sábado, 10 de outubro de 2020

Economize com os pneus do carro

É isso mesmo! Vamos falar de economizar com a manutenção do carro, o que não significa deixar de gastar seu dinheiro com ele. Vamos falar sobre todas as coisas que são mitos e verdades e tudo aquilo que você precisa fazer e não precisa fazer.

Vamos deixar de lado a polêmica do "carro é gasto" e vamos focar nas economias que podemos fazer quando não nos deixamos ser enganados por mecânicos oportunistas! Essa é uma tecla que bato bastante aqui no meu blog, pois acredito que não há nada pior do que ser enganado por um mecânico espertalhão.

 Aqui no Blog tenho uma postagem completa sobre pneus com informações completas sobre eles. Mas vamos falar aqui de economizar com os pneus! Em primeiríssimo lugar é importante saber que a composição da borracha é diferente para cada modelo de pneu e muda completamente entre diferentes marcas e dependendo da composição a borracha gasta mais ou não (pois é, são todos igualmente pretos, mas a composição muda drasticamente entre as marcas). 

Tenha consciência de que a montadora levou em consideração na escolha do pneu o índice de carga e o índice de velocidade. Isso sim é muito importante na hora da reposição e jamais deve ser ignorado. É muito comum o mesmo tamanho de pneu oferecer diferentes índices de carga e velocidade diferentes e isso certamente afeta o preço. Pneus com índices mais baixos possuem estruturas mais enxutas (literalmente menos lonas de poliamida e aço e menos borracha) o que tornam os pneus menos resistentes a carga e altas velocidades. 

Escolher um bom pneu não é tarefa fácil. Por anos tentei encontrar alguns parâmetros que pudesse nos ajudar com essa escolha, mas não encontrei nada! Isso porque as marcas utilizam um parâmetro chamado "Treadwear", porém essa escala é válida apenas para comparar pneus de MESMA MARCA. Ou seja, o Treadwear da marca C não pode ser comparado com o Treadwear da marca B. Além dessa informação, existem outras duas: "traction" e "temperature", que também não dizem muito sobre o pneu, uma vez que a classificação "Traction" só leva em consideração o coeficiente de atrito daquele pneu em frenagem sobre asfalto molhado e a classificação de "Temperature" faz sentido apenas em velocidades superiores a 85mph (136km/h). Ou seja, nenhuma das informações que constam no pneu são capazes de nos ajudar a mensurar como será o desempenho do pneu.

Analisar o selo do Inmetro também não nos diz muita coisa, pois os valores mensurados dizem respeito à resistência à rolagem (que afeta o consumo de combustível), ao desempenho de frenagem em piso molhado e ao volume de ruído produzido pelo pneu. São aspectos importantes na escolha dos borrachosos, mas não nos dá nenhuma estimativa da autonomia deles e estou quase certo de que nenhum fabricante irá algum dia divulgar esse dado, pois depende de diversos fatores que elenquei abaixo:

Estado e tipo de pavimento. Ruas esburacadas tendem a ser mais abrasivas ao pneu (é só imaginar uma lixa. aquelas lixas super finas de grão 1500 são muito menos agressivas que aquelas lixas de grão 50). As pancadas frequentes na borracha causam fissuras nos blocos que reduz a resistência à abrasão, além do risco de criar bolhas nos pneus.

O cuidado com a calibragem, balanceamento e alinhamento do pneu são fatores importantes. Se você passar seu dedo sobre uma lixa em linha reta, certamente vai ser menos agressivo que passar o dedo fazendo um zig zag. O balanceamento do pneu evita, exatamente, esse zig zag. Pneus abaixo da calibragem correta gasta mais rapidamente e de forma incorreta. Acima da calibragem correta está mais suscetível a formação de bolhas em pancadas e consumo incorreto da banda de rodagem.

Se você é desses motoristas que adoram "costurar", fazer curvas bem rápido, frear e acelerar forte é hora de se conscientizar de que essa prática acaba rapidamente com os pneus, reduzindo em até 50% a vida útil do pneu!  

Composição da borracha: por mais que o fabricante pese cuidadosamente os componentes da mistura, pode haver desvios no resultado final, o que resultará em diferentes qualidade da borracha, afetando a durabilidade dos pneus mesmo que sejam exatamente do mesmo modelo! O fabricante jura por Deus e de pés juntos na frente da cruz que a qualidade é sempre a mesma, mas convenhamos, 100% de acerto o ano inteiro? Cuidado com pneus de promoção em supermercados.

Basicamente é isso o que tenho a dizer sobre a economia com os pneus. Cuide bem dos redondos!