terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Troca de amortecedores e molas

A recomendação de fabricantes é que os amortecedores sejam trocados aos 40 mil quilômetros, as molas aos 80 mil e sempre aos pares. Mas isso é apenas um parâmetro. Um amortecedor pode durar muito mais que isso ou muito menos e tudo depende do uso. Com o tempo, em uso na cidade, o amortecedor perde pressão e a ação é comprometida. O risco de andar com o carro com amortecedores ruins é muito pequeno, mas potencializa o perigo em situações de emergência.


Por exemplo, um amortecedor em meia vida, reduz a capacidade de frenagem do carro, devido a uma sucessão de fatores: o carro "mergulha" durante a frenagem e isso exige mais dos freios dianteiros, que aquecem mais e aumenta a distância de frenagem. Ou o carro torna-se instável em manobras evasivas, como  desviar de objetos e fatalmente pode-se perder o controle.

Pode acontecer de julgarmos desnecessária essa troca e prosseguir com os mesmos amortecedores muitos e muitos quilômetros, até que percebemos que o carro já não está mais tão suave quando passamos em buracos, o que pode ser um pouco trágico para as demais peças da suspensão, como buchas, bandejas e até coxins do motor.

De qualquer forma, em algum momento lembramos de trocar os amortecedores e molas. Para os auto entusiastas que têm interesse em realizar esse trabalho em casa, mostrarei como é feita a substituição dos amortecedores em um Corolla 1999.
Porém é importante lembrar que é um procedimento trabalhoso (em torno de 40 min por conjunto) e exige ferramentas especificas e de preferência sem improvisos. Há risco de desprendimento catastrófico da mola em caso de "gambiarra".

O carro em questão, possui configuração tipo MacPherson na dianteira e na traseira, portanto as quatro molas vão montadas na torre dos amortecedores por meio de pratos e isoladores de borracha. É muito comum que os carros possuam esse sistema apenas na dianteira.
Na traseira, existem outras opções, como Eixo de Torção, Suspensão Independente com semieixo flutuante, Double Wishbone, MacPherson, Feixe de molas, etc, cada uma com sua característica peculiar na dirigibilidade, conforto, capacidade de carga e desmontagem.

Além das estruturas das suspensões, existem eixos secundários, como a barra estabilizadora e suas bieletas, a barra Panhard e barras paralelas, que auxiliam na estabilização dos movimentos laterais da suspensão e consequentemente muitas buchas, que precisam ser avaliadas no momento da troca dos amortecedores.
O risco de deixar essas buchas danificadas, é a deterioração delas, que pode causar rompimento, consequentemente haverá problema com o alinhamento do carro e o desgaste prematuro e irregular dos pneus. Além disso, em casos mais extremos, quando a vibração das rodas é excessiva, há esforço na ponta do eixo, provocada por uma massa de 15kg, girando a 900rpm, com consequentes danos ao rolamento ou até ruptura do cubo da roda.

Ferramentas:

Macaco
Cavaletes
Encolhedor de molas
Chaves hexagonais
Soquetes hexagonais/estriados
Cabo de força/Catraca
Chave Allen
Torquímetro

As fotografias foram tiradas conforme a montagem/desmontagem. Estão de fato misturadas a parte traseira e dianteira desse carro, para explorar ao máximo as pequenas diferenças entre uma montagem e outra, apesar de serem torres MacPherson.

Procedimento:

Porcas superiores: as três menores seguram a torre na estrutura do carro enquanto a porca central, segura o prato na haste do amortecedor, segurando a mola no lugar. Recomendo afrouxar a porca da haste ainda montada no carro, com o carro no chão. Não retire essa porca ainda, ou você terá complicações na desmontagem. Apenas quebre o torque das menores e deixe-as em posição.

Depois de afrouxar todos as porcas do prato superior (ambos os lados, caso você esteja trocando os dois amortecedores) retire as rodas e mantenha o carro suspenso dos dois lados, apoiado em cavaletes. Lembre-se de colocar calços nas rodas que estiverem apoiadas no chão.

