domingo, 15 de novembro de 2015

Como checar os fluidos: um guia completo.

Em muitos lugares, lojas de autopeças, centros automotivos e até em supermercados existe a recomendação: cheque os fluidos do seu carro periodicamente. Gera aquele momento de dúvida e no fim, ou você acaba deixando de lado ou você paga por um serviço que você mesmo pode fazer em minutos!

É muito importante pelo menos saber verificar os níveis, mesmo que você não vá completá-los por conta própria, pois assim, você saberá se é mesmo o momento de adicionar algum fluido, sem ser levado na conversa.

Precisamos lembrar que se há a redução acentuada no nível de um fluido dentro de um sistema que teoricamente é vedado requer atenção, afinal há fluido vazando por algum lugar. Flutuações entre as marcações "máx" e "min" e períodos longos (6 meses) podem ser normais, já que o sistema possui respiros por onde vapores podem escapar.

Tudo o que você vai precisar:

Um local plano
Um par de luvas de malha ou raspa
Algumas toalhas de papel. (Evite utilizar estopa: pode soltar algum fiapo dentro do reservatório).
Palitos de plástico branco.
Fluidos que forem necessários.

Em casa, sem nenhuma ferramenta especial, você é capaz de checar o nível e a condição do fluido de freio, fluido do radiador, fluido de direção hidráulica, gasolina do tanquinho, óleo do motor e aquela água que esguicha no para brisa.

Assim que você verificar que algum fluido precisa ser adicionado é conveniente que você tente identificar qualquer vazamento imediatamente. É um procedimento simples: verifique as conexões do reservatório com a mangueira e verifique se há indícios de vazamento nas conexões. Em seguida procure possíveis rachaduras ao longo da mangueira. Os fluidos oleosos costumam deixar um rastro com um certo "brilho molhado" na superfície. Se verificar esse tipo de rastro, há algum vazamento por perto. Tampas trincadas ou com a vedação ressecada, também permitem que o fluido escape (afinal, todos trabalham aquecidos e vaporizam).

"Mise en place":
 
Você precisa assegurar que o carro foi desligado há mais de 1 hora, para garantir que os fluidos já tenham se estabilizado e resfriado. CUIDADO: os fluidos ainda podem estar quentes, principalmente o óleo do motor e o fluido do radiador!

Pegue o manual do carro, localize os reservatórios, os referenciais de máximo e mínimo para cada fluido, a especificação dos fluidos e anote todas as informações. A Especificação pode vir nas seguintes formas: 

Fluido de Freio: DOT3, DOT4, DOT5 ou DOT 5.1
Fluido de Radiador: ver especificação do tipo de anticongelante (Azul, Verde, Alaranjado).
Fluido de Direção Hidráulica: ATF DEXRON II; ATF DEXRON III
Óleo: 10W-30 API SM; 20W-50 API SJ

A Verificação:

Com todas as informações necessárias à mão, vamos à verificação.
Primeiro, com as toalhas de papel, limpe bem a tampa e o corpo dos reservatórios, para evitar que partículas de poeira caiam dentro do reservatório.
Use o palito de plástico para mergulhar no fluido e ajudá-lo a verificar a limpidez, caso o reservatório seja totalmente opaco.

Toda vez que a verificação for por meio de vareta, como óleo do motor e direção hidráulica em alguns casos, siga esses passos:

1. Retire a vareta e
2. Limpe a vareta, verifique se não sobrou nenhum fiapo ou detrito.
3. Mergulhe a vareta até o fim.
4. Retire a vareta e faça a leitura. Se necessário adicione o fluido respectivo.
5. Repita os passos 2, 3 e 4 até que o fluido esteja em "max".

Fluido de Freio:

O reservatório do fluido de freio, geralmente fica bem em frente ao motorista, ligado ao cilindro mestre. Abra o reservatório apenas quando necessário, para não expor o fluido à umidade do ar.

CUIDADO: esse fluido causa manchas irreversíveis na pintura do carro. Manuseie o recipiente com cuidado.
Aparência: deve estar límpido (pode apresentar coloração amarela, azul ou rosa).
Caso o fluido esteja leitoso, com coloração alterada ou com depósitos escuros no fundo do reservatório, o fluido deve ser trocado.
Atenção: é muito incomum reduzir o nível de fluido abaixo do mínimo, então procure vazamento na tubulação, cilindro mestre e servos (pistão dianteiro e êmbolo traseiro). Evite misturar fluidos DOT3 com DOT4. NUNCA misture DOT 3, 4 ou 5.1 com DOT 5.

Quando adicionar? Quando o nível estiver abaixo do mínimo. Entre o mínimo e o máximo é bastante comum e não deve receber nenhuma intervenção. O nível abaixa devido ao deslocamento da pinça de freio conforme a pastilha desgasta, portanto:
1. Se o fluido estiver muito próximo do mínimo, faça uma avaliação das pastilhas, pois podem estar muito perto do fim da vida útil.
2. Se as pastilhas forem novas e o fluido estiver baixo, procure vazamentos na linha do freio, resolva eventuais problemas e então faça uma sangria do sistema.
Quanto adicionar? Até a marca indicativa de máximo.

