quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Vamos falar de Velas!

A função primordial de uma vela é fornecer ao sistema a energia de ativação da explosão da mistura ar-combustível. Fora isso, o funcionamento correto das velas garante uma centelha no momento certo e por consequência um funcionamento bem equilibrado do motor, resultando em melhor rendimento.

O princípio de funcionamento de uma vela é bastante simples. Voltemos ao ensino médio e lembremos das aulas de física, quando o professor falava de arco elétrico. É isso. A vela nada mais é do que um gerador de arco elétrico, que opera com tensões muito altas (acima de 10kV) e corrente baixa.

O principal sintoma de uma vela no fim da vida útil ou irregular é a dificuldade na partida.
Quando o espaçamento dos eletrodos é excessivamente grande (estamos dizendo de aproximadamente 0,4mm maior que o espaçamento ideal), a bobina pode não oferecer tensão suficiente para "abrir o arco", portanto não haverá centelha e não haverá explosão.

Vela com gap fora de especificação: o carro apresentava dificuldade na partida e oscilações em baixas rotações. (Lâmina de 0,8mm)

Alguns especialistas defendem o uso de uma abertura maior, de 1.1mm nas velas, alegando melhora no consumo e níveis de poluição. Particularmente não senti nenhuma diferença no consumo e como não tenho como aferir os níveis de poluição, mantenho os 0,8mm que tem o tempo entre inspeção maior.

Nessas horas que vendedores maliciosos podem te dizer que será preciso fazer uma limpeza dos bicos injetores, e simplesmente retiram as velas, ajustam o espaçamento (sem nem trocá-las) e te cobram o olho da cara por isso. Um procedimento simples, que em casa, com ferramentas certas você mesmo pode fazer. Veja aqui o procedimento completo.

Vela usada com o gap ajustado para 0,8mm.

Sobre ajustar o espaçamento do eletrodo e utilizar a vela por mais 10 mil quilômetros, funciona, mas fique atento quanto à integridade da vela. Velas muito desgastadas, numa emergência, tranquilo, mas recomendo a troca. É preciso lembrar que seu carro vai funcionar fora do regime ideal das velas e em casos de velas que possuem um chanfro no eletrodo, geralmente ele desaparece, que leva a perdas na performance da vela. Outro ponto a se ressaltar é que dentro da câmara de combustão as velas ficam em uma posição otimizada.
Quanto ao meio ambiente: essas explosões, quando ocorrem de forma irregular e fora do momento certo, alteram a composição dos gases de escape, emitindo maiores volumes de Hidrocarbonetos (perceba: gasolina mal queimada é prejuízo para você) e monóxido de carbono.

Detalhe do chanfro da vela NGK Green de uma Montana 1.4 depois de 15000km. Ainda aguenta alguns milhares de km. Esse chanfro desaparece conforme o gasto da vela.

Como ajustar o espaçamento (gap) das velas do seu carro?
É uma tarefa simples, mas que exige boas ferramentas, chave de vela e calibrador de espaçamento (Feeler gauge) e uma boa dose de cuidado. Digo boas ferramentas, porque a remoção e colocação das velas exige um pouco de esforço e bastante cuidado. Chaves de vela de má qualidade podem não resistir a todo o processo ou não possibilitar a aplicação do torque ideal. Ferramentas inapropriadas, podem quebrar o isolamento da vela e isso se tornaria em despesa extra. Antes de instalar novamente, limpe os eletrodos e as roscas com um "Spray Limpa TBI", para tirar contaminação de óleo e carbonização, mas nem pense em jogar fluido de limpeza nos buracos da vela, pode dar calço hidráulico.

Na base do isolador é comum aparecer uma faixa escura. É uma mancha gerada pelo Efeito Corona, quando há uma descarga elétrica entre dois eletrodos de alta tensão sobre um material isolante.

Sobre colocar velas "Iridium" no seu carro:
Pode haver um benefício, principalmente no quesito durabilidade. No entanto, em um informativo da NGK dos EUA, dizia que em veículos que não possuem bobinas individuais para cada vela (ou seja, que ainda dependem de um distribuidor) a vida útil da vela é comprometida. Assim, aquela troca esperada para os 100 mil km, pode sofrer uma antecipação.
No entanto, elas já se provaram mais eficientes e têm se tornado uma nova tendência para o mercado, o que é muito bom, pois assim haverá uma redução significativa na produção de lixo, já que o corpo da vela não é reaproveitável e de difícil reciclagem!

Para mais informações técnicas e especificações sobre as velas e cabos que equipam seu carro, acesse a tabela de aplicação da NGK. No final do encarte existem informações bastante interessantes sobre a conservação das velas e o que é possível concluir a partir da observação do estado das velas!
http://www.ngkntk.com.br/automotivo/wp-content/uploads/2015/03/Miolo_04R_2015_2.pdf