domingo, 13 de setembro de 2015

Caneta lubrificante

Pressuponho que todos aqui conhecem o WD40, sua enormidade de aplicações e a grande variedade de embalagens, seja ela uma pequena lata de spray ou uma gigantesca lata de 18L.
Uma versão, que é novidade para nós, tem aparecido em algumas lojas, a "No-mess pen", uma caneta cuja carga é nada menos que o famoso desengripante.

WD40 a preço de ouro e a mesma identidade da marca. Corpo azul, logo amarelo e tampa vermelha!

No entanto é bastante caro, 7.7ml por 15 reais, ou mais. Vi em um blog russo uma forma de recarregá-la, fazendo um furo no fundo da caneta para injetar o conteúdo do aerosol e tapando-o com um pequeno parafuso. Bem criativo. 

Mas, pela manhã, enquanto escrevia em um quadro branco, me dei conta de que a caneta que eu utilizo, Vboard Master da Pilot, possui um cartucho de tinta líquida reposicionável.

Essas canetas são fantásticas e duráveis! Quando a tinta acaba, basta trocar o cartucho. Se a ponta estragar, basta trocar a ponta! O meio ambiente agradece!

Pensei: e se eu preenchesse o cartucho vazio com óleo multiuso (ou outro) para aplicar em pequenos detalhes?


Um cartucho vazio e lavado. Limpar o resíduo de tinta requer um pouco de paciência. Dica: use álcool e um pincel fino de cerda dura; o invólucro, o disco de plástico, pode ser descartado.

Comprei uma caneta nova, sem que o cartucho estivesse instalado, ou seja, sem que tivesse tido contato com a tinta, por R$ 7,60. Peguei um cartucho usado, limpei, adicionei Óleo multiuso (tipo Singer)** para o teste, segurei a caneta com a ponta para baixo até que a ponta encharcasse com o óleo e... 


Sucesso. A caneta deposita a quantidade certa de óleo, suficiente para pequenas lubrificações tópicas, tão prático e limpa quanto a "No-mess pen", um bocado mais barato e recarregável. Assim não sobra nenhum pincel para limpar depois e nem suja as mãos com resíduos!
Deitada, não vazou nada pela ponta e não se esqueça: ela deve ser armazenada DEITADA ou com a ponta para cima. Também não se esqueça de seguir as instruções que valem para a caneta com tinta: retire e recoloque o reservatório apenas com a ponta virada para cima.

*Caso você queira carregar a caneta com o WD40 do aerosol: cuidado. O líquido sai da lata rico em gás (propelente a base de propano = inflamável), portanto não faça em ambiente fechado, perto de chama ou fonte de calor. Aperte a válvula com cuidado, evitando criar névoa, de preferência utilizando o "canudo" vermelho que acompanha o aerosol, transferindo primeiro uma quantidade razoável, em torno de 5 a 10ml, para uma pequena garrafa (pequena mesmo, de no máximo 50ml). Deixe o líquido descansar com o vasilhame aberto por pelo menos 2h, para escapar o gás dissolvido no WD. Só então coloque o líquido no reservatório da caneta. 
(Se esse período de desgaseificação não for obedecido, há risco da caneta expulsar vigorosamente o líquido e nem precisa me perguntar como eu sei disso.)

**Porque utilizei óleo multiuso Singer: O WD40 tem diversas aplicações, mas lubrificação não é o forte do WD, principalmente em um carro. A própria marca diz que é um lubrificante para baixo atrito (dobradiças, fechaduras e cadeados). Na prática o WD40 dissolve os lubrificantes mais pesados, como óleos de maior viscosidade e graxas. WD é um óleo de penetração, com a finalidade de desengripar peças oxidadas e proteger peças metálicas de oxidação ou realizar limpezas em superfícies diversas, inclusive eletrônicos.