Fluido de Radiador:

Esse é na verdade o vaso de expansão e por aqui você verifica de o fluido está no nível correto. Nesse caso não trabalha com pressões altas (verifique na tampa a presença de um respiro) e você pode abrir a tampa com o motor quente. Mesmo assim, faça essa operação apenas com o motor frio.
 
Vaso de expansão pressurizado: a ausência de um respiro na tampa ou no próprio reservatório indica que há pressão no sistema: abri-lo com motor quente fatalmente vai expelir líquido quente pela tampa. Em alguns veículos, há uma válvula de despressurização na tampa, que permite que o usuário abra a tampa desde que vagarosamente.

CUIDADO: fluido de radiador é extremamente tóxico se ingerido. Armazene-o longe de animais e crianças, pois possui sabor adocicado e pode ser ingerido acidentalmente.
Aparência: límpida e deve apresentar a coloração indicada no manual (Azul, Verde, Alaranjado).
Caso apresente coloração de ferrugem (laranja/marrom), é um indicativo de que tem algo errado no sistema de arrefecimento. Provavelmente o anticorrosivo está muito diluído ou está apenas com água no sistema, que causa corrosão: faça uma limpeza do sistema, seguida de troca do fluido.
Atenção: a redução frequente no nível do fluido de radiador indica vazamento. Verifique as mangueiras, juntas, vedação das tampas e verifique se o óleo está com aspecto leitoso (veja no tópico do óleo o porque).

Quando adicionar? Quando o nível estiver na metade entre o mínimo e máximo. Note que quando o motor estiver quente, essa leitura é imprecisa: não adicione nada! Se o motor estiver quente e o nível estiver abaixo do mínimo, adicione fluido até que se atinja o mínimo e refaça a leitura com o motor frio.
Quanto adicionar? Até a marca indicativa de máximo, com o motor frio.

Fluido de Direção Hidráulica:

Em alguns veículos esse reservatório é metálico ou de plástico opaco e possui uma vareta acoplada na tampa para verificação de nível.

Aparência: coloração vermelho escuro, límpida. Em geral, o fluido de direção hidráulica não requer troca e raramente requer reposição. Caso seja verificado um nível baixo do fluido, adicione até que atinja o nível máximo indicado.
Atenção: Depois de completar, acompanhe semanalmente o nível e caso observe que há uma nova diminuição em pouco tempo (dentro de 1 semana), leve a um mecânico para uma avaliação mais rigorosa, pois pode  haver algum vazamento nas juntas da caixa de direção.
Para completar: quando o nível não é visível, adicione 100ml e verifique o nível com a vareta.

Quando adicionar? Quando o nível estiver em 3/4 entre o máximo e o mínimo.
Quanto adicionar? Até a marca indicativa de máximo. Faça adições de 50 a 100ml entre cada leitura no caso de reservatórios com vareta.

Óleo do Motor:

Verificação do óleo: preste atenção na cor do óleo. Em veículos com suspeita de queima de óleo, deve-se verificar o nível a cada 1000km.

Aparência: somente a cor do óleo do motor não é um indicador definitivo de problemas e deve ser observado sempre em conjunto com outros fatores.
Óleo pode ficar preto por contaminação com fuligem de queima incompleta ou superaquecimento do óleo ou tornam-se pretos devido aos aditivos utilizados na fabricação.

Então, para detectar algum problema no motor, devemos prestar atenção no momento da troca de óleo:

Óleo preto muito espesso no momento da retirada: indica que há contaminação por fuligem ou poeira. Troque o filtro de óleo e verifique o estado do filtro ar.
Óleo com aspecto leitoso: indica contaminação por água. Nesse caso o motor deve ser inspecionado imediatamente. Uma via comum de contaminação é pelo contato com fluido do radiador, que pode ser devido a trincas no cabeçote, rachadura nas juntas, ou furo na camisa do pistão.

Atenção: a queda do nível do óleo é normal até certo ponto. Em alguns motores está previsto redução no nível até 1L a cada 1000km. O consumo de óleo pelo motor é indicio de desgaste excessivo e uma revisão completa do motor é recomendada.

Quando adicionar? Toda vez que o nível de óleo estiver em 3/4 entre o mínimo e o máximo.
Quanto adicionar? Adicione o óleo em pequenos volumes (200ml), aguarde 1 minuto e verifique o nível novamente. Se ultrapassar ligeiramente o máximo, não há problema.

Tampa danificada.

As tampas podem se quebrar quando a pessoa que deu a última "olhada na água" aperta demais e a pressão do vaso trinca a tampa. Uma tampa trincada deve ser trocada, para evitar a perda de fluido.

No meu caso, em alguma oficina, estacionamento ou o raio que o parta, pode ocorrer essa desagradável situação. Além de correr o risco de te roubarem o estepe ou qualquer outro item do veículo, o gatuno furta outros itens como sua tampa que estava em bom estado e coloca no lugar uma tampa velha e quebrada, que te obriga a comprar uma tampa nova e substituir.

Você DEVE substituir uma tampa quebrada ou com a vedação em mau estado. O motivo é simples, a tampa pode escapar e deixar um grande volume do fluido evaporar rapidamente.