domingo, 6 de agosto de 2017

Lavagem a seco de Rodas e pneus!

Salve entusiastas da garagem!

Depois de lavar o carro todo utilizando "lavagem a seco", precisamos lavar as rodas e os pneus, que geralmente são um caso a parte e, mesmo na lavagem tradicional, dá um bom trabalho e exige ferramentas especiais para o trabalho ficar o mais perto possível de impecável.

Na primeira parte do artigo de lavagem ecológica usando o Optimum No Rinse, mostrei como é segura, fácil e rápida a lavagem do veículo utilizando a técnica proposta pela Optimum. Mas, o ONR não é a única opção quando precisamos lavar rodas e pneus muito contaminados. Para lavagens severas, podemos (e devemos) lançar mão de produtos mais poderosos, como o Optimum Power Clean.


Como o Optimum Power Clean não é nossa única opção para limpeza pesada, vou fazer  um "comparativo" entre ele e o "Dry Wash Limpeza Pesada". Para adiantar algumas coisas, o resultado final foi o mesmo: uma superfície perfeitamente limpa. Então o que difere um do outro? Veja a seguir!

Aqui está nossa cobaia. Nem tão suja, mas definitivamente não está limpa. Em uma metade vou aplicar o "Dry Wash Limpeza Pesada" e na outra, o "Optimum Power Clean" na diluição 1:3.


Olhando de perto, percebemos que há bastante sujeira, que os produtos terão que remover.

Primeiro o Dry Wash, com uma agitação leve com auxílio de um pincel, foi possível remover sem muita dificuldade as sujeiras da roda e fazer a limpeza do pneu. Em seguida, removi todo o excesso com uma toalha de microfibra.

No entanto, com o uso do Power Clean, a diferença foi perceptível logo na aplicação. Não houve necessidade de fazer a agitação com o pincel para retirar as sujidades. O próprio produto promoveu a desincrustação restando apenas o trabalho de remover o excesso do produto com a toalha de microfibra.

O resultado final: ambos os produtos removeram perfeitamente toda a sujeira da superfície, deixando o aro bastante limpo. No entanto o Power Clean se mostrou mais eficiente, dispensando a agitação com o pincel.

No resultado  final, eu arriscaria dizer que o produto da Optimum pode ser ainda mais diluído para fazer o mesmo trabalho. Definitivamente o produto na forma concentrada, seria um exagero nessa situação. Vale ressaltar que ambos os produtos também poderiam ser utilizados na lavagem tradicional, para uma eficiência melhor que do shampoo automotivo.

No próximo artigo, mostrarei em detalhes como cuidar da parte interior do seu carro, alguns produtos e dicas. Até o próximo Dia de Garagem.