Com freio não dá para brincar. Toda vez que escutar um barulho anormal vindo das rodas, é bom parar o quanto antes e ver o que está acontecendo. Pode ser um rolamento defeituoso, que também é perigoso, ou problemas relacionados ao freio. Os barulhos do freio vão desde aquele chiado estridente, que pode ser o indicador de desgaste raspando no disco, até um barulho seco/metálico, que indica que a pastilha acabou e está raspando metal com metal.
Nesse artigo, vou apresentar para vocês a troca de um jogo de pastilhas, que não estavam exatamente no fim da vida, mas estavam produzindo um chiado extremamente alto e agudo toda vez que o freio era acionado. Desconfio que o chiado era devido ao funcionamento irregular da pinça, que provocava a vibração das pastilhas e assim produziam o terrível chiado.
Durante a troca, percebi que as pastilhas velhas estavam com desgaste desigual e isso é um problema simples de falta de lubrificação dos pinos da pinça flutuante, que se solucionado com antecedência, poupará muito dinheiro em um futuro próximo. E prevenir não é caro!
Durante a troca, percebi que as pastilhas velhas estavam com desgaste desigual e isso é um problema simples de falta de lubrificação dos pinos da pinça flutuante, que se solucionado com antecedência, poupará muito dinheiro em um futuro próximo. E prevenir não é caro!
Ferramentas necessárias:
Jogo de chave combinada
Macaco
Cavalete
Fluido de freio.
Grampo "C" (Sargento)
Procedimento:
Fluido de freio.
Grampo "C" (Sargento)
Procedimento:
Inicie com o procedimento de "troca de pneus": quebre o torque dos parafusos, levante o carro, apoie o veículo utilizando os cavaletes e remova as rodas, mantendo o carro suspenso.
Pense na sua segurança: esses cavaletes são mais seguros do que manter o veículo apoiado sobre o macaco, pois são bem robustos e tem a base mais estável. Cavaletes para até 2ton são o suficiente para manter um carro suspenso com segurança.
Remova um dos parafusos da pinça, para que você consiga pivotar sobre um dos apoios. Na foto a seguir, soltei o parafuso de baixo (e geralmente é o de baixo), assim o caliper pode pivotar para cima. O movimento depende da mangueira hidráulica. Nesse caso, por causa da posição do flexível, seria impossível move-lo para baixo.
Cuidado para não torcer ou esticar o flexível. Caso seja essa a situação, remova os dois parafusos e utilize um arame para "pendurar" a pinça. Nunca deixe-a pendurada pela mangueira.
Quando remover as pastilhas, faça um teste nos pinos flutuantes. Comprima os pinos e veja se eles voltam a posição original. Caso esteja muito difícil movimentar os pinos ou um deles ofereça maior resistência ao movimento que o outro ou o pino fique travado na posição, faça a limpeza e lubrificação dos pinos flutuantes.
Pense na sua segurança: esses cavaletes são mais seguros do que manter o veículo apoiado sobre o macaco, pois são bem robustos e tem a base mais estável. Cavaletes para até 2ton são o suficiente para manter um carro suspenso com segurança.
Remova um dos parafusos da pinça, para que você consiga pivotar sobre um dos apoios. Na foto a seguir, soltei o parafuso de baixo (e geralmente é o de baixo), assim o caliper pode pivotar para cima. O movimento depende da mangueira hidráulica. Nesse caso, por causa da posição do flexível, seria impossível move-lo para baixo.
Cuidado para não torcer ou esticar o flexível. Caso seja essa a situação, remova os dois parafusos e utilize um arame para "pendurar" a pinça. Nunca deixe-a pendurada pela mangueira.
Quando remover as pastilhas, faça um teste nos pinos flutuantes. Comprima os pinos e veja se eles voltam a posição original. Caso esteja muito difícil movimentar os pinos ou um deles ofereça maior resistência ao movimento que o outro ou o pino fique travado na posição, faça a limpeza e lubrificação dos pinos flutuantes.
Basta soltar um parafuso e o caliper pode ser movido para cima. O parafuso que deve ser retirado situa-se na parte de trás da pinça (olhando o carro de lado).
Caso você tenha completado o reservatório de fluido, você precisa ir até ele. Utilize algo para retirar um pouco de fluido do reservatório, algo em torno de 80ml. Faça isso ou no momento em que você recuar o pistão da pinça, o reservatório poderá transbordar. Se não quiser remover fluido do reservatório, você poderá conectar uma mangueira na válvula de sangria do freio e abri-la, como se fosse sangrar o freio, para deixar o fluido sair do êmbolo e feche a válvula com o embolo ainda comprimido. Cuidado para não deixar entrar ar no sistema.
Forma correta de recuar o pistão: utilize o grampo "C", com ajuda da pastilha velha. Você deverá recuar o êmbolo para que seja possível encaixar o caliper nas pastilhas novas. Note que é preciso tomar cuidado para não esmagar a borracha de vedação do pistão.
Pastilhas novas instaladas (e faltando um dos elásticos que afasta as pastilhas...). Depois as pessoas me perguntam porque não confio em oficinas mecânicas... Eles perdem peças! Na hora de abaixar o caliper, talvez seja necessário recuar o pino flutuante para encaixar corretamente.
