O 4x4 está em alta e para quem está se perguntando qual a forma correta de utilizá-lo, trago alguns esclarecimentos técnicos sobre o sistema e assim você vai tirar o máximo proveito dele e como sempre, ajudá-lo a preservar a integridade do sistema.
Para o básico!
Na escola aprendemos que o perímetro de uma circunferência é 2.pi.R. Logo, quanto maior o raio, maior o perímetro.
Também aprendemos que "Velocidade é igual a Delta S sobre Delta T". (Perceba que não estamos falando da velocidade mostrada no velocímetro do carro)
Observando
o desenho vemos que em uma curva, cada roda descreve uma trajetória
diferente, com raios diferentes: isso significa que cada roda vai girar
em uma velocidade diferente.
Junte uma coisa com a outra e conclua: a roda "de fora" precisa girar mais rápido que a roda "de dentro". Caso as rodas não girassem de forma independente, fatalmente uma delas seria arrastada.
No desenho do carro na curva, podemos ver que a roda 2 faz uma trajetória com o raio maior que a roda 1. Isso significa que a roda 2 deve girar mais rápido que a roda 1 durante a curva.
Dessa forma, se o carro 4x4 tiver um diferencial central bloqueado, fatalmente ele irá arrastar as rodas da frente em uma curva. É por isso que você não deve dirigir com o 4x4 da sua caminhonete ativado o tempo todo (e por isso que o 4x4 faz um barulho horrível). No entanto, em um atoleiro, a distribuição da força será igual para os dois eixos, o que é muito bom.
Para a mecânica!
O 4x4 pode ser projetado para diversas finalidades: para melhor dirigibilidade (leia-se maior tração em curvas) ou para aplicações fora de estrada, como trilhas e estradas de terra. Alguns sistemas avançados aliam as duas aplicações.
Basicamente existe dois tipos de tração 4x4: AWD e 4WD.
AWD ou "All Wheel Drive" é um sistema de tração permanente, que não permite que o motorista desative o 4x4. É comum em veículos esportivos, pois melhora a dirigibilidade, por melhorar a tração.
4WD ou "Four Wheel Drive" é um sistema de tração selecionável, que permite o motorista selecionar a tração conforme a necessidade. Em geral é um sistema mais simples com aplicação "Off Road". Em um 4WD você pode facilmente alternar o tipo de transmissão entre:
O que é melhor AWD ou 4WD?
Depende da aplicação e da configuração.
O AWD pode ser mais sensato na cidade e na estrada mas, dependendo da configuração, pode ser um desastre total em uso Off Road. Isso porque o sistema AWD precisa, obrigatoriamente de um "Diferencial Central" e quando este não é equipado com um sistema de bloqueio, as capacidades Off Road são bastante limitadas.
Já o 4WD tem a vantagem de permitir o usuário escolher se vai utilizar a tração nas 4 ou em apenas duas rodas. Isso é bastante relevante para o consumo de combustível. No entanto, a maioria dos sistemas 4WD não permite o motorista utilizar o 4x4 em todo terreno, pelo fato de não possuir um diferencial central e isso não permite que o eixo da frente gire em uma velocidade diferente do eixo de trás.
Para o básico!
Na escola aprendemos que o perímetro de uma circunferência é 2.pi.R. Logo, quanto maior o raio, maior o perímetro.
Também aprendemos que "Velocidade é igual a Delta S sobre Delta T". (Perceba que não estamos falando da velocidade mostrada no velocímetro do carro)
Junte uma coisa com a outra e conclua: a roda "de fora" precisa girar mais rápido que a roda "de dentro". Caso as rodas não girassem de forma independente, fatalmente uma delas seria arrastada.
No desenho do carro na curva, podemos ver que a roda 2 faz uma trajetória com o raio maior que a roda 1. Isso significa que a roda 2 deve girar mais rápido que a roda 1 durante a curva.
Dessa forma, se o carro 4x4 tiver um diferencial central bloqueado, fatalmente ele irá arrastar as rodas da frente em uma curva. É por isso que você não deve dirigir com o 4x4 da sua caminhonete ativado o tempo todo (e por isso que o 4x4 faz um barulho horrível). No entanto, em um atoleiro, a distribuição da força será igual para os dois eixos, o que é muito bom.
Para a mecânica!
O 4x4 pode ser projetado para diversas finalidades: para melhor dirigibilidade (leia-se maior tração em curvas) ou para aplicações fora de estrada, como trilhas e estradas de terra. Alguns sistemas avançados aliam as duas aplicações.
