De que adianta comprar os melhores produtos do mercado, se na hora de diluir você pega água da torneira? Parece um questionamento estúpido, mas aqui vai a explicação:
Se você diluir detergentes, ou quaisquer produtos de limpeza que contenham tensoativos, surfactantes, pH balanceado ou pH ideal, utilizando água da torneira, você simplesmente reduz a eficiência do produto. Diluir dessa forma, você diminui a concentração do princípio ativo (o que é desejado, afinal você está diluindo) e ao mesmo tempo promove a reação deles com os íons presentes na água, ou seja, inutilizando uma parte do princípio ativo.
Na água da torneira, existem íons dissolvidos, entre eles, carbonatos, sulfatos, nitratos e cloretos, ligados a ferro, magnésio, cálcio, etc... que reagem com os princípios ativos dos produtos químicos de limpeza e reduzem a eficiência. Por exemplo, o cálcio (amplamente encontrado em água) é muito reativo com o tensoativo e isso reduz o poder de limpeza de limpadores e detergentes. É a famosa água dura. O resultado não melhora muito se utilizar água mineral, aliás, pode ser ainda pior.
Então, da próxima vez que for fazer alguma diluição, utilize água destilada, água desmineralizada ou água deionizada e aproveite o máximo da eficiência da sua solução!