sábado, 2 de janeiro de 2016

Lavagem com 2 baldes: um resumo.

Vou enxugar toda a informação que foi passada no o artigo original sobre a técnica dos dois baldes, para que tenhamos um material prático, sem a necessidade de explicar com tantos detalhes cada passo apresentado. Acesse aqui a versão completa.

Nesse artigo não abordarei o uso do terceiro balde, para limpeza das rodas. Vou tratar a lavagem das rodas como uma rotina da lavagem na técnica dos dois baldes.  


As ferramentas:

1. Luva de lã ou de "minhoquinha" de microfibra (Chenille): utilize sempre uma luva bem macia e volumosa.
2. Shampoo automotivo com pH neutro: muitíssimo importante para não remover a camada de cera ou selante da superfície.
3. Balde de enxágue (10 a 20L): nesse balde a intenção é enxaguar as ferramentas de limpeza e remover as partículas de sujeira antes de mergulhar novamente no balde de shampoo
4. Balde de shampoo (10 a 20L): use um balde de água limpa misturada com o shampoo, para servir de fonte de solução limpa para a lavagem. Não coloque a luva suja nesse balde ou você carregará muitas partículas para a lataria e fatalmente vai riscar a pintura.
5. Água corrente: use uma mangueira de jardim, ou se usar uma lavadora de alta pressão tome o cuidado de manter uma distância mínima de 50cm da lataria. A pressão alta e o jato fino é muito agressivo para a pintura além do mais, se houver alguma pedrinha na superfície, ao ser removida pela água pressurizada, vai riscar a pintura, então, não utilize a lavadora para realizar o primeiro enxágue.
6. Panos para secagem: secar o carro é fundamental para evitar manchas, mesmo que seu shampoo prometa que é possível dispensar a secagem.
7. Cera ou selante: protege a pintura e facilita a remoção de sujeira na próxima lavagem. Deve ser aplicado 1x por mês, por mais que a embalagem prometa mais tempo de proteção. Veja mais sobre ceras e selantes nesse artigo completo ou nesse outro resumido.

Preparação:

Faça a limpeza do interior, pelo menos aspiração e remoção de sujeiras grandes, como tíquetes de estacionamento e folhas.

Encha os dois baldes com 10L de água e prepare a solução de sabão com a concentração recomendada na embalagem. Não é necessário utilizar mais shampoo do que a quantidade indicada.

Mergulhe a luva de lavagem no balde de shampoo e deixe de molho enquanto você faz a inspeção das sujeiras.

Observe a natureza e quantidade de sujeira: óleo, areia, terra, piche, pequenos galhos, enfim, avaliar se ela tem potencial de riscar ou não a pintura, se ela vai sair no enxágue, com o uso do shampoo ou precisa de um tratamento isolado.
Aproveite e veja se há necessidade de lavar o motor. Se houverem muitas manchas de vazamento de óleo, verifique a necessidade de reparar o vazamento antes de lavar.

Pré enxague: Faça o pré enxágue preferencialmente usando uma mangueira comum. Não use a lavadora a pressão nessa etapa, ou você correrá o risco de arranhar a pintura.

A lavagem da carroceria:

Divida o carro em parte superior, acima da linha do para lama e inferior, abaixo dela. Nessa etapa, todo enxágue pode ser feito com lavadora à pressão.

Dica de lavagem: nunca aplique força sobre a pintura. O peso natural da mão apoiada sobre a superfície é mais que o suficiente. A função do shampoo é amolecer a sujeira, para evitar a necessidade de esfregar o carro com força.


Comece pelas partes mais altas até chegar na linha do para lama:
1. metade longitudinal do teto.
2. vidros laterais e colunas das portas
enxágue o carro e a luva
3. para brisa e capô.
4. para lamas.
enxágue o carro e a luva
5. portas, entre a janela e a linha do para lama
6. vidro traseiro e tampa do porta malas
enxágue o carro e a luva

Terminada a parte superior, siga para a parte inferior, tomando o cuidado com as partículas mais grossas de sujeiras, que exigem descontaminações mais frequentes da luva no balde de enxágue.

7. Para choques e parte baixa do para lama
enxágue o carro e a luva
8. Parte baixa das portas.
enxágue o carro e a luva

Siga para as rodas, fazendo um enxágue generoso das caixas de rodas.
Faça a lavagem primeiro das quatro rodas e pneus e depois das caixas de rodas. 

Terminada a lavagem faça a secagem do carro com o uso de toalhas de microfibra e se preferir, aplique um produto tipo Quick Detailer para lubrificar a superfície e preparar a superfície para o enceramento.

Limpe e seque bem todas as ferramentas utilizadas na lavagem e mantenha em algum local protegido.

Espero que não tenha deixado tão sucinto que fiquem muitas dúvidas. Nesse caso, acesse o artigo completo, que lá explico detalhadamente cada passo. Boa Lavagem e até o próximo Dia de Garagem!