Já reparou que mesmo depois de lavar o carro a pintura não possui um toque exatamente liso quando você passa a mão sobre a pintura e mesmo depois de encerado, o resultado não é tão bom quanto o esperado?
Isso acontece porque a pintura está contaminada com partículas muito pequenas, que ficam impregnadas na pintura e nas micro porosidades do verniz. São partículas de poeira, tinta, pó do freio, piche, seiva de árvores, enfim, uma grande quantidade de sujeiras pegajosas.
A melhor forma - e mais segura - de remover essa contaminação é com o uso da Clay bar. É importante lembrar que, juntamente com ela, devemos utilizar algum lubrificante específico, do tipo "quick detailer". A clay bar é essencialmente uma massa bastante pegajosa, composta basicamente por um abrasivo fino e um aglutinante. O abrasivo é responsável por fazer a remoção da impureza, enquanto o aglutinante retém a partícula. Depois de algumas passadas sobre a superfície podemos notar que a massa fica bastante suja, mesmo tendo acabado de lavar o carro!
A melhor forma - e mais segura - de remover essa contaminação é com o uso da Clay bar. É importante lembrar que, juntamente com ela, devemos utilizar algum lubrificante específico, do tipo "quick detailer". A clay bar é essencialmente uma massa bastante pegajosa, composta basicamente por um abrasivo fino e um aglutinante. O abrasivo é responsável por fazer a remoção da impureza, enquanto o aglutinante retém a partícula. Depois de algumas passadas sobre a superfície podemos notar que a massa fica bastante suja, mesmo tendo acabado de lavar o carro!
A intenção era mostrar manchas de água sobre a pintura, mas a pintura prata é muito pouco didática.
Se apenas ao toque você não estiver convencido da necessidade de descontaminar a pintura, um teste bastante simples é o "teste do plástico". Recorte um pedaço de plástico do tamanho de um cartão de crédito. Segure com a ponta dos dedos e deslize sobre a pintura limpa (não realize esse teste com a pintura suja - não faz sentido e vai riscar!). Se você perceber alguma aspereza, a superfície precisa ser descontaminada.
Note que: é muito importante que você faça qualquer procedimento de polimento, descontaminação e etc.. em um ambiente fechado e coberto. No meu caso não tive muita escolha e fiz o procedimento em um dia com pouco vento, para minimizar a chance de algum grão de poeira cair sobre a lataria.
Procedimento:
Se apenas ao toque você não estiver convencido da necessidade de descontaminar a pintura, um teste bastante simples é o "teste do plástico". Recorte um pedaço de plástico do tamanho de um cartão de crédito. Segure com a ponta dos dedos e deslize sobre a pintura limpa (não realize esse teste com a pintura suja - não faz sentido e vai riscar!). Se você perceber alguma aspereza, a superfície precisa ser descontaminada.
Note que: é muito importante que você faça qualquer procedimento de polimento, descontaminação e etc.. em um ambiente fechado e coberto. No meu caso não tive muita escolha e fiz o procedimento em um dia com pouco vento, para minimizar a chance de algum grão de poeira cair sobre a lataria.
Procedimento:
Sugestão: Para a utilização, divida a barra em partes com 10g a 20g. Se a barra tiver 200g, divida-a em 10 ou 20 partes. (Caso prefira, utilize uma quantidade maior ou menor de massa). Eu utilizo uma pequena quantidade de massa por vez, para evitar desperdício e caso a massa caia no chão o prejuízo é menor.
Modele a massa, abrindo-a de modo a formar uma "folha". Nesse formato que a massa será aplicada sobre o carro.
Utilize apenas uma pequena quantidade de massa. Essa quantidade é suficiente para descontaminar o capô de um carro, trabalhando em pequenas áreas por vez.
Faça a lubrificação da pintura, em uma área de aproximadamente 40x40 cm, com um produto do tipo "Quick Detailer". O quick detailer é um produto de uso bastante amplo, que pode ser utilizado como pré enceramento e pós enceramento e ótimo para lubrificação durante o processo de descontaminação.
Esfregue a clay bar sobre a área lubrificada, com movimentos em uma única direção - evite movimentos circulares. Não é necessário aplicar força, aliás, é errado aplicar força. A massa deve deslizar suavemente sobre a superfície. Caso ela "agarre" na pintura, reduza a força e/ou aplique mais quick detailer.
Terminada uma área, utilize um pano macio para remover o produto da pintura - preferencialmente um pano de microfibra - e dobre a massa de modo que a sujeira fique para dentro. estique novamente a massa, lubrifique a superfície e faça mais uma passagem, para garantir a descontaminação, ou repita o teste do plástico.
Repita esses procedimentos até descontaminar toda a superfície do carro.
Uma outra opção é utilizar um descontaminante do tipo "pad". São mais fáceis de aplicar, pois não precisa ficar esticando a massa ou virando ela a todo momento.
Depois de descontaminar todo o carro, prossiga para o polimento, ou aplique alguma cera ou selante para proteger a pintura.
Cuidados especiais:
Se a massa cair no chão, jogue-a fora. Mesmo que você tente limpar e dobrar a massa, é possível que alguma partícula de poeira risque a pintura.
Evite utilizar apenas água como lubrificante. Apesar de funcionar, ela não apresenta a mesma lubrificação de um produto que tenha agentes de lubrificação. Nesse caro use de uma diluição de shampoo automotivo neutro em água.
Tenha o hábito de descontaminar a pintura antes de encerar o carro. Isso ajuda a prolongar a vida útil da cera, proteger a pintura e potencializar o poder de brilho da cera.
Faça a descontaminação toda vez que o "teste do plástico" mostrar que a pintura está contaminada. Note que a clay bar remove a cera aplicada, portanto, reaplique a cera toda vez que utilizar a clay.
É isso aí! Aproveitem para deixar a pintura bonitona pro fim de semana e até o próximo Dia de Garagem!