quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Quando é a hora de trocar a vela?

Salve entusiastas da garagem!

Hoje é dia de falar de velas. No blog temos muitas informações sobre essas pequenas peças que fazem uma baita diferença no funcionamento do carro. A questão é: quando é a hora de trocar as velas do carro? Dá pra saber sem tirá-las? A resposta é: SIM!

Alguma vez, você estava no seu carro e percebeu que o motor estava vibrando mais que o normal em marcha lenta? Parava no semáforo e percebia o carro falhando no ponto morto, ou até "pipocando"? Você via o ponteiro do conta giros oscilando no ponto morto ou o motor funcionava sempre mais acelerado que o normal? Colocava o carro na garagem e sentia um forte cheiro de gasolina? E no outro dia de manhã, o carro demora para pegar? Todos esses sintomas podem ser problemas com as velas ou com os cabos de velas.

Aí mora um problema. Quando seu carro apresenta esses sintomas e você tiver o desprazer de levar seu carro a um mecânico danadinho, ele vai te empurrar alguma coisa nada a ver com o problema, como uma limpeza de bico injetor, troca de filtro de combustível, sonda lambda... mas vai apenas limpar as velas, ajustar a folga dos eletrodos, segurar seu carro o dia inteiro na oficina e te cobrar centenas de reais por 1 hora de trabalho.

Como eu sei que o problema é a vela?

Vamos partir de um pressuposto de simplicidade. Vamos assumir que os problemas sempre têm uma causa simples.

Se o carro estabiliza em altas rotações, significa que: os bicos injetores estão funcionando bem e o filtro de combustível não está sujo. E a sonda lambda? Raramente o problema está nela. A famosa sonda lambda estará mais relacionada a elevação das emissões de poluentes e consumo alto do que com falhas no motor. (Sim, um carro poderia funcionar SEM esse sensor)

Agora precisamos de um exercício mental: quando foi a última vez que as velas do seu carro foram trocadas? Se a resposta está entre 15 e 20 mil quilômetros, há uma forte evidência de que é necessário verificar as velas.

Nesse link tem um artigo que te ensina como você poderá ajustar ou trocar as velas.

Vamos entender como a vela funciona:

Com o tempo, a centelha das velas desgasta os eletrodos, aumentando a folga entre eles. De fábrica elas saem com 0,8 a 1.3 mm e isso depende muito do que o fabricante especificou no projeto do motor. Uma vela nova vem com essa folga perfeitamente ajustada.

A bobina opera com uma tensão entre 15kV e 30kV, podendo chegar a 45kV. A rigidez dielétrica do ar é de 30kV/cm, ou seja, é necessário aplicar 30kV de tensão para "abrir um arco" entre dois eletrodos a 1 cm de distância. Então, se a bobina opera entre 15 e 30 kV e a distância entre os eletrodos na vela é de 1mm, há tensão de sobra para abrir o arco, certo? Estaria certo se não estivéssemos falando de uma mistura ar-combustível com presença de CO2, calor, combustível etc... O que sabemos é: até determinada tensão, a bobina é capaz de cobrir a diferença pelo aumento da folga. Acima disso, falha. E não, a bobina não vai misteriosamente aumentar sua capacidade para forçar a abertura do arco. A centelha simplesmente não vai acontecer no momento certo.

Por que falha em baixa rotação e em alta o motor não falha?

Cada vela realiza uma centelha a cada 2 rotações do motor. Ou seja, a 800 rpm, uma única vela terá produzido 400 centelhas (1 a cada 150 milésimos de segundo. A 6000 rpm, produz 3000 mil centelhas (1 a cada 20 milésimos de segundo), diminuindo a percepção da falha na ignição, mas a falha ainda está lá e por isso o cheiro excessivo de combustível pelo escapamento.

Por que trocar a vela no período de 15mil km?

Você pode apenas ajustar a folga da vela e deixar o carro funcionar por mais alguns mil km. Certamente isso não é problema nenhum, a menos que as velas estejam severamente carbonizadas ou danificadas, o que indica outros tipos de problemas com o motor. A limpeza pode ser feita mergulhando os castelos das velas (onde ficam os eletrodos) em um solvente tipo limpa TBI e esfregação das sujeiras com um pincel. É importante limpar também, utilizando uma esponja de aço, o terminal da vela que liga ao cabo. 

Caso a limpeza não seja suficiente, é importante que se faça a troca das velas, pois, isso ajudará o carro a funcionar adequadamente, estabilizando a marcha lenta, melhorando o consumo do veículo e restaurando a potência do carro.