Com esses aumentos consecutivos no preço do combustível é bastante interessante saber o que influencia no consumo de um veículo. Por isso escrevo esse artigo, para ajudá-los a economizar um pouco com os gastos de combustível.
Peso total do veículo: carros mais leves tendem a consumir menos. Sim. Verdade.
A média é que para cada 100 kg a mais em um carro, a autonomia reduz em 0,4 km/L, ou seja, quando enchemos o carro com equipamentos, pessoas ou bagagens, é natural que o peso extra faça o carro consumir mais. Deixar aqueles muitos kg de bugigangas no porta malas, ao longo prazo, significa uma grande diferença no fim das contas.
Velocidade: quanto mais rápido eu vou, mais combustível eu gasto: Verdade.
Portanto, se estiver ficando sem combustível, não corra até o posto de gasolina. Mantenha um ritmo de rotações mais baixas e constante.
O aumento da velocidade de um carro, não deve ser visto apenas pela equação de energia cinética (E = mv²/2), mas é uma boa base. O coeficiente aerodinâmico do carro também deve ser levado em consideração, pois o consumo também está relacionado ao arrasto aerodinâmico.
Quanto mais rápido você dirige a resistência aerodinâmica aumenta proporcional com o quadrado da velocidade. Ela é tão importante, que o Bugatti Veyron utiliza "apenas" 270cv para atingir os 250km/h em apenas 10s. Os outros 730cv são utilizados para completar os 150km/h "restantes", vencendo a crescente resistência do ar. Se por um lado ele chega de 0 a 250 em 10 segundos, para preencher os 400km/h ele precisa de mais 45s. (Curiosidade: nessa velocidade o Veyron esvazia o tanque em 12 minutos, percorrendo apenas 80km com 90L de gasolina)
Aerodinâmica: Já que estamos falando em aerodinâmica, tire aquele bagageiro "Thule" ou "Jetbag" de cima do carro quando não estiver utilizando, pois o acessório aumenta a área de contato em até 0,60 m². O mesmo vale para as barras transversais do bagageiro, que você utiliza para carregar a bike. Além desses itens serem peso extra, quando você está em uma estrada e eles não estão sendo usados, são verdadeiros sorvedouros de combustível.
Portanto, se estiver ficando sem combustível, não corra até o posto de gasolina. Mantenha um ritmo de rotações mais baixas e constante.
O aumento da velocidade de um carro, não deve ser visto apenas pela equação de energia cinética (E = mv²/2), mas é uma boa base. O coeficiente aerodinâmico do carro também deve ser levado em consideração, pois o consumo também está relacionado ao arrasto aerodinâmico.
Quanto mais rápido você dirige a resistência aerodinâmica aumenta proporcional com o quadrado da velocidade. Ela é tão importante, que o Bugatti Veyron utiliza "apenas" 270cv para atingir os 250km/h em apenas 10s. Os outros 730cv são utilizados para completar os 150km/h "restantes", vencendo a crescente resistência do ar. Se por um lado ele chega de 0 a 250 em 10 segundos, para preencher os 400km/h ele precisa de mais 45s. (Curiosidade: nessa velocidade o Veyron esvazia o tanque em 12 minutos, percorrendo apenas 80km com 90L de gasolina)
Aerodinâmica: Já que estamos falando em aerodinâmica, tire aquele bagageiro "Thule" ou "Jetbag" de cima do carro quando não estiver utilizando, pois o acessório aumenta a área de contato em até 0,60 m². O mesmo vale para as barras transversais do bagageiro, que você utiliza para carregar a bike. Além desses itens serem peso extra, quando você está em uma estrada e eles não estão sendo usados, são verdadeiros sorvedouros de combustível.
Pisar fundo: depende muito da situação.
O carro vai consumir mais, quanto mais rápido você faz ele ganhar velocidade. Em uma subida, pisar até o fim do acelerador, em rotações até 2000 rpm, é mais econômico do que pisar fundo em marchas baixas (e rotações mais altas) para fazer o carro acelerar mais rapidamente.
Na descida, acelerar ou ficar com o pé no acelerador é desperdício de energia. Aproveite o que a gravidade tem a oferecer e solte o acelerador com a marcha engatada, o que alguns chamam de freio motor. É bem provável que o motor vá aproveitar essa energia potencial e desligar os injetores, especialmente se ele estiver entre 2000 e 3500 rpm.
Câmbio automático: por mais que as montadoras jurem de pés juntos que os carros automáticos atuais são tão econômicos quanto os manuais, a promessa nem sempre se traduz em realidade. O grande vilão dos carros automáticos ainda é a programação do câmbio. É muito comum você estar a bordo de um carro automático e ele se "perder" em subidas ou descidas. Salvo o câmbio tipo CVT, que tem como princípio deixar o motor sempre na sua rotação ideal.
É normal que durante a subida, se utilize rotações mais altas (exatamente para "pedir mais potência para o motor"). No entanto, o "câmbio entende" que ele deve subir uma marcha para reduzir as rotações e consequentemente o consumo. Isso coloca o motor em uma faixa de potência e torque insuficientes para a situação e o carro "perde o embalo". Quando o câmbio percebe a situação, abaixa uma marcha. Mas aí já é tarde.
Nesse tempo que o câmbio "não sabe o que fazer", você perde muito rendimento de combustível. Uma das saídas é selecionar "manualmente" uma marcha fixa durante uma subida ou descida.
Piloto Automático: o uso do piloto automático (Cruise Control) aumenta o consumo do carro? Não.
Na maioria do tempo, o Cruise Control ajuda o motorista a economizar combustível, por deixar a velocidade sempre constante, ou bem próxima da velocidade selecionada. Sem o dispositivo é comum variarmos até 6km/h para mais ou para menos, que nos obriga a acelerar ou frear para ajustar a velocidade, o que representa desperdício de combustível.
Ar condicionado: o ar condicionado aumenta o consumo do carro? Sim.
O sistema de ar condicionado utiliza energia do motor para colocar o compressor em funcionamento, portanto, comprometendo parte da potência do veículo. Dessa forma, os veículos podem consumir até 1 km/l a mais do que se não estivessem usando o dispositivo.
Pneus mais largos: alguns motoristas optam por utilizar pneus mais largos que os originais. Mas, esse apelo visual custa caro. Pneus mais largos possuem maior arrasto aerodinâmico, maior peso e maior resistência à rolagem. Todos esses atributos estão intimamente ligados e aumentam o consumo do carro, podendo reduzir em mais de 1km/l a autonomia do veículo.
Calibragem incorreta: a calibragem incorreta de pneus é um perigo iminente para os carros. Além de aumentar as chances do pneu estourar, pneus murchos aumentam o consumo do veículo, por também aumentar a resistência à rolagem. Portanto, toda vez que abastecer o carro, cheque a calibragem!
Com essas dicas você poderá controlar melhor o consumo do seu veículo, e quem sabe, "ganhar" alguns quilômetros a mais por tanque.