sábado, 28 de novembro de 2015

Trocar e checar os filtros!

Manter os filtros limpos é muito importante, afinal um filtro sujo significa perda de rendimento. Adiar demasiadamente a troca de filtros de um carro, pode levar a redução de potência e ao desgaste excessivo de bombas, e a redução na potência do veículo é perceptível.

Os filtros que trabalham com líquidos (combustível e óleo) não devem ser lavados ou reaproveitados e o motivo é simples: as partículas que se acumulam nesses filtros é acompanhada de frações pesadas de derivados de petróleo (a famosa goma), que juntos formam uma incrustação bem difícil de remover.

Apesar da maioria das fotos trazerem a marca Tecfil, não fui patrocinado pela marca, apenas a prestigio pela qualidade, preço e pelas certificações ISO 16949 (Norma de cadeia de suprimento em autopeças), ISO 9001 (Padronização de produto), OHSAS 18001 (Norma de saúde e segurança ocupacional) e ISO 14001 (Desempenho ambiental). Ainda assim qualquer uma das marcas tradicionais no mercado brasileiro, como Mann Filters, Fram, Mahle, são boas.

1. Filtro de Ar:

Ferramentas necessárias: 
Chave de fenda e/ou philips: para remover as abraçadeiras e a tampa.
A operação não envolve riscos, mas sinta-se a vontade para usar EPI's.

O filtro de ar é responsável por reter as partículas de sujeira presentes no ar. Para quem circula apenas em cidades, o filtro demora bastante tempo para atingir um grau de sujeira que justifique a troca. Para quem pega muita estrada de terra, verificar a limpeza dos filtros deve ser feita com maior frequência, a cada 5 mil km, principalmente para limpar o elemento filtrante.
O manual do proprietário do veículo recomenda que a troca seja feita nas revisões a cada 10 mil km. Não é um intervalo ruim, mas dá para aumentar a vida útil do filtro.

Deve-se observar que a troca do filtro depende muito do material que é feito. Filtros de papel duram menos que os filtros de algodão, mas não têm tendência de soltar fibras. Fato é: os filtros de ar têm uma vida útil maior do que aquela recomendada pelo fabricante. Muito maior.

10 000 km depois: o filtro está sujo, mas não a ponto de necessitar troca. Fiz a troca apenas para poder levar o filtro sujo até um posto de gasolina e limpá-lo com ar comprimido.

Uma prática bastante comum é limpar com ar comprimido, mas para fazer isso, deve-se ter o cuidado de bater a sujeira (veja no parágrafo seguinte o procedimento) e em seguida aplicar o ar primeiro no sentido contrário ao do fluxo de ar no veículo e depois no lado das lâminas. Quando as lâminas estiverem muito sujas e a limpeza com ar comprimido não surtir tanto efeito, o elemento deve ser trocado.
Se não tiver acesso a ar comprimido: gentilmente, para não amassar nenhuma lâmina, quebrar a moldura ou descolar a vedação, bata o lado mais sujo do filtro de ar em uma superfície dura, livre de poeiras e plana (vulgo chão). Não é tão eficiente quanto limpar com ar comprimido, mas remove boa parte da sujeira aderida. (Não esquece de dar uma varrida depois)

Remova o tubo que conecta a caixa do filtro ao TBI.

Remova a tampa do corpo da caixa de ar.

Eis o filtro: a coloração escura do elemento filtrante indica que a limpeza do filtro é necessária.

As lâminas do filtro estão bastante contaminadas e necessitam de uma boa limpeza. Um forte jato de ar comprimido será o suficiente para limpar esse filtro e rodar mais alguns milhares de quilômetros. Se houver locais em que a sujeira está "empedrada" por umidade, a troca do filtro é obrigatória.

Limpe com um aspirador de pó a parte de baixo da caixa de ar. Assim, o filtro novo não é contaminado com essa sujeira.

Filtro de ar novo.

Coloque o filtro no local, onde deve ficar perfeitamente encaixado. Caso ele não encaixe corretamente, o filtro pode estar errado ou pode ter sido colocado do lado errado.

