Fica feio, desvaloriza o carro, prejudica a visibilidade e o pior: nem sempre é culpa do proprietário. O farol amarelado é resultado da degradação do policarbonato, ou do verniz, diante dos raios UV do sol. Prevenir nem sempre é facil, mas remediar pode não ser tão difícil assim!
O primeiro passo para atingir uma boa melhoria é avaliar se há ou não camada de Verniz sobre a lente. Se houver, será necessária uma etapa de aplicação de verniz logo depois do lixamento. Sim, o primeiro passo para devolver ao farol um pouco da transparência que lhe foi tirada, é lixar a superfície.
Não só a qualidade estética está em questão. Depois de polida, a qualidade óptica do farol é brutalmente superior!
A primeira etapa, de remoção da camada deteriorada, deve ser feita de preferência com um bloco de espuma com abrasivo #800 (lixamento na horizontal). Muito cuidado com os arredores do farol. De preferência faça um contorno de fita crepe e papel nas partes pintadas (que eu fui negligente, porém muito cuidadoso no processo e mesmo assim passei alguns minutos polindo os arredores). Faça o lixamento em uma única direção, sempre lubrificando a superfície com água, utilizando um borrifador. Uma vez que a água que escorre da lubrificação apresentar uma coloração branca (nas primeiras lixadas a água sai bem turva), é hora de parar com a lixa #800.
A primeira etapa, de remoção da camada deteriorada, deve ser feita de preferência com um bloco de espuma com abrasivo #800 (lixamento na horizontal). Muito cuidado com os arredores do farol. De preferência faça um contorno de fita crepe e papel nas partes pintadas (que eu fui negligente, porém muito cuidadoso no processo e mesmo assim passei alguns minutos polindo os arredores). Faça o lixamento em uma única direção, sempre lubrificando a superfície com água, utilizando um borrifador. Uma vez que a água que escorre da lubrificação apresentar uma coloração branca (nas primeiras lixadas a água sai bem turva), é hora de parar com a lixa #800.
Em seguida, é hora de partir para uma série de "refinamento" com lixas cada vez mais finas. Optei pelas lixas #1000 (lixamento na vertical), #2000 (lixamento na horizontal) e um pré polimento com uma lixa Trizact #3000 (rotativa).
Como não constatei a presença de verniz automotivo nesse farol, segui diretamente para o polimento, mas, caso haja necessidade de aplicação, dispense o pré polimento, limpe muito bem a superfície com álcool isopropílico e aplique o verniz após a lixa #2000. Não se preocupe, se o verniz for bem aplicado a superfície não ficará marcada pela lixa #2000 e as estrias deixadas pela lixa não vão permitir que o verniz craquele. Use verniz de boa qualidade e respeite os tempos de cura antes do polimento.
Superfície da lente pré polida com a Lixa Trizact #3000
O polimento começou utilizando uma boina agressiva e o composto polidor com alto poder de corte. Cuidado: mesmo em superfícies transparentes é possível que apareçam hologramas!
De lá pra cá a diferença entre as etapas é cada vez menor, mas é fundamental ir até o fim do processo!
Seguindo diretamente para a fase de lustro, pulando a etapa de refinamento, utilizando uma boina supermacia com composto Lustrador.
Superfície lustrada! Como o efeito holograma sobre a superfície transparente foi mínimo, foi possível pular a etapa intermediária de refino e partir diretamente para a fase de lustro.
Finalizei a recuperação do farol com a aplicação de uma cera sintética para o selamento da superfície, para garantir uma superfície lisa e brilhante.
Seguindo diretamente para a fase de lustro, pulando a etapa de refinamento, utilizando uma boina supermacia com composto Lustrador.
Superfície lustrada! Como o efeito holograma sobre a superfície transparente foi mínimo, foi possível pular a etapa intermediária de refino e partir diretamente para a fase de lustro.
Finalizei a recuperação do farol com a aplicação de uma cera sintética para o selamento da superfície, para garantir uma superfície lisa e brilhante.