domingo, 15 de novembro de 2015

Sobre ceras e selantes.

Aquele carro brilhando ao longe, com a pintura viva pode ser o seu. Se a grama do vizinho parece ser mais verde, faça a sua grama verdejar.
Nada mais gratificante do que ver seu dinheiro suado sendo muito bem cuidado. Cuidar da pintura hoje, poupa muito trabalho no futuro e valoriza o carro, sem sombra de dúvidas.

Pode ser novo ou antigo, um carro bem cuidado é sempre mais bonito. Fato é: encerar o carro não é meramente deixá-lo brilhando. A proteção da pintura do veículo é tão necessária quanto colocar gasolina no tanque para funcionar o motor, no que diz respeito à proteção da pintura.

A pintura do carro é um dos fatores de peso na hora da revenda. Então, porque não cuidar agora, curtir um carro impecável enquanto ele é seu e ainda ganhar um pouco mais na avaliação de revenda pela conservação?

Antes de comprar os produtos e passar uma manhã inteira cuidando do carro, que tipo de produto você vai utilizar? Boa parte do que é comercializado, promete milagres na pintura e uma durabilidade incrível, mas o que eles não te dizem é que cada uma serve para um resultado e uma determinada etapa do tratamento de pintura. Usar o produto errado apenas esconde as imperfeições sob generosas camadas de óleos.

Cera Protetora Plus 3M: mais precisamente um selante limpador: feita de protetores sintéticos, com presença de abrasivos.

Para escolher o produto certo, você precisa determinar quais problemas existem na pintura do seu carro e então escolher o produto e a técnica mais adequada. Nem o mais barato, nem o mais caro: somente o que você precisa. 

Vamos começar pelos tipos de produtos que você pode encontrar por aí e entender para que eles servem. De uma forma abrangente, resolvi seguir uma classificação bem binária me baseando em discussões de fóruns estrangeiros, que serve para te ajudar a chegar em algum esclarecimento.
Quanto à matéria prima: meu esforço para evitar a palavra cera nos dois primeiros parágrafos não foi à toa. Há uma definição precisa para o que é cera.

Cera: todo produto que contém em sua composição algum tipo de cera natural, como cera de carnaúba, cera de abelhas, etc..
Selante: todo produto que contém em sua composição apenas matérias primas sintetizadas artificialmente, como o polietilenoglicol, politetrafluoretileno, etc...
A maioria do que é comercializado são híbridos, que une as propriedades da Cera e do Selante, tem um resultado muito satisfatório, mas não entrega o máximo das propriedades individuais da cera e do selante.

A decisão sobre a base sintética ou natural é individual. Particularmente gosto muito do brilho que a cera natural proporciona, que só um selante muito avançado como o Meguiar's Ultimate consegue se aproximar, custando mais que o triplo.

Cuidado na hora de comprar: como jogada de marketing algumas empresas dizem que trata-se de um produto com cera de carnaúba pura. Tudo bem, significa que foi utilizada apenas cera de carnaúba na composição, mas nada diz sobre a quantidade dela. Quanto maior a concentração de Carnaúba, mais intenso é o realce da pintura e mais dura (e cara) é a cera.

Cera Híbrida Pérola Mega Wax: se apresenta como "Cera Cristalizadora", mas esse é um termo incorreto já que o produto não promove nenhum tipo de cristalização da superfície.

Quanto à apresentação:

Cera/selante líquido: apresenta o mesmo resultado final e durabilidade de proteção que a versão em pasta, com a única vantagem de ser mais fácil de aplicar.
Cera/selante sólida: é a versão mais comum, na tradicional lata de cera. Possui um rendimento/embalagem cerca de 20% maior em volume de carros em relação à versão líquida. Por serem sólidas o correto é aplicar uma camada bem fina dela na pintura. Uma embalagem dura até mais de um ano de aplicações mensais.
Cera/selante Spray: projetado para aplicação rápida e fácilitada, porém a versão em spray sacrifica drasticamente a durabilidade da proteção, devido a menor quantidade de agentes fixadores.