Observações:
*Não molhe ou lave com água ou qualquer solvente os filtros de papel ou algodão!
*O filtro estará completamente condenado quando o lado de saída do fluxo de ar, estiver contaminado com partículas.

Andar com filtro de ar muito sujo: diminui a vazão máxima de ar, que deixa a mistura ar/combustível mais rica e fatalmente haverá aumento na deposição de carbono nos cilindros. O principal sintoma é a perda de potência e redução na aceleração, que prejudica as retomadas na estrada. Quanto ao consumo do veículo este não é afetado.

Filtro de ar rompido: deixa passar grandes quantidades de poeira, que são muito prejudiciais para a camisa dos pistões.

Quantos quilômetros pode-se rodar com o filtro de ar? A recomendação do fabricante é a cada 10mil km. No entanto, para um mesmo modelo de veículo, comercializado em outro país, esse intervalo pode chegar a 20mil milhas (32 mil km). Trabalhando com um fator para diferença de estilo de rodagem, fazendo a limpeza do filtro a cada 5 mil km, um filtro desses pode atingir de 25 mil km.

2. Filtro de óleo:

Trocar o filtro de óleo em casa, não é um procedimento comum, pelo menos no Brasil. Mas existem algumas pessoas que têm interesse em fazer em casa. Diga-se de passagem, o procedimento é bastante simples. *Como eu costumo levar o carro até um posto de gasolina para trocar o óleo, não haverá um passo a passo fotográfico.

Filtro de óleo típico de carros, com corpo inviolável. Alguns modelos de carros estão substituindo os filtros selados por filtros embutidos em que há necessidade apenas da troca do elemento filtrante.

Um pouco mais crítico que o filtro de ar, o filtro de óleo merece uma atenção maior no período de troca. Há um maior volume de contaminantes possíveis que torna a integridade do filtro de óleo indispensável, como poeira vinda do respiro do motor, limalha de metal, goma de óleo, fuligem e etc. Os 10 mil km indicados pelos fabricantes é um ótimo período para a troca do filtro e não há nenhuma receita mágica que eu recomendaria para limpar o filtro e rodar mais um pouco com ele.
A troca do filtro é feita apenas durante a troca de óleo.

Ferramentas necessárias:
Chave de remoção de filtro de óleo.
Chave de remoção do parafuso de drenagem do cárter
Retentor do parafuso do Cárter.
Bandeja para recolhimento de óleo.
Vasilhame para transporte do óleo velho. (que pode ser a garrafa que veio o óleo novo)
Funil.
Óculos de proteção.
Luva de raspa.
Óleo novo: Verifique no manual a quantidade de óleo necessária, com troca do filtro

1. Abra a tampa superior do óleo.
2. Levante a frente do veículo com um macaco e apoie sobre cavaletes.
3. Posicione a bandeja embaixo do cárter do veículo.
4. Solte o parafuso de drenagem do cárter e espere o óleo drenar.
5. Remova o filtro de óleo com a chave para o filtro e escorra o óleo de dentro do filtro.
6. Aperte o parafuso de drenagem do cárter.
7. Aplique uma pequena quantidade de óleo em toda a vedação de borracha do filtro.
8. Instale o filtro novo observando o torque máximo (até 3/4 de volta quando o anel de vedação encostar no assento).
9. Adicione o óleo ao motor, com ajuda do funil.
10. Feche a tampa superior do óleo.
 10.1. Verifique se não há ferramentas apoiadas sobre o motor ou proximidades.
11. Ligue o motor e verifique se a lâmpada de baixa pressão do óleo apaga.
12. Com o motor ligado, verifique se não há vazamento de óleo pelo filtro ou pelo parafuso de drenagem. Apenas visualmente! Nunca se aproxime do motor ligado.

