sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Conservar as palhetas do limpador de para brisa.

É terrível quando acionamos o limpador de para brisa e ele começa a ranger como se estivessem estrangulando um porco, ou aparecem tantos rastros no para brisa que era melhor ter deixado desligado. Na maioria das vezes é culpa da borracha ressecada e existem alguns truques para ajudar a preservar as palhetas e prolongar a vida útil.

O ressecamento da borracha pode ocorrer por vários mecanismos, entre eles a migração dos aditivos da borracha, contaminação por óleo e hidrocarbonetos presentes na "atmosfera da rua", oxidação ou ozonização da superfície, que provocam ressecamento e trincas na borracha, principalmente quando estão submetidas a tensão. Uma vez danificada, a palheta deve ser trocada.

Os principais sintomas de uma palheta ruim são observáveis no momento da varredura do para brisa.
*Falha na limpeza: sobram regiões com lâmina de água. 
Requer troca: se a borracha possui rasgos que diminuem a pressão da borracha contra o vidro.
Tente recuperar: a borracha pode estar apenas deformada. Limpe a borracha e deixe a afastada do para brisa por algumas horas.
*Trepidação: há ruídos fortes durante a passagem do limpador.
Requer troca: borracha excessivamente dura, em estágio avançado de ressecamento.
*Riscos de água: sobram riscos de água nas varreduras do limpador.
Requer troca: A borracha pode ter rachado na interface com o vidro: nesse caso o risco permanece após os dois movimentos do limpador.
Tente recuperar: A borracha pode estar ressecada e no início de uma trinca: nesse caso o risco se forma apenas durante um dos movimentos
*Névoa: há sobra lâmina de água na passagem do limpador
Requer troca se a borracha estiver excessivamente dura.
Pode ser contaminação do vidro com óleos: lave o vidro com detergente ou com o aditivo de limpador de para brisa.

Obs: falha na limpeza também pode ocorrer devido a riscos no para brisa. Verifique o estado da superfície antes de condenar as palhetas.

Tentando recuperar as palhetas:

Esse procedimento não é 100% garantido, mas não envolve nenhum material impossível de encontrar. Então, por que não tentar antes de gastar com palhetas novas? Se a limpeza não for suficiente para deixar os limpadores em uma condição segura de visibilidade, eles deverão ser trocados!

Limpar com um pedaço de papel absorvente e álcool etílico (70%) ajuda na manutenção das palhetas. Limpe com álcool apenas se as palhetas já apresentarem ressecamento. Caso contrário, utilize apenas uma esponja macia e detergente neutro.
No entanto, antes de descartar completamente a palheta, tente limpar as borrachas com um papel toalha embebido em álcool etílico (ou isopropílico) para retirar a camada oxidada de borracha. Depois de limpas, teste-as para ter certeza se a limpeza foi eficiente ou se é preciso trocá-las.

Pode sair muita, muita sujeira. Na verdade, essa sujeira preta é a borracha oxidada. Quando essa camada fica grossa o suficiente, o efeito da palheta fica comprometido.

(Outras) Dicas de conservação:

Toda vez que for deixar o carro por um período longo sem ser utilizado (mais de 2 dias) deixe as palhetas levantadas, assim, elas não ficam sob tensão em contato com o vidro e diminui a chance de formação de trincas na borracha e não deixe sob o sol. Antes de abaixar novamente as palhetas, limpe a poeira com um papel toalha umedecido com água.

Uma vez por semana, ou pelo menos a cada 15 dias, limpe as palhetas utilizando toalha de papel e água com detergente neutro, ou preferencialmente aquele aditivo do lavador de para brisas, principalmente se o intervalo de lavagem do carro for maior que esse período.
Evite usar álcool etílico ou isopropílico em palhetas novas, pois podem ser agressivos para a borracha.

O uso de aditivo para limpador de para brisa no reservatório é muito bem vindo, uma vez que a borracha das palhetas é sensível a hidrocarbonetos, óleos e graxas. O aditivo de limpador de para brisas remove essas contaminações e ajuda a lubrificar a interface vidro/palheta. Acione o lavador do parabrisa 1 vez por dia.
Evite detergente de cozinha no reservatório pois a formação de espuma acentuada pode prejudicar a visibilidade.

Faça a limpeza das palhetas e teste-as. Em muitos casos é possível dar uma sobrevida a elas e isso vai te ajudar a economizar algum dinheiro! Até o próximo Dia de Garagem.