*E aquela cera fedorenta que eles vendem no supermercado numa latinha e que é pastosa? Sinceramente, é um produto com suas propriedades e muita facilidade de uso, que entrega brilho e proteção, como qualquer outra. O problema é que é rica, demais, em solventes que podem estragar o verniz, possui óleos pesados, que mascaram os riscos e bastante abrasivo. Basicamente o brilho sai na porrada.

Quanto à função:

Cera/Selante Limpador: com o limpador é possível obter um toque liso na pintura, oferece proteção e remove leves riscos no verniz que sofreu descuido na lavagem (swirl marks), pois contém abrasivos finos e solventes. É um produto que se enquadra no "tudo em um", para aquele usuário do Domingo de manhã, que só quer deixar a pintura em ordem.
Em termos de resultado final, depende muito da situação inicial da pintura e da dedicação de quem aplica.

Cera Limpadora Cleaner Wax Meguiar's: produto clássico, com resultados extraordinários e rendimento excelente.

Cera/Selante Finalizador: um finalizador é um produto que tem a intenção de criar uma superfície de proteção à pintura e não contém qualquer tipo de abrasivo, portanto, não promove remoção de riscos de lavagem ou manchas. O finalizador normaliza os micro riscos das boinas de lustro e preenche os poros da pintura.

Selantes NXT Tech Wax 2.0 e Ultimate Paste Wax Meguiar's: selantes com rendimento muito alto, altamente hidrofóbicos. A diferença é basicamente de composição. A Ultimate é o único produto que pode ser aplicado sob sol. (Suspeito que a NXT tenha agente de abrasão)

Um pouco mais sobre a Carnaúba:

Uma cera a base de carnaúba possui a propriedade de realçar a cor, principalmente em cores escuras e chamativas e promove bastante brilho. No entanto não possui uma resistência muito grande ao tempo ou quando exposta ao sol. É o produto ideal para carros de exposição e eventos. Serve para proteção da pintura no dia a dia, mas requer manutenção mensal.

Cera de Carnaúba Dry Wash: excelente cera, sem abrasivos, com rendimento elevado e boa capacidade de "puxar" a cor.

Um pouco mais sobre os sintéticos:

Os produtos sintéticos são incríveis em termos de proteção, mas deixam um pouco a desejar quando o assunto é brilho. A menos a Meguiar's Ultimate, que te entrega um brilho próximo ao que é oferecido pela Carnaúba, os selantes têm como principal propriedade, oferecer proteção. Em geral, são utilizados polímeros muito resistentes, com baixo coeficiente de atrito e alta repelência a água, coisa que as ceras naturais não são tão boas.

Synthetic Sealant 2.0 Meguiars - Mirror Glaze: Série profissional da Meguiar's, requer alguns cuidados ao aplicar e tempos de cura. Utilizado na etapa final do polimento, garante brilho e proteção superiores. Depois de 24h de cura, pode-se aplicar um finalizador de Carnaúba para realçar o brilho.

Te ajudando a escolher:

Depois de tantas informações, vamos ao que interessa: uma forma objetiva para te ajudar a escolher o que usar na pintura. Lembre-se que esse método de escolha é bastante simplório, mas funciona para uma grande maioria.

Se você quer brilho, vá para as ceras mais ricas em Carnaúba.
Se você quer proteção, para um carro que fica muito tempo sob o sol escolha uma Sintética.

Se a pintura é de um carro novo ou recém polido, escolha um finalizador.
Se for repintura: não use nenhum produto que contenha silicone. Via das dúvidas, não use nada na pintura antes de 30 dias de cura.
Se a pintura possui riscos leves de lavagem e manchas, escolha uma cera limpadora (cleaner wax).

Lembre-se: não existe carro velho, existe carro mal cuidado! Até o próximo Dia de Garagem!