sexta-feira, 2 de agosto de 2019

5 dicas para conservar a pintura de um carro

Salve galera da garagem!

Você estaciona seu carro sob o sol, vê aquele brilho maravilhoso e torce para que seu carro seja assim todos os dias, mesmo depois que ele tiver 5, 6 anos de uso? Então essas 5 dicas são para você!

1. Lave seu carro com uma técnica apropriada!

O maior vilão do brilho de um carro é a lavagem descuidada e, acredite, a grande maioria dos lava rápidos não utilizam a técnica correta, especialmente porque eles usam produtos muito agressivos, como o famoso e destrutivo solupan, para obter a alta produtividade. Procure lava rápidos que utilizem toalhas de microfibra para a lavagem ao invés de espuma de colchão e se derrubarem a toalha no chão e passarem de novo nos carros, saia correndo! Toda vez que o pano de limpeza cai no chão, ele inevitavelmente agrega grãos de sujeira do chão e vira uma lixa!.

2. Tenha o hábito de aplicar cera!

Mas esqueça aquelas ceras comuns de supermercado - essas saem na primeira chuva. Procure uma boa cera de carnaúba (ou uma boa cera sintética) e faça uma aplicação mensal com o carro limpo, para garantir a eficiência da proteção. Lavagem com cera? Não.

3. Evite deixar sujeira acumular sobre a pintura.

Sujeiras do dia a dia são majoritariamente ácidas, especialmente se sobre a pintura houver sujeira deixada por pássaros e seiva de árvores. Limpe o quanto antes as sujeiras "melequentas" com água em abundância e um pano de microfibra, pois elas podem com o tempo enrugar a pintura e causar um dano irreversível.

4. Estacione em local coberto.

Sempre que for deixar seu carro estacionado por um longo período, deixe-o estacionado em um local coberto. Caso não seja possível, reforce a proteção com cera toda vez que lavar o carro.

5. Não exagere nos cuidados!

Parece contraditório, mas exagerar também não é legal. Polimento é sempre um procedimento agressivo, portanto, polir o carro com frequência não é bom. Depois de um polimento, proteja a pintura com uma boa cera, observando as recomendações de aplicação do fabricante. Para a manutenção de ceras de carnaúba, utilize um shampoo com cera. Cuidado com produtos mirabolantes que prometem milagres e cheios de silicone.