segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Qual viscosidade de óleo escolher

 Já se pegou perguntando "qual a diferença do óleo 0W-20 pro 5W-20 (ou 5W-30 pro 10W-30, ou do 5W-40 pro 15W-40)?" ou "que diferença faz se eu colocar um óleo 15W-40 em um carro que requer o óleo 5W-20?" A diferença é a VISCOSIDADE do óleo.

A viscosidade é a resistência que um fluido tem de escoar. Quanto mais viscoso, mais difícil é o escoamento. Por exemplo, leite condensado é mais viscoso que leite que por sua vez é mais viscoso que a água.

A nomenclatura SAE classifica os óleos de acordo com a viscosidade em determinada faixa de temperatura, a partir de óleos monoviscosos. Pela classificação existem os óleos 0W, 5W, 10W, 15W, 20W, 25W, 20, 30, 40, 50, 60, cada um com sua respectiva faixa de viscosidade num espectro de temperatura. 

O código 5W-30 indica que se trata de um óleo multi viscoso. Isso quer dizer que a -17,8°C ele flui como um óleo SAE 5W e a 100°C ele flui como um óleo SAE 30. A letra W é uma abreviação de "Winter" (inverno em inglês).  No gráfico abaixo estão representadas as curvas de viscosidade de óleos Monoviscosos e a curva característica de dois óleos multi viscosos em função da temperatura


Observe a linha amarela e a linha rosa, que representam os óleos 5W30 e 10W30 respectivamente. Note que a curva de viscosidade do óleo SAE 5W e 10W à 100°C é muito inferior à viscosidade do óleo SAE 30 a 100°C. Um óleo multi viscoso alia as boas propriedades de viscosidade de dois diferentes óleos em um único lubrificante. Na tabela abaixo podemos observar as variações de viscosidade de diferentes óleos com temperatura crescente:


A tabela apresenta valores de viscosidade (em cSt - Centistokes) para óleos multiviscosos entre 0 e 100 graus celsius.

Afinal, 5W-30 ou 10W-30?

Tudo vai depender do clima da região. No Brasil, onde a temperatura raramente ultrapassa a barreira das temperaturas negativas, a viscosidade W tem um papel menos importante. Em regiões naturalmente mais frias, ou se está nos planos uma viagem para regiões muito frias como sul da Argentina ou Chile, optar pelo óleo com a menor viscosidade a frio é a melhor opção. Isso porque, em dias muito frios, mesmo depois de muitos minutos com o motor funcionando, a temperatura do motor não se eleva tão rapidamente quanto em um dia quente.

Em temperaturas ambiente acima de 15 graus, podemos utilizar qualquer um dos dois lubrificantes, desde que pelo menos um deles esteja especificado para o motor.

 


Nesse gráfico é mais fácil perceber a pequena diferença entre um lubrificante e outro, a queda acentuada da viscosidade até os 40°C e a sobreposição acima dessa temperatura. Pela tabela podemos observar que entre 80°C e 100°C (aproximadamente a temperatura de trabalho do motor) a viscosidade dos dois lubrificantes é a mesma 

Posso colocar 20W-50 no carro que requer 5W-30?

Há uma prática nas oficinas de colocar óleo mais viscoso em motores com alta quilometragem ou que estejam queimando óleo. Mas a prática é errada, especialmente em motores modernos. Antigamente, quando os carros rodavam com óleo 20W-50 SJ e que a tolerância de folgas era maior, aumentar a viscosidade não trazia grandes problemas. Hoje a história é bem diferente. A começar pelos elementos mais complexos no comando de válvulas, como os comandos variáveis com seus finos canais de distribuição de óleo e os tuchos hidráulicos, que dependem da pressão do óleo para um correto funcionamento. Em alguns modelos, adota-se o resfriamento dos pistões por spray de óleo direcionado para a parte inferior dos pistões. Uma alteração muito grande na viscosidade do óleo farão esses elementos funcionarem com anomalias, podendo comprometer o desempenho e até danificar o motor. Lembre-se que viscosidade é a dificuldade que um fluido tem de escoar, portanto, todo o sistema de circulação de óleo será comprometido com um óleo mais viscoso, pois pressão da  bomba de óleo não será suficiente para escoá-lo com a velocidade adequada. 

Na tabela podemos observar que a 25°C o óleo 20W50 é quase 4x mais viscoso que o óleo 5W-30 e a 100°C a viscosidade é quase o dobro. Essa diferença certamente não está dentro dos limites de projeto

No gráfico abaixo teremos uma melhor visualização da pequena diferença entre o óleo SAE5W-30 e SAE 10W-30 e a grande diferença entre eles e o SAE 20W-50


E colocar um óleo menos viscoso?

A utilização de um óleo menos viscoso pode trazer alguns problemas, como o maior consumo de óleo nas câmaras de combustão, vazamento de óleo pelas juntas e pelos retentores das válvulas.