativo a partir de uma referência, fui até uma loja autorizada Chevrolet, para comprar o Filtro de Óleo Genuíno da GM, comercializado pela ACDelco, para o modelo pretendido.

Não confundir com a outra embalagem, indicada por "Peça Genuína GM" vendida pelas concessionárias, também de distribuição da ACDelco, que possui corpo maior, portanto maior capacidade de filtração, indicado para os motores a partir de 1.8L.

O que foi considerado?

Entre as medidas consideradas importantes estão a área de elemento filtrante, perfuração da armação, perfuração da base, a qualidade das borrachas de vedação, a qualidade dos materiais e da construção.

O filtro de óleo:

O filtro de óleo é produzido com um substrato de papel e/ou fibra sintética com micro porosidade que retém partículas grandes de sujeira prejudiciais ao motor do carro, entre elas, borras, poeira e limalha e é composto por:

Válvula Bypass: é um mecanismo de segurança caso o filtro fique saturado e impeça o fluxo do óleo ou caso o óleo esteja muito frio e aumente a pressão no sistema.
Essa válvula é acionada por um diafragma apoiado em uma mola, que se abre quando a pressão do óleo aumenta excessivamente. Isso significa que enquanto a válvula está aberta o óleo fluirá sujo pelo motor.

Mola guia: segura todo o conjunto no lugar. Pode ser uma placa de aço ou uma mola helicoidal.

O óleo flui da periferia, para o centro. Entra pelos orifícios da base, passa pelo elemento filtrante, armação e sai filtrado pelo orifício roscado.

Elemento filtrante: geralmente feito de papel, deve possuir grande área superficial para garantir que o fluxo de óleo não será restringido pelo filtro, resultando no aumento da pressão do óleo no motor. A diminuição do fluxo de óleo também prejudica a lubrificação do motor.

Armação do filtro: a importância da armação é dar suporte para elemento de papel não colapsar, uma vez que o óleo é injetado com pressões entre 2 e 4 atm. É importante que a armação também possua uma boa vazão, para garantir que o fluxo de óleo não seja restringido no filtro, que aumentaria ainda mais a pressão no sistema.

Base: geralmente feita de aço muito mais espesso que o restante do filtro. É através dela que ele ficará preso no suporte de filtro do motor e faz a vedação da carcaça. É extremamente importante que a vedação de todo o corpo seja completamente hermética, para que não haja vazamentos.

Anel de vedação: possui basicamente duas funções, garantir o assentamento correto do filtro e realizar a vedação. É importante que seja fabricado com uma borracha resistente a óleos, como a HNBR (Borracha Nitrílica Hidrogenada). 

Desmontagem:

Para a desmontagem do filtro, foi utilizada uma Dremel com discos de carboneto reforçado com fibra de vidro para cortar a carcaça e um estilete para cortar o filtro de papel.

Os filtros:

Filtros e suas embalagens: a Mahle oferece uma bem vinda proteção extra na embalagem do filtro.

Abaixo estão apresentados os valores de compra de cada filtro e entre parênteses a loja em que foi adquirido. É importante notar que há variações de preço do mesmo produto entre diferentes lojas.

Tecfil - PSL619 - R$ 14,90 (Autozone)
Fram - PH4701 - R$ 17,90 (Autozone)
Mann - W712/22 - R$ 19,90 (Mercadocar)
ACDelco - 88905845 - R$ 9,97 (Aciolly)
Mahle - OC 90 - R$ 15,00 (Josecar)
Solo - SL312001 - R$ 17,90 (Mercadocar)
Wega - WO 130 - R$ 9,50 (Koga Koga)

Comparando o CNPJ dos fabricantes, observa-se que o filtro ACDelco é fabricado pela Tecfil. Será que são idênticos?

Filtro ACDelco:

Primeiro passo: corte da carcaça. Ao longo dos cortes, o disco foi consumido. A abertura do último filtro, Tecfil, foi feito com serra manual.

Filtro desmontado: da esquerda para direita, carcaça, mola guia, corpo do elemento filtrante, vedação do corpo, base e vedação da carcaça.

Abertura do elemento: 43mm. Deixa a desejar na qualidade de construção.

Armação do filtro: o elemento foi cortado filtro na base. Difícil dizer se essas aberturas são o suficiente.

Medição do comprimento do elemento filtrante.

Comprimento total: 1,95m

Abertura do elemento filtrante: 43mm
Comprimento do elemento filtrante: 1950mm
Área filtrante: 0,083 m²
Fechamento: Colado e prensado
Vedação do elemento: Sim
Válvula Bypass: não
Rosca: M18, passo 1,5mm
Altura da vedação: 2,0mm
Espessura da vedação: 3,5mm
Diâmetro interno da vedação: 63mm
Material da vedação: HNBR

Com essas informações na mão, comecei a desmontar os demais filtros, realizando todos os passos.

Filtro SOLO SL312001:

Materiais de qualidade mediana, principalmente os anéis de vedação. O menor é feito de material resinado e o maior de borracha comum, mas construção é boa: o filtro de papel está bem particionado.

