Já teve a infelicidade de andar com sua S10 e ouvir um rangido muito irritante, especialmente quando você passa devagar em ruas esburacadas (ou seja, em qualquer rua), que te dá a sensação de estar dirigindo uma charrete? Chega a dar vergonha de tão alto e irritante que é o barulho!
Metade deles vem da suspensão: portanto, é importante fazer uma limpeza nas articulações da suspensão, bem como nos feixes de mola. Utilize algo do tipo WD-40, ou Car-Lub da Snap-on (mais barato e de excelente qualidade. É o mesmo fabricante do descarbonizante Car-80) para fazer essa limpeza. esse tipo de óleo não ataca as borrachas.
Um belo sábado lubrifiquei todas (todas mesmo) as articulações, feixes e buchas da suspensão do carro. A princípio tudo parecia bem, mas não andei 100m e ainda havia um barulho! Pensei: bem que dizem que é só acabar a garantia que o carro se acaba também! Aquele barulho já estava consumindo meus neurônios.
Comecei a olhar todos os pontos da suspensão que passaram desapercebidos pela minha lubrificação com Car-Lub. Eis que me deparo com o coxim superior do amortecedor dianteiro. Apliquei o óleo ali e como se fosse mágica o rangido desapareceu!
Rangidos na parte dianteira:
Tudo o que você vai precisar é: feltro auto adesivo, desses que você coloca na parede pra maçaneta não estragar a parede ou para a cadeira não fazer um escândalo ao ser arrastada.
Utilizei um feltro em fita, que normalmente uso para tirar rangidos dos painéis de acabamento. Recortei dois quadrados e colei.
Se você for um pouco mais caprichoso, você também vai precisar de um pouco de álcool para limpar a superfície
Passo 1: abra o capô
Passo 2: limpe a superfície do batente do capô.
Passo 3: cole o pedaço de Feltro
Passo 4: encontre a paz interior.
Aquele barulho chato simplesmente desaparecerá. E tudo porque um batente de borracha que fica em contato com o batente de metal quando fricciona range, toda vez que o carro passa por imperfeições na pista!
O batente de borracha responsável pelo rangido. Caso o feltro que você utilize seja muito espesso (mais de 2mm), gire um pouco essa borracha no sentido horário. Você vai perceber que ela "abaixa" quando é girada e isso mantém o nivelamento correto do capô.
*Outros lugares que podem produzir barulhos irritantes em caminhonetes: ancoragem dos estribos, espaçadores da carroceria e caçamba com o chassis, batentes dos feixes de molas. Todos esses pontos podem ser lubrificados com o óleo recomendado no início do texto.
*Outros lugares que podem produzir barulhos irritantes em caminhonetes: ancoragem dos estribos, espaçadores da carroceria e caçamba com o chassis, batentes dos feixes de molas. Todos esses pontos podem ser lubrificados com o óleo recomendado no início do texto.
Então é isso! Até o próximo Dia de garagem!