quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Como testar amortecedores.

"O amortecedor tá estourado, chefe". É sempre assim que começa a conversa de alguns mecânicos, que querem ganhar um extra, vendendo peças e mão de obra. Mas, será que o amortecedor está mesmo com algum problema?

Amortecedores dianteiros, esquerdo e direito, depois de rodarem quase 200 mil km, um deles já havia perdido toda a pressão enquanto o outro ainda possuía pressão, porém nada comparável aos amortecedores novos.

O velho teste do chacoalhar o carro não funciona mais. As suspensões modernas têm mecanismos para compensar a oscilação mesmo com os amortecedores ruins e chacoalhar o carro simplesmente será inconclusivo. Medir a altura do carro, de um lado ou de outro, também não é definitivo. O melhor jeito de dizer se uma suspensão está ruim ou não é testar a frenagem do carro e andar em uma rua de paralelepípedos.

A explicação é bastante simples: os amortecedores em projetos modernos, são compostos por 2 câmaras, que trabalham em 2 intensidades: para compensar o balanço natural do carro na rodagem e para estabilizar as molas quando o carro passar por um buraco ou obstáculo. Ainda que um amortecedor esteja completamente inútil, a barra estabilizadora ajuda a compensar o balanço.
Vamos aos testes.

1. Em uma rua plana e suficientemente deserta, acelere o carro até 40km/h e acione os freios até a parada completa. Nesse momento, observe se a frente do veículo mergulha, ao mesmo tempo que a traseira levanta. Quando o carro parar completamente a tendência será de voltar abruptamente. É natural que o veículo tenha essa tendência, mas quando ela é excessiva, há fortes indícios que os amortecedores estão ruins. Para ter certeza, vamos à rua de paralelepípedos.

2. Em uma rua de paralelepípedos, a oscilação da suspensão é bem trabalhada. Amortecedores ruins não conseguirão acompanhar as  oscilações e transmitirão para a direção e farão a carroceria sofrer mais com os impactos. Assim, você perceberá que a rodagem sobre ruas de paralelepípedos parecerá bem mais áspera quando os amortecedores estiverem ruins.

3. Um último teste pode ser feito em uma rodovia: quando o carro estiver entre 90 e 120 km/h preste atenção na direção. Se você sentir excesso de vibração no volante quando passar em deformações na pista, excesso de inclinação do carro em curvas e até excesso de esforço no volante quando estiver em uma curva, seus amortecedores podem estar danificados.

Se comprei o carro usado e não conheço o histórico dele?

As recomendações de fábrica é de que os amortecedores sejam trocados (todos ao mesmo tempo) aos 40 mil quilômetros. Na prática isso dificilmente ocorre. Porém, vocês já perceberam que isso não é o que acontece. Mantive os amortecedores originais por 200 mil quilômetros em um carro. A grande questão é: o carro não apresentava nenhum comportamento anômalo, como oscilação em altas velocidades ou trepidação durante a frenagem e, na minha opinião, a segurança do veículo é o quesito mais importante quando decidimos adiar ou não uma substituição de peça.

Para não ser enganado por um mecânico, caso queira levar o veículo para a oficina e fazer uma inspeção, recomendo que você olhe a situação dos componentes antes de levar ao mecânico. Procure por vazamentos de óleo no amortecedor. É uma prática comum os mecânicos afirmarem que o amortecedor está vazando, então, verifique de antemão se há algum vazamento. Verifique antes de levar o carro para oficina, pois certa vez vi um mecânico borrifar óleo na carcaça do amortecedor antes de mostrar para o proprietário. 

Reparar no comportamento do seu carro é a melhor forma de fugir de vendedores de peças em centros automotivos, que jurarão de pés juntos que o amortecedor está estourado! Até o Próximo Dia de Garagem!