sábado, 10 de outubro de 2015

Teste de produto: Microfiber Wash + - Chemical Guys

É hora de fazer um teste justo: testei o Microlav da Vonixx e hoje fiz uma lavagem das minhas toalhas de microfibra com o produto da californiana Chemical Guys.

A tradução do rótulo está BEM chata de ler. É preciso ficar girando a garrafa e se molhar, borra tudo! Muitíssimo apropriado para uma embalagem que vai ser manipulada com as mãos molhadas.

O preço praticado é bastante elevado: R$ 57,80 por 473 ml do produto. Comprei pela metade do preço em um saldão do site da Chemical Guys Brasil. Graças a greve dos correios a entrega foi bastante tumultuada. Pelo código de rastreio, os correios tentaram realizar 3 entregas sem sucesso (estranho, eu estava em casa...). No fim fui buscar em uma agência dos correios, a encomenda. Sem crises, não é culpa da Chemical.

Ambas as empresas, Vonixx e Chemical, possuem website, mas nenhuma traz detalhes da composição dos produtos. Empate.

No teste do Microlav eu fui bem enfático com o cheiro. Melhora muito no produto da Chemical, o perfume utilizado é mais suave. Tem cheiro de limão, que lembra aqueles multi inseticida aerosol a base de água. Se eu tivesse dado nota 5,0 para o perfume da Vonixx, pra Chemical eu daria 7,5. (Inclusive o cheiro e cor do Microfiber Wash+ e do SmartCarpet são muitíssimo parecidos! Estou desconfiado de que se trata do mesmo produto).

As instruções de uso na embalagem são bastante subjetivas. Diz que para uma pequena quantidade de toalhas, usa-se 30ml do produto. Para quantidades maiores usa-se 90ml... Difícil é saber quanto é pequena ou grande quantidade. Decidi seguir o processo de lavagem proposto pelo Microlav: 30 ml do produto em 5L de água para até 800g de toalhas, molho por 30 minutos. Ponto pra Vonixx, que deixou isso bem claro na embalagem.


O nível de sujeira que estava nos panos eram semelhantes ao teste do Microlav. Fiz a limpeza do carro com toalhas novas e da mesma marca. Depois de 30 minutos de molho a remoção de sujeira foi bem semelhante. Bastou uma esfregada, porém um enxague mais curto e as toalhas estavam muito bem limpas. Na performance geral, ponto para a Chemical, que teve um enxague mais curto e não soltou a cor das toalhas (em ambos os testes utilizei toalhas novas).

Depois de secas, todas as toalhas estavam um pouco mais macias, as que estavam mais encardidas ainda estavam com aparência de sujas, nada muito diferente do resultado com o Microlav.

Veredicto: O produto é muito bom em sua função, mas tendo a opção nacional com um preço mais convidativo e uma performance compatível é difícil optar pelo produto importado. Em termos de processo de lavagem do Microfiber Wash+ é melhor, mas nada que justifique pagar o dobro.
A vantagem da Chemical? O apelo estiloso da marca.