terça-feira, 5 de janeiro de 2016

3 passos para conservar pintura e/ou polimento.

Depois de ter gastado um bom dinheiro com polimento da pintura do carro, nada mais justo do que cuidar bem para prolongar a vida do polimento. Pois é, não só para os veículos recém polidos, mas também para os veículos novos. Quais procedimentos tomar quando o assunto é cuidar da pintura?

A propósito: a menos que você tenha comprado um Rolls Royce, aquela história de que "Veículo novo não precisa de polimento" é mentira. Veículos novos estão, infelizmente, cada vez mais, saindo com defeitos de pintura do tipo "Casca de Laranja", que geralmente denuncia a falta verniz sobre a camada de tinta. Nesse caso, não é necessária uma rotina de polimento completa (corte, refino e lustro), mas uma generosa etapa de lustro da pintura será suficiente para amenizar esse defeito de fabricação.

1. Lavar com cuidado: o primeiro passo é utilizar um método correto de lavagem. Fuja dos Lava Rápidos ou a pintura do seu carro será destruída lavagem após lavagem, até que ela fique sem brilho e seja necessário um novo polimento. Para isso, utilize a técnica dos dois baldes para uma limpeza imaculada da pintura. Realize a lavagem utilizando shampoo automotivo neutro.

2. Proteger: é um dos pontos essenciais da conservação. Existem proteções do tipo vitrificação e também com selante. No caso de vitrificação a proteção resiste por pelo menos 1 ano sem necessidade de reaplicação ou produto extra, enquanto o selante será eficiente por no máximo 6 meses e para maior eficiência deve-se reaplicar uma nova camada a cada 2 meses. Se utilizar cera de Carnaúba, a reaplicação deverá ser mensal.

3. Manutenção: seiva de árvore, cocô de passarinho e qualquer outra sujeira orgânica deve ser removida da superfície assim que possível. Para a remoção, utilize algum produto de manutenção de pintura (Quick Detailer), ou algum produto de lavagem a seco. Outro ponto importante: mantenha o carro em locais abrigados de intempéries (sol, chuva, ventania).

Com esses cuidados, a pintura se manterá muito mais bonita, por tantos meses quanto forem dedicados à conservação. Então, mãos na massa e até o próximo Dia de Garagem!