3. Filtro de cabine:

O filtro anti pólen do ar condicionado é o segundo mais esquecido. Em geral as pessoas só lembram de trocar ele quando começam a sentir o cheiros estranhos no sistema de ventilação. Aquele cheiro de umidade do ar condicionado também se agrava quando o filtro de cabine está muito sujo, porque com um fluxo de ar deficiente, no trocador de calor do ar condicionado congela umidade sobre a serpentina com mais facilidade e não deixa a água drenar corretamente. Quando desliga o carro, fica  água empoçada nos dutos de ar, que causa o mau cheiro.

Filtro de ar de cabine, mais fino que o filtro de ar do motor e feito de fibra sintética, é um filtro longevo, mas exige cuidados.


Limpar com ar comprimido nesse tipo filtro também é possível, mas filtros muito velhos, começam a acumular muita matéria orgânica, ótima para fungos e ácaros e fatalmente vão despertar algumas alergias.

A instalação é bastante simples e muitas vezes dispensa ferramentas. Localize o compartimento do filtro e substitua, simples assim! A localização do filtro varia em cada carro e pode estar na região do porta luvas ou sob o capô (geralmente sob a grade do para brisa). Você pode consultar a posição do filtro de cabine no catálogo da fabricante do filtro ou no Manual do Proprietário.

4. Filtro de combustível:

O mais esquecido dos filtros, o filtro de combustível tem muita importância. Apesar da gasolina/álcool parecer um combustível límpido, existem partículas em suspensão, que precisam ser removidas, ou os bicos injetores poderão entupir. Não se compara a quantidade de porcaria que pode se formar no óleo do motor, mas depois de rodar lá seus 20 mil km, algum deposito de sujeira pode surgir e ainda assim não é suficiente para comprometer o funcionamento do motor. Então, sem nenhum problema aparente, chegamos a 30 mil, 40 mil km sem nenhum sintoma, até que em um determinado momento, o motor começa a dar sinais de filtro sujo: começa a perder força em subidas e a dar "socos" quando solta o acelerador, aí está mais do que na hora de trocar o filtro!

Ferramentas necessárias:
As ferramentas para a troca do filtro, depende da localização e o tipo de filtro.

Filtro de combustível com corpo de metal e tubulação rosqueada, necessita de chave hexagonal para remover os terminais.

Filtro de combustível com corpo de plástico e conexão via engate rápido, necessita de alicate de remoção do engate rápido.

Deixar de dar uma olhada no filtro de combustível, pode não parecer tão grave, mas quanto menor for o fluxo de combustível através do elemento filtrante, mais pressão é requerida pela bomba de combustível e, trabalhando em sobrecarga, ela poderá queimar.

Localize o filtro de combustível: geralmente fica nos arredores do tanque. Em alguns carros, esse filtro está junto da bomba de combustível, dentro do tanque. Despressurize a linha de combustível, deixando o carro parado por algumas horas, ou faça a despressurização "forçada": remova o relê ou fusível da bomba de combustível enquanto o motor estiver em funcionamento e espere o motor apagar.

Solte os grampos que prendem o filtro à tubulação de combustível. Utilize a ferramenta específica para esse trabalho (alicate para engate rápido)

Filtro completamente removido. Retire as presilhas velhas, caso elas fiquem presas no terminal e instale as novas. Há dois jeitos de instalar: ou você insere as presilhas novas nos terminais e encaixa o filtro ou você trava as presilhas no filtro e encaixa tudo junto no terminal. Particularmente acho o primeiro procedimento mais fácil.

Verifique a direção do fluxo de combustível antes de instalar o filtro novo. No corpo do filtro há uma seta indicativa da direção.

Encaixe o filtro de combustível e certifique-se que o encaixe foi travado. Respeite a indicação de direção do fluxo.

Filtro de combustível desmontado: note que não há muita partícula nesse filtro, trocado aos 15 mil km. O nível de sujeira no combustível dependerá do posto em que o veículo é abastecido e as condições do tanque de combustível. (as partículas mais grossas são cavacos da carcaça).

Com esse artigo, espero que vocês tenham um bom material, pelo menos para começar a refletir sobre a durabilidade dos filtros do veículo e façam um ótimo dia de troca de filtros! Até o próximo Dia de Garagem.