Depois de montar e parafusar as pinças no lugar, faça um segundo aperto, certificando-se de que os parafusos estão bem fixos. Depois de colocar as rodas e abaixar o veículo, ligue o motor e pressione o pedal do freio algumas vezes, até que o pedal ofereça resistência ao movimento. Recomendo não pressionar o pedal até o fim, para não forçar o cilindro mestre. Dê leves bombeadas no pedal.
A Pastilha fala:
O que podemos concluir olhando para a pastilha? Podemos concluir algumas coisas importantes sobre o funcionamento do freio, qualidade do serviço de manutenção e estilo de condução.
Trincas: indicam excesso de calor na frenagem.
Ondulação: pastilhas com a superfície ondulada indicam que há deformação no disco. Verifique a possibilidade de realizar usinagem do disco, se não, é recomendada a troca.
Desgaste em losango: montagem incorreta das pastilhas
Desgaste trapezoidal: caliper travado
Caliper Travado:
Tenha muito cuidado com essa situação. É comum que os carros sejam equipados com o sistema de pinça flutuante e também é comum que esses pinos percam a lubrificação e não funcionem adequadamente, o que é muito perigoso, pois diminui consideravelmente a eficiência da frenagem e pode provocar a quebra da pinça.
Essa diferença no curso dos pinos do caliper dá origem a um problema sério, que já me colocou em uma situação muito próxima de um acidente. Durante uma viagem, percebi que os freios estavam fazendo um barulho diferente e estavam se comportando de forma diferente e simplesmente deixei para quando eu voltasse pra casa. Durante a viagem de volta, o freio começou a fazer todos os barulhos possíveis. Era o fim da pinça direita.
Caso você tenha completado o reservatório de fluido, você precisa ir até ele. Utilize algo para retirar um pouco de fluido do reservatório, algo em torno de 80ml. Faça isso ou no momento em que você recuar o pistão da pinça, o reservatório poderá transbordar. Se não quiser remover fluido do reservatório, você poderá conectar uma mangueira na válvula de sangria do freio e abri-la, como se fosse sangrar o freio, para deixar o fluido sair do êmbolo e feche a válvula com o embolo ainda comprimido. Cuidado para não deixar entrar ar no sistema.
Forma correta de recuar o pistão: utilize o grampo "C", com ajuda da pastilha velha. Você deverá recuar o êmbolo para que seja possível encaixar o caliper nas pastilhas novas. Note que é preciso tomar cuidado para não esmagar a borracha de vedação do pistão.
Pastilhas novas instaladas (e faltando um dos elásticos que afasta as pastilhas...). Depois as pessoas me perguntam porque não confio em oficinas mecânicas... Eles perdem peças! Na hora de abaixar o caliper, talvez seja necessário recuar o pino flutuante para encaixar corretamente.
Depois de montar e parafusar as pinças no lugar, faça um segundo aperto, certificando-se de que os parafusos estão bem fixos. Depois de colocar as rodas e abaixar o veículo, ligue o motor e pressione o pedal do freio algumas vezes, até que o pedal ofereça resistência ao movimento. Recomendo não pressionar o pedal até o fim, para não forçar o cilindro mestre. Dê leves bombeadas no pedal.
A Pastilha fala:
O que podemos concluir olhando para a pastilha? Podemos concluir algumas coisas importantes sobre o funcionamento do freio, qualidade do serviço de manutenção e estilo de condução.
Trincas: indicam excesso de calor na frenagem.
Ondulação: pastilhas com a superfície ondulada indicam que há deformação no disco. Verifique a possibilidade de realizar usinagem do disco, se não, é recomendada a troca.
Desgaste em losango: montagem incorreta das pastilhas
Desgaste trapezoidal: caliper travado
Caliper Travado:
Tenha muito cuidado com essa situação. É comum que os carros sejam equipados com o sistema de pinça flutuante e também é comum que esses pinos percam a lubrificação e não funcionem adequadamente, o que é muito perigoso, pois diminui consideravelmente a eficiência da frenagem e pode provocar a quebra da pinça.
Essa diferença no curso dos pinos do caliper dá origem a um problema sério, que já me colocou em uma situação muito próxima de um acidente. Durante uma viagem, percebi que os freios estavam fazendo um barulho diferente e estavam se comportando de forma diferente e simplesmente deixei para quando eu voltasse pra casa. Durante a viagem de volta, o freio começou a fazer todos os barulhos possíveis. Era o fim da pinça direita.
Vazamento de fluido de freio pelo pistão da pinça: a quebra da pastilha devido ao caliper travado desencadeou um gravíssimo problema nos freios. Note como a pastilha está com desnivelamento acentuado no gasto do material de atrito.
Em um determinado momento a pastilha caiu e o êmbolo começou a ser pressionado contra o disco de freio. O desgaste do êmbolo ocasionou a projeção excessiva que gerou o vazamento do fluido de freio.
Pistão e disco, tal como estavam interagindo. Parte era o êmbolo e parte era a sapata da pastilha que raspavam no disco.
Pastilha nova e a sapata da pastilha danificada: observe o desgaste da sapata, que indica que estava raspando no disco. Resumo da ópera: um pistão completo, um cavalete, um par de discos de freio e um par de pastilhas.
Espero que essas informações sirvam como bom material de apoio para a manutenção do freio do seu carro. Obrigado pela leitura e até o próximo Dia de Garagem!
Espero que essas informações sirvam como bom material de apoio para a manutenção do freio do seu carro. Obrigado pela leitura e até o próximo Dia de Garagem!