Quem nunca se perguntou o que significa aquelas letras todas no câmbio automático? Prontamente pensamos em P (Park), R (Reverse), N (Neutral) e D (Drive), mas e em termos de mecânica? O que cada letra representa?
P (Park): Nessa posição, o câmbio trava mecanicamente o eixo de saída, tornando impossível mover o veículo.
R (Reverse): esta é a marcha à ré de um veículo com câmbio automático. Nessa posição, a combinação de engrenagens faz o eixo de saída do câmbio girar no sentido oposto, movendo o carro para trás.
N (Neutral): Nessa posição, o veículo libera as engrenagens, ou seja, nenhuma marcha estará engatada.
D (Drive): Com o carro parado, câmbio engata a "primeira marcha" e assim que colocado em movimento, faz as trocas automáticas das marchas, conforme a programação do câmbio.
Como usar corretamente o câmbio automático?
1. É normal ver pessoas colocando erroneamente o veículo na posição "P" quando param em um semáforo. No entanto esta é uma posição que você deve utilizar APENAS quando
estacionar o carro.
2. N ou D: se não devemos utilizar o "P" quando parar no semáforo, em que posição devemos deixar?
Na posição "N" nenhuma marcha do veículo está engatada, portanto todo o sistema gira livremente, ao contrário de quando está em "D", que gera um carregamento sobre o conversor de torque - a peça análoga à embreagem de um carro com câmbio manual - e causa um sutil aumento no consumo do veículo.
Portanto é correto dizer que, quando parado em um semáforo ou congestionamento, devemos deixar na posição "N" e manter o pé acionando o pedal do freio. No entanto, não há nenhum prejuízo em deixá-lo em "D" por um curto período de tempo.
3. Deixar em "P" e não travar o freio de estacionamento (freio de mão): é sempre arriscado não utilizar corretamente o freio de estacionamento, apesar de ser prática bastante comum.