quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Revitalizando plásticos.

Quem nunca se deparou com aqueles plásticos esbranquiçados, que liquidam a imagem do carro? Além de passar a impressão de um carro mal cuidado, não adianta aplicar produtos que te prometem deixar a superfície como nova, se em poucas semanas (ou dias) o carro volta a ficar com aquele aspecto ruim. Trocar os plásticos é simplesmente inviável e pintá-los de preto pode ficar pior do que deixar como está. O que fazer?

A solução depende de apenas uma ferramenta: soprador térmico a 300°C e não mais que isso.

Digamos que, não é nada animador ver o plástico nesse estado...

Origem do problema:

A origem desse defeito é um pouco obscura. O plástico utilizado em que mais ocorre esse efeito é o copolímero ABS (Acrilonitrila-Butadieno-Estireno). É um "plástico de engenharia" muito utilizado por ser o mais barato dentre as opções que oferecem propriedades semelhantes de desempenho mecânico e "processabilidade". Durante o processamento o ABS recebe uma série de aditivos de propriedade e processo, para melhorar ainda mais a resistência do copolímero e facilitar a injeção do plástico.
Em um determinado momento esses aditivos começam a migrar para a superfície, ou simplesmente é degradado por raios UV e ozônio. No mais, pode ainda haver migração de aditivos e a oxidação deles na superfície. Isso só torna mais difícil dizer, à vista desarmada, quais problemas podem haver na superfície do plástico, já que pode ser degradação por UV, oxidação por ozônio, migração de aditivos ou tudo junto.

Então, como eu sei que o calor do soprador é o que faz a mágica acontecer? Bem, primeiramente, vi vários tutoriais de pessoas fazendo isso e o primeiro foi no canal ChrisFix, no Youtube. Resolvi testar para ver se era temporário, se danificava o plástico ou se era uma revitalização duradoura. Cheguei à conclusão de que era duradoura e não estraga a superfície!

O que acontece é que a superfície precisa atingir pelo menos 160°C e por isso você deve ajustar seu soprador térmico para algo em torno de 300°C. Acima disso, as coisas acontecem muito rápido e há chance de estragar o plástico, já que o superaquecimento poderá "queimar" a superfície. Temperaturas muito abaixo disso, demora muito para aquecer a superfície e a transferência de calor dentro do plástico vai elevar muito a temperatura no meio do material, podendo deformar também.

Procedimento:

Com o soprador a 300°C, aproxime da superfície, cerca de 1 cm e faça movimentos curtos sobre a região. Não deixe o soprador parado, ou você poderá superaquecer o plástico. Não se preocupe em deixar a superfície perfeita nesse momento.
Por alguns reais a mais que um Black & Decker e muitos reais a menos que um Makita, existe essa opção da DeWalt, com controle digital de temperatura, de 50 a 600 graus. Simplesmente fantástico.

Quando a superfície começar a ganhar brilho molhado, mude a região. Esse brilho que aparece é o sinal de que as coisas estão dando certo. Você vai perceber que a superfície ainda não está uniforme e isso é completamente normal. Espere a superfície esfriar e volte nos pontos que ficaram opacos.

Imediatamente após recuperar a região, medi a temperatura. Não dá para dizer que é a temperatura exata, mas dá para ter uma boa ideia do calor necessário.

Cuidados: em lugares muito perto de outras superfícies de plástico, borrachas ou vidro, o superaquecimento dessas superfícies é um problema. No para brisa o problema é a cola que veda a guarnição e a laminação.

Aproxime-se bem da superfície e dentro de 10s você verifica a mudança na cor da superfície. Mantenha o movimento e não deixe a superfície aquecer demais.

Superfície praticamente recuperada, com aspecto muito melhor. Agora preciso descobrir um jeito de tirar essas manchinhas brancas (provavelmente seiva de árvore). Para locais de difícil acesso, como esses frisos, utilize um bico mais concentrado, para perturbar o mínimo possível as regiões adjacentes.

Com isso, a revitalização do plástico é duradoura e dispensa qualquer produto para devolver o brilho à superfície. Agora, é só revitalizar os plásticos e curtir. Um bom trabalho a todos e até o próximo Dia de Garagem!