Fixação do amortecedor na ponta do eixo: remova a porca e o parafuso que prende a ponta do eixo. Não utilize martelo ou marreta para retirar-lo. Empurre o para fora enquanto você movimenta a ponta do eixo em todas as direções. Quando os furos se alinham, o parafuso sai sem necessidade de marreta, que pode estragar o fio da rosca.

Observe se não há nenhuma linha hidráulica presa no amortecedor. Retire com cuidado e se for necessário desmontar alguma conexão, haverá necessidade de realizar a sangria do sistema de freio.

Quando o amortecedor estiver livre, ou seja com a linha hidráulica e ponta de eixo desconectada, remova as três porcas que prendem o amortecedor na estrutura. Retire o amortecedor com cuidado.

Torre (traseira) do Corolla, pronta para desmontagem. O último mecânico, colocou essas mangueiras para evitar ruído nas molas, porém, entre a mangueira e a mola houve infiltração de água, que enfraqueceu a mola, com rompimento da mesma na parte de baixo. Cuidado com essa prática.

Observe a posição das molas, batentes e coifas, nem como do prato superior, para que você possa fazer a montagem correta.

Encolhedores de molas "universal". Ferramenta essencial para a desmontagem do conjunto amortecedor/mola. Esse modelo serve para as molas dianteiras. Nas molas traseiras existem modelos diferentes, com garra simples.

Comprima a mola até que ela fique solta dentro do conjunto. Quando assim estiver, remova o parafuso que prende o prato superior na haste e remova a mola.

Comprima a mola nova, até que a altura seja compatível com o fim da rosca da haste do amortecedor. Para comprimir a mola corretamente, os encolhedores devem ser colocados diametralmente opostos, e devem ser apertados alternadamente em pequenos passos, para que a mola seja comprimida por igual.

Para a montagem do amortecedor novo, é muito importante que o amortecedor seja preparado (escorvado) para a montagem. Com a peça na posição vertical, abaixe a haste até o final do curso, solte e deixe o amortecedor voltar à posição inicial, para remover bolhas de ar no fluido. Repita esse procedimento pelo menos 5 vezes. Depois de escorvado o amortecedor deverá ficar na posição vertical.

Como saber se todo o ar foi removido? Quando você pressionar a haste do amortecedor, ela deverá possuir a mesma resistência ao movimento ao longo de todo o curso. Se houver ar na câmara, você perceberá que no início há pouca resistência.

Comece a montagem do conjunto, colocando as borrachas de isolamento no prato inferior e superior da mola. Coloque os batentes na haste do amortecedor. Coloque a mola na posição correta e então coloque o prato superior com o guarda pó. Coloque e torqueie a porca da haste até que o conjunto fique em posição correta de montagem. Descomprima a mola até que ela fique em posição próxima da montagem final, mas deixe o movimento do prato superior livre.

Torre pronta para ser instalada no carro. Perceba que o prato superior possui posição correta de montagem. Deixe-o livre para pequenos ajustes. Quando estiver corretamente posicionado, parafuse a parte superior e descomprima as molas. Atenção ao posicionamento correto das molas.

Com o amortecedor no lugar, prenda-o na ponta do eixo, colocando os parafusos em posição, alinhando os furos cuidadosamente e trave as porcas.

Certifique-se duplamente que todas as porcas estejam totalmente torqueadas e se possível procure o torque correto em um manual de serviço. No caso desse Corolla, deve-se aplicar 210Nm de torque nos parafusos da ponta do eixo e 130Nm nas porcas do prato superior. (115Nm as porcas da roda)

Essas são as etapas necessárias para a remoção e montagem dos amortecedores dianteiros e traseiros da suspensão. Nos casos em que as molas são montadas em posição diferente do amortecedor, é possível trocar os amortecedores, apenas elevando o carro e soltando as porcas. Lembre-se que escorvar os amortecedores é uma etapa muito importante antes da montagem.

Até o próximo Dia de Garagem!