segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Pare de jogar dinheiro fora com o carro!

Olá leitores!

Hoje, 17/02/2020 eu estava ouvindo no rádio um novo golpe praticado por alguns frentistas nos postos de gasolina. Claramente isso me deixou bastante incomodado. Basicamente o golpe consiste em um frentista dizendo que o carro está anormal e que se deixar daquele jeito o motorista corre sérios riscos de parar na rua. Com receio, permitem que os frentistas mexam o que eles alegam estar com problemas e são cobrados com altas faturas pelos serviços prestados. De uma das vítimas foi cobrado nada menos que R$ 2300,00.

Eu me incomodo muito quando o assunto é enganar os outros para sair no lucro e costumo identificar os lugares mais propícios a golpes ou locais em que os preços dos serviços são excessivamente altos. Um desses lugares é o Posto de Gasolina, o outro, as redes de Centro Automotivo (aquelas vendedoras autorizadas de pneus). Foi exatamente por me cansar de ser enganado e ver meus pais e amigos sendo enganados por estabelecimentos que eu decidi aprender por conta própria a mexer no meu carro e responder às duvidas deles quando me perguntam algo sobre a manutenção do carro.

Me desculpem todos os frentistas que ganham alguma comissão com a venda de serviços, mas eu não recomendaria a nenhum amigo meu algum posto de gasolina para realizar qualquer serviço e esse artigo é exatamente sobre isso... Não que a qualidade do serviço não seja boa, mas na maioria das vezes, eu diria 99,9% das vezes, o serviço é desnecessário.

Seu carro não está fazendo nenhum barulho estranho, não tem nenhuma luz anormal acesa no painel, não tem nenhum cheiro esquisito ou fumaça preta/azulada saindo pelo escapamento, o motor não está superaquecendo, os pneus estão calibrados e não tem uma mancha de óleo em baixo do seu carro na garagem é muito provável que nada sério acontecerá no seu carro nos próximos quilômetros, fique tranquilo.

Se você leva seu carro para a revisão periódica em uma concessionária, trocando o óleo no período correto, não deixe que ninguém mexa em mais nada do carro. Não precisa completar a água do radiador, não precisa completar o fluido de freio, nem olhar a água do lavador do para brisa. Você foi ao posto de gasolina com um único propósito: colocar combustível.

Se você não leva seu carro para a revisão, mas tem consciência da troca periódica do óleo e dos demais fluidos e leva o carro em um mecânico que você confia, você também não precisa sair completando algum fluido só porque o frentista falou.

Então é isso!
Dirijam com cuidado e até a próxima!