domingo, 27 de setembro de 2015

Teste de produto: Alcance Química - Iron Z

Assistir os vídeos de utilização do Iron Z é bastante animador: você aplica o produto, ele vira um caldo roxo, você esfrega um pouco e de repente a roda do seu carro sai brilhando. Fantástico! No meu teste foi exatamente assim. Apliquei, esfreguei um pouco e depois de enxaguar, a roda estava bem limpa!


Ponto (muito) negativo: Não há nenhum site da marca Alcance química que traga informações sobre o produto, nem aplicação, muito menos toxicidade ou a ficha "FISPQ - Ficha de informações de Segurança de Produtos Químicos" que acompanha, ou pelo menos deveria acompanhar, todos os produtos químicos. Todas as informações que encontrei sobre o produto foram trocas de experiências em fóruns ou experiência própria. Consultando o CNPJ, encontrei a empresa "BSB Química", que também não tem um website ou quaisquer informações sobre os produtos.
Outras falhas: o rótulo apresenta alguns erros de português, incluindo a grafia incorreta do "CEATOX - Centro de Assistência Toxicológica.". Pouca coisa, mas cada detalhe conta.

No rótulo diz: "Produto com odor desagradável" e bota desagradável nisso!  Provavelmente o produto é a base de algum sulfonato (sais de reação com ácido sulfônico), que exalam um odor bastante desagradável de ovo podre. Então, primeiro cuidado: use luvas, óculos de proteção e máscara, afinal é um produto bastante irritante para a pele e mucosas e aspirar os vapores do borrifador, não é nada agradável, mesmo! Cuidado extra: aplique em um ambiente ventilado.


Ele ajuda a remover o pó de freio de forma bastante eficiente. Minha garagem não ficou com nenhum resíduo preto no chão e logo na primeira aplicação o resultado foi muito bom, mas deve-se levar em conta que em uma roda não há apenas pó de freio: existem manchas de piche, graxa e outros resíduos que o Iron Z não tira. Portanto, não adianta muito aplicar, reaplicar e esfregar o Iron Z nas manchas que restarem: elas não são incrustações de pó de freio, mas resíduos de piche! (obviamente ela  ainda faz o Iron Z ficar roxo porque tem o maldito do pó misturado ali). Nesse caso, utilize algum desengraxante a base de Nafta.

Detalhe de toda a sujeira que estava na roda antes de aplicar o Iron Z.

Basta uma leve esfregada com um pincel, para espalhar bem o produto, para toda sujeira sair de cima da roda!

Durante a aplicação, forma-se esse caldo roxo, que deve ser enxaguado sem deixar o produto secar sobre a superfície. Sabe lá Deus o que pode acontecer...

Basta jogar água e as coisas voltam a brilhar

As malditas manchas de piche: Jogar Iron Z aí vai deixar o produto roxo, mas vai te dar a maior canseira tirar na base da esfregada... Nesse caso use um desengraxante a base de Nafta.

No entanto há uma coisa que me incomodou um pouco no resultado: a superfície das rodas, depois que secaram, mostraram que o produto foi levemente agressivo, o que demanda algum pós tratamento com cera. Há de se convir que as rodas são bem antigas, já sofreram todo tipo de agressão do meio e que o Iron Z talvez tenha apenas trazido a tona todos os defeitos que estavam mascarados. Em todo caso é uma observação que deve ser feita e levar em consideração antes de sair jogando esse produto sobre toda a lataria, como algumas pessoas fazem.
Uma segunda observação: a virola do pincel que utilizei (virola é aquela parte metálica na qual se prende as cerdas) sofreu uma leve oxidação. Um teste mais profundo com a interação do Iron Z com metais ferrosos foi preparada e você pode ver aqui.

No fim das contas, o Iron Z se mostrou um produto bastante eficiente, mas há as ressalvas a se fazer sobre sua composição química obscurecida por termos genéricos (tensoativos, coadjuvantes, conservantes...) e a falta da FISPQ. É um produto químico, bastante forte por sinal e de uso comercial/industrial e como todo produto químico, pode causar acidentes de trabalho, principalmente pela falta de EPI's. Ter em mãos a composição química correta, pode salvar minutos preciosos na prestação de socorro, além da aplicação correta dos antídotos.