Basicamente existe dois tipos de tração 4x4: AWD e 4WD.
AWD ou "All Wheel Drive" é um sistema de tração permanente, que não permite que o motorista desative o 4x4. É comum em veículos esportivos, pois melhora a dirigibilidade, por melhorar a tração.
4WD ou "Four Wheel Drive" é um sistema de tração selecionável, que permite o motorista selecionar a tração conforme a necessidade. Em geral é um sistema mais simples com aplicação "Off Road". Em um 4WD você pode facilmente alternar o tipo de transmissão entre:
4x2 nessa configuração o veículo é tracionado apenas por um dos eixos (dianteiro ou traseiro), dependendo do veículo.
4x4
High (Hi): é a configuração 4x4 utilizada em pisos escorregadios
(terra, brita, areia, lama). Nessa configuração o carro é tracionado
pelos 2 eixos (dianteiro e traseiro)
4x4
Low (Lo): nessa configuração, a caixa de transferência é acionada
através de uma redução, que eleva o torque transmitido para as rodas,
porém reduz drasticamente a velocidade final. Deve ser utilizada apenas
com a intenção de remover o veículo de um atoleiro, ou outras situações
específicas, como terrenos íngrimes e escorregadios.
O que é melhor AWD ou 4WD?
Depende da aplicação e da configuração.
O AWD pode ser mais sensato na cidade e na estrada mas, dependendo da configuração, pode ser um desastre total em uso Off Road. Isso porque o sistema AWD precisa, obrigatoriamente de um "Diferencial Central" e quando este não é equipado com um sistema de bloqueio, as capacidades Off Road são bastante limitadas.
Já o 4WD tem a vantagem de permitir o usuário escolher se vai utilizar a tração nas 4 ou em apenas duas rodas. Isso é bastante relevante para o consumo de combustível. No entanto, a maioria dos sistemas 4WD não permite o motorista utilizar o 4x4 em todo terreno, pelo fato de não possuir um diferencial central e isso não permite que o eixo da frente gire em uma velocidade diferente do eixo de trás.
Todo sistema 4x4 terá uma caixa de transferência, que fará a distribuição da força proveniente do câmbio para os eixos, dianteiro e traseiro. Essa caixa de transferência pode ser do tipo "Fechada" ou "Aberta", esta também conhecida como "Diferencial Central".
A caixa de transferência consiste em dois eixos principais e algumas engrenagens. No desenho represento as engrenagens que movimentam os eixos 1 e 2, ligadas por uma corrente metálica. Isso faz os eixos girarem obrigatoriamente com a mesma velocidade e a distribuição de força é 50-50%.
Dentro dela existe um atuador (A), que movimenta os sistemas (B) e (C). O sistema B consiste no acoplamento de um anel sincronizador que trava a engrenagem no eixo 1, que é inteiriço e movimenta o eixo traseiro. Quando o anel sincronizador está desacoplado, o eixo gira livremente dentro da engrenagem. Já o sistema C faz o acoplamento da caixa de redução na saída do câmbio.
Precisamos falar dos diferenciais.
Diferencial é um sistema mecânico que distribui a força e a velocidade conforme a necessidade. É ele que permite que os semi eixos tenham velocidades diferentes e isso permite que o carro faça curvas com segurança, sem arrastar nenhuma roda. Porém, eles têm uma limitação. Quando um semi eixo do diferencial está preso e o outro esta livre, toda a potência é enviada para o eixo livre. Em uma situação "Off Road" isso é totalmente indesejável, pois se uma roda atolar e a outra estiver em terra firme, a roda atolada receberá toda a força e o que queremos é exatamente o contrário.
Veja o funcionamento de um diferencial nesse vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=yYAw79386WI
Para solucionar esse problema, existem os diferenciais bloqueáveis, que "força" o diferencial a distribuir igualmente a velocidade.
Representação de um sistema tipo Diferencial Central, que permite que o eixo dianteiro e traseiro possam girar em velocidades diferentes.