Abertura do elemento filtrante: 35mm
Comprimento do elemento filtrante: 1350mm
Área filtrante: 0,047m²
Fechamento: Colado
Vedação do elemento: Sim
Válvula bypass: não
Rosca: M18, passo 1,5mm
Altura da vedação: 2,0mm
Espessura da vedação: 4,0mm
Diâmetro interno da vedação: 62mm
Material da vedação: NR Vulcanizada

Medidas muito aquém dos valores encontrados no produto de referência. A pouca área de material filtrante pode restringir excessivamente a passagem do óleo, prejudicando a lubrificação do motor nos momentos mais críticos como altas rotações e partida a frio. Ponto positivo para as aberturas na armação.

Filtro Fram PH4701

Bons materiais, peca pela falta de uma vedação interna, entre o corpo do filtro e a base.

Abertura do elemento filtrante: 45mm
Comprimento do elemento filtrante: 1860mm
Área filtrante: 0,083m²
Fechamento: Cola e lacre metálico
Vedação do elemento: não.
Válvula bypass: não
Rosca: M18, passo 1,5mm
Altura da vedação: 2,0mm
Espessura da vedação: 4,0mm
Diâmetro interno da vedação: 62mm
Material da vedação: HNBR
Possui boas dimensões e boa perfuração da armação, porém deixa a desejar na construção do corpo do filtro. Há sobreposição das aletas, que compromete a eficiência do filtro.

Acidente de percurso: durante a remoção do filtro de papel, os rasgos eram inevitáveis.

Filtro Mahle OC 90

Bons materiais e construção simples. Possui anel de vedação entre o corpo e a base de borracha nitrílica.

Abertura do elemento filtrante: 45mm
Comprimento do elemento filtrante: 1830mm
Área filtrante: 0,082m²
Fechamento: Cola e lacre metálico
Vedação do elemento: sim
Válvula bypass: não
Rosca: M18, passo 1,5mm
Altura da vedação: 2,0mm
Espessura da vedação: 4,0mm
Diâmetro interno da vedação: 61mm
Material da Vedação: HNBR

Boas dimensões, armação bem vazada e construção de boa qualidade.

Filtro MANN W712/22

Bons materiais e construção simples. O curioso é que diferentemente dos demais, a base não é soldada na carcaça, mas presa por pequenas linguetas. Note que o filtro arqueado aumenta a área superficial

Abertura do elemento filtrante: 45mm
Comprimento do elemento filtrante: 1940mm
Área filtrante: >0,087m² (filtro arqueado)
Fechamento: cola e lacre metálico
Vedação do elemento: sim
Válvula bypass: não
Rosca: M18, passo 1,5mm
Altura da vedação: 2,0mm
Espessura da vedação: 4,0mm
Diâmetro interno da vedação: 62mm
Material da Vedação: HNBR

Ótima construção do filtro, porém há duvidas se a armação possui furos suficientes que garantem a melhor vazão.

Filtro Tecfil PSL619

Bons materiais, e construção um pouco melhor que o modelo fornecido para a ACDelco. As aletas do filtro estão mais bem particionadas. O corte feito com arco de serra deixou a carcaça em péssimas condições.

Abertura do elemento filtrante: 43mm
Comprimento do elemento filtrante: 1660mm
Área Filtrante: 0,071m²
Fechamento: Colado e prensado.
Vedação do elemento: sim.
Válvula bypass: não
Rosca M18, passo 1,5mm
Altura da vedação: 2,0mm
Espessura da vedação: 3,5mm
Diâmetro interno da vedação: 63mm
Material da Vedação: HNBR

Observe que esse filtro possui 30 cm menos de papel que o fornecido para a ACDelco. Resta saber se essa diferença é uma mera extrapolação da especificação da GM ou se a economia da Tecfil tem algum impacto negativo. Lembrando que esse filtro é utilizado desde motores 1.0 até motores 2.4.

Adicionado em 23/01/2016:
Filtro Wega WO-130.

Wega: distribuidora Argentina de filtros, fabricados na China.

Surpresa agradável na desmontagem: esse filtro possui além da válvula bypass e uma vedação anti retorno.

Vedação anti retorno: mantém o filtro cheio de óleo que torna a lubrificação mais eficiente no momento da partida a frio. Nota-se a semelhança da base com o filtro Mann, exceto pela base ser soldada.

Válvula bypass, instalada no corpo do filtro.

Construção razoável: a cola que segura o elemento filtrante é fraca e a partição do elemento é muito irregular, sendo visivelmente mais densa de um lado do filtro.

Abertura do elemento filtrante: 49mm
Comprimento do elemento filtrante: 1430mm
Área filtrante: 0,070m2
Fechamento: cola e lacre metálico
Vedação do elemento: sim, com anti retorno de silicone.
Válvula Bypass: sim.
Rosca: M18, passo 1,5mm
Altura da vedação: 2,0mm
Espessura da vedação: 4,0mm
Diâmetro interno da vedação: 61mm
Material da vedação: NBR

A partir de todas essas informações, espero que o leitor tenha o suficiente para tirar suas próprias conclusões, correlacionando a forma como o filtro de óleo trabalha, as adversidades do sistema e as características de cada filtro apresentado. Caso possua um veículo Chevrolet com litragem igual ou superior à 1.8L recomendo filtros com maior capacidade. (Mahle OC 504 Plus, Fram PH4722, ACDelco 94632619)

Até o próximo Dia de Garagem.