Nesse tipo de Transmissão, um sistema "planetário" atua como o mecanismo que permite que o eixo traseiro gire em uma velocidade menor que o eixo dianteiro e vice e versa. Quando os dois eixos estão girando na mesma velocidade, as engrenagens satélites (2) ficam paradas e giram em conjunto com as engrenagens (1). Quando há diferença de velocidade entre os eixos as engrenagens satélites começam a girar ao redor das principais
Nesse tipo de Transmissão, um sistema "planetário" atua como o mecanismo que permite que o eixo traseiro gire em uma velocidade menor que o eixo dianteiro e vice e versa. Quando os dois eixos estão girando na mesma velocidade, as engrenagens satélites (2) ficam paradas e giram em conjunto com as engrenagens (1). Quando há diferença de velocidade entre os eixos as engrenagens satélites começam a girar ao redor das principais
Os diferenciais abertos são os mais comuns e os piores para uso Off Road.
Dentre os diferentes tipos de diferenciais, estão os bloqueáveis, auto bloqueáveis e de deslizamento limitado, cada um com suas peculiaridades.
Em um sistema com deslizamento limitado, há transmissão de potência para as duas rodas (em geral 70-30%) que é suficiente para te tirar de algumas situações de atoleiro. Já nos sistemas com bloqueio, a transmissão é igualada (50-50%).
Por distribuir igualmente os esforços, nunca tente andar com um diferencial bloqueado em pistas de alta aderência, pois além de prejudicar a dirigibilidade, você poderá quebrar um semi eixo.
Peculiaridade do sistema 4WD: a Roda Livre
Quando se desativa o sistema 4x4, um sistema conhecido como "Roda livre" desacopla o eixo de transmissão da ponta do eixo. Assim, mesmo que a roda esteja em movimento, o restante fica parado.
O sistema de "Roda Livre" é utilizado nas rodas dianteiras de um veículo tipo 4WD. Ao desacoplar a ponta do eixo do restante do sistema, a resistência ao movimento é diminuída. Isso ajuda a preservar o sistema de desgaste desnecessário e ajuda a economizar combustível.
Ação!
Depois de entender como funciona os sistemas 4x4, vamos aos pequenos "ajustes" em relação ao uso correto do recurso.
Se seu veículo possui o sistema 4WD, opte por rodar no 4x2 na maior parte do tempo. O 4x4 deve ser acionado apenas quando realmente necessário - em estradas de terra e atoleiros - ou outras situações que exijam uma maior tração nas rodas, como em uma subida íngreme em estrada de terra, quando o 4x2 não dá tração suficiente.
Alguns veículos AWD com apelo Off Road possuem um sistema de reconhecimento de terreno, que irá bloquear automaticamente os diferenciais quando necessário, enquanto outros AWD, como os modelos do Ford Fusion assim equipados, não possuem nenhum tipo de bloqueio dos diferenciais. Ou seja, é extremamente importante conhecer os equipamentos que estão no seu carro antes de se aventurar.
As situações Off Road exigem o conhecimento do equipamento que seu carro possui, saber utilizar as configurações do sistema, bem como respeitar as limitações dele em cada situação, como transposição de águas, facões (erosões na pista) e lamaçais.
Em todo caso, não force o veículo nem os mecanismos: lembre-se que o carro é o principal meio de te tirar de uma trilha e qualquer reparo é muito dificultado.
Algumas situações "básicas"
Muito cuidado no momento do desatolamento. Algumas situações requerem uma boa avaliação da situação para a retirada do veículo, como verificar pedras, galhos e troncos enroscados ou que possam enroscar na parte de baixo do veículo ou serem projetadas pelo movimento das rodas, valetas e facões. Forçar o sistema NUNCA é uma opção, pois pode danificar alguma peça da transmissão e imobilizar o veículo de vez. Lembre-se que em uma trilha ou uma estrada de terra, o veículo é, muitas vezes, sua única forma de sair de lá.
Devemos lembrar também que antes de pegar uma trilha, você precisa levar em consideração o tipo de pneu que está utilizando. Tração 4x4 não faz milagres e Pneus UHP (Ultra High Performance) e HT (Highway transit) não são recomendados para uso em estrada de terra ou trechos de lama. No mínimo você deve utilizar um Pneu ATR (All terrain) ou idealmente um MT (Mud Terrain).
Veículo atolado por apenas uma das rodas motrizes
Nesse caso, você deve acionar o bloqueio do diferencial do eixo e caso o veículo não seja equipado com um, acione o 4x4 (ou bloqueie o diferencial central) para transferir parte da tração para o outro eixo.
Veículo atolado pelo eixo motriz
Acione o 4x4 (ou bloqueie o diferencial central) para transferir a tração para o outro eixo.
Roda dianteira e traseira, de um dos lados, atolada
O bloqueio do diferencial do eixo é a melhor opção. Apenas o acionamento do 4x4 pode não te ajudar muito.
Veículo atolado pelas 4 rodas
O bloqueio dos diferenciais (central e dos eixos) deve ser levado em consideração. O uso da caixa reduzida é aconselhável. Essa é uma situação bastante difícil
Até o próximo Dia de Garagem!
Em um sistema com deslizamento limitado, há transmissão de potência para as duas rodas (em geral 70-30%) que é suficiente para te tirar de algumas situações de atoleiro. Já nos sistemas com bloqueio, a transmissão é igualada (50-50%).
Por distribuir igualmente os esforços, nunca tente andar com um diferencial bloqueado em pistas de alta aderência, pois além de prejudicar a dirigibilidade, você poderá quebrar um semi eixo.
Peculiaridade do sistema 4WD: a Roda Livre
Quando se desativa o sistema 4x4, um sistema conhecido como "Roda livre" desacopla o eixo de transmissão da ponta do eixo. Assim, mesmo que a roda esteja em movimento, o restante fica parado.
O sistema de "Roda Livre" é utilizado nas rodas dianteiras de um veículo tipo 4WD. Ao desacoplar a ponta do eixo do restante do sistema, a resistência ao movimento é diminuída. Isso ajuda a preservar o sistema de desgaste desnecessário e ajuda a economizar combustível.
Ação!
Depois de entender como funciona os sistemas 4x4, vamos aos pequenos "ajustes" em relação ao uso correto do recurso.
Se seu veículo possui o sistema 4WD, opte por rodar no 4x2 na maior parte do tempo. O 4x4 deve ser acionado apenas quando realmente necessário - em estradas de terra e atoleiros - ou outras situações que exijam uma maior tração nas rodas, como em uma subida íngreme em estrada de terra, quando o 4x2 não dá tração suficiente.
Alguns veículos AWD com apelo Off Road possuem um sistema de reconhecimento de terreno, que irá bloquear automaticamente os diferenciais quando necessário, enquanto outros AWD, como os modelos do Ford Fusion assim equipados, não possuem nenhum tipo de bloqueio dos diferenciais. Ou seja, é extremamente importante conhecer os equipamentos que estão no seu carro antes de se aventurar.
As situações Off Road exigem o conhecimento do equipamento que seu carro possui, saber utilizar as configurações do sistema, bem como respeitar as limitações dele em cada situação, como transposição de águas, facões (erosões na pista) e lamaçais.
Em todo caso, não force o veículo nem os mecanismos: lembre-se que o carro é o principal meio de te tirar de uma trilha e qualquer reparo é muito dificultado.
Algumas situações "básicas"
Muito cuidado no momento do desatolamento. Algumas situações requerem uma boa avaliação da situação para a retirada do veículo, como verificar pedras, galhos e troncos enroscados ou que possam enroscar na parte de baixo do veículo ou serem projetadas pelo movimento das rodas, valetas e facões. Forçar o sistema NUNCA é uma opção, pois pode danificar alguma peça da transmissão e imobilizar o veículo de vez. Lembre-se que em uma trilha ou uma estrada de terra, o veículo é, muitas vezes, sua única forma de sair de lá.
Devemos lembrar também que antes de pegar uma trilha, você precisa levar em consideração o tipo de pneu que está utilizando. Tração 4x4 não faz milagres e Pneus UHP (Ultra High Performance) e HT (Highway transit) não são recomendados para uso em estrada de terra ou trechos de lama. No mínimo você deve utilizar um Pneu ATR (All terrain) ou idealmente um MT (Mud Terrain).
Veículo atolado por apenas uma das rodas motrizes
Nesse caso, você deve acionar o bloqueio do diferencial do eixo e caso o veículo não seja equipado com um, acione o 4x4 (ou bloqueie o diferencial central) para transferir parte da tração para o outro eixo.
Veículo atolado pelo eixo motriz
Acione o 4x4 (ou bloqueie o diferencial central) para transferir a tração para o outro eixo.
Roda dianteira e traseira, de um dos lados, atolada
O bloqueio do diferencial do eixo é a melhor opção. Apenas o acionamento do 4x4 pode não te ajudar muito.
Veículo atolado pelas 4 rodas
O bloqueio dos diferenciais (central e dos eixos) deve ser levado em consideração. O uso da caixa reduzida é aconselhável. Essa é uma situação bastante difícil
Até o próximo Dia de Garagem!