domingo, 27 de dezembro de 2015

A Lavagem do carro: técnica dos 2 baldes.

Para uma versão resumida da técnica, sem as explicações de cada passo, clique aqui

Eis o que há de mais básico no cuidado com o carro: a lavagem. Lavar o carro é algo que faço desde criança junto com meu pai. Nos tempos de infância, sem nenhuma técnica e sem produtos apropriados, pegávamos camisetas velhas ou pedaços de espuma, sabão em pó, um único balde e uma infinidade de água. Talvez essa seja a realidade de algumas pessoas e só posso dizer: Meu Deus, como o carro sobrevivia àquilo? Talvez a única parte "correta" seja a infinidade de água, que hoje em SP é praticamente um crime ambiental.

Ué, mas não é a técnica dos DOIS baldes? Logo menos você entenderá...

Esse artigo é uma coleção de métodos que aprendi em cursos, fóruns de automóveis e detailing, conversando com amigos, assistindo os vídeos do Larry Kosilla da AMMO NYC, artigos da Autogeek e até explicações científicas do Science Direct. Cada um adaptará a técnica conforme a necwssidade e esta é uma reunião de todas as técnicas em que obtive o melhor resultado. Agregue no seu procedimento de limpeza os métodos e materiais que mais se adequam às suas necessidades e orçamento.

A secagem abordarei com detalhes em um outro artigo, que juntamente vai abordar os acabamentos na lavagem para deixar o trabalho com um toque ainda mais profissional. Vamos lá?

Discussão rápida: porque lavar em casa e não em um lava rápido? Lava rápidos são práticos e sem dúvidas te entregam um carro bastante limpo, aspirado e se gastar um bocado a mais, encerado. Mas, se você é muito exigente com a pintura do seu carro e quer que ela seja cuidada a pão de ló, faça você mesmo. Lava rápidos precisam atender grandes volumes e em muitos casos não dão atenção aos cuidados. Não só precisam atender grandes quantidades de carros, como reduzem os custos para serem rentáveis e competitivos, então, raramente vão utilizar bons produtos sobre seu carro.

Talvez você se pergunte: mas há anos lavo meu carro sem tomar todos esses cuidados, o que vai adiantar tomar esses cuidados agora? Bem, isso vai preservar a pintura exatamente como ela está daqui para frente, protegendo-a de ainda mais danos.

O segredo de uma pintura sempre bonita é evitar ao máximo os riscos e a maioria deles surgem no momento da lavagem. São os famosos, ou não tão famosos assim, "Swirl marks", que são riscos superficiais em todas as direções que surgem pelo uso de método incorreto de lavagem e que se revelam conforme a luz incide sobre eles, gerando o efeito de teia de aranha, que aniquila o brilho do carro, podendo deixar acinzentado um carro preto!

Para começar, vou listar os materiais mínimos para a limpeza mais simples, com base na técnica de dois baldes, muito segura para a pintura do carro, básica para quem quer proteger bem a pintura e obrigatória para o proprietário mais meticuloso que vai lavar o carro no domingo de manhã e não quer saber de riscos na pintura.

1. Luva de lã ou de "minhoquinha" de microfibra (Chenille): utilize sempre uma luva bem macia e volumosa. O volume das fibras ajuda a reter partículas (areia, terra, pedriscos) de forma segura, que evita riscar a lataria pelo atrito dessas partículas contra o verniz.
2. Shampoo automotivo com pH neutro: muitíssimo importante para não remover a camada de cera ou selante da superfície, caso tenha aplicado. Além do mais os shampoos automotivos são formulados com produtos que promovem a lubrificação da superfície para remoção segura da sujeira.
3. Balde de enxágue (10 a 20L): nesse balde a intenção é enxaguar as ferramentas de limpeza e remover as partículas de sujeira antes de mergulhar novamente no balde de shampoo. Se possível, utilize um separador de partículas no fundo do balde e não há necessidade de shampoo nesse balde.
4. Balde de shampoo (10 a 20L): use um balde de água limpa misturada com o shampoo, para servir de fonte de solução limpa para a lavagem. Não coloque a luva suja nesse balde ou você carregará muitas partículas para a lataria e fatalmente vai riscar a pintura.
5. Água corrente: use uma mangueira de jardim, ou se usar uma lavadora de alta pressão tome o cuidado de manter uma distância mínima de 50cm da lataria. A pressão alta e o jato fino é muito agressivo para a pintura além do mais, se houver alguma pedrinha na superfície, ao ser removida pela água pressurizada, vai riscar a pintura, então, não utilize a lavadora para realizar o primeiro enxágue.
6. Panos para secagem: secar o carro é fundamental para evitar manchas, mesmo que seu shampoo prometa que é possível dispensar a secagem. Utilize panos de microfibra com pelo menos 20% de poliamida na composição e felpa alta. Veja mais sobre toalhas de microfibra nesse artigo. Se preferir use um secador a ar nas partes mais difíceis de alcançar, como frestas e quinas.
7. Cera ou selante: protege a pintura e facilita a remoção de sujeira na próxima lavagem. Verifique exatamente qual é sua necessidade, seja ela remover Swirl Marks ou só proteção. Deve ser aplicado 1x por mês, por mais que a embalagem prometa mais tempo de proteção. Veja mais sobre ceras e selantes nesse artigo completo ou nesse outro resumido.

Agora sim: a técnica dos dois baldes.

A lista do evite usar não use em seu carro:

1. Esponjas, espumas, flanelas e trapos: a única função desses produtos é esfregar a sujeira sobre a pintura do seu carro e não afastar a sujeira, como ocorre com as luvas de lã ou Microfibra
2. Detergente de cozinha ou sabão em pó: eles removem a camada de cera ou selante que você aplicou. A grade questão é: são capazes de degradar o verniz?
O dano ao verniz é especulativo, mas uma vez removida a proteção de cera, você deve aplicá-la novamente. Por muitos anos lavei os carros com detergente e absolutamente não estragou a pintura a ponto de descamar ou turvar o verniz, como dizem por aí. Fato observado: quando lavado com bons produtos específicos para a pintura do carro, mesmo sem cera, a sujeira gruda com menos facilidade.
3. Solupan, Limpa baú, Limpa alumínio: esses produtos são verdadeiros inimigos da pintura, por terem pH muito ácido ou muito alcalino. Geralmente esses produtos são responsáveis pela remoção dos detalhes dourados e deterioração dos cromados de superfícies.
4. Limpadores multiuso domésticos: não use. Eles até limpam bem a superfície, mas tem uma tendência a deixar as superfícies esbranquiçadas, devido a presença de álcoois (etílico e/ou isopropílico). Quando limpar superfícies plásticas, aplique algum tipo de finalizador com proteção UV.
5. Limpa vidros com amoníaco: é o principal vilão das películas de privacidade (o popular insulfilme). Costumam corroer a camada anti risco e acelera o processo de desbotamento, deixando-o azulado ou roxo.
6. Evite "pneu pretinho" a base de glucose, sacarose ou açúcar invertido. Eles são grudentos e transformam seus pneus em um ímã de sujeira. Prefira os produtos a base de gel de silicone, glicerina ou, se o orçamento permitir, os limpa pneus de longa duração.
7. Luvas ou toalhas que caíram no chão: imagina a quantidade de sujeira que grudou na toalha ou luva quando ela caiu no chão? Grãos de areia, pedras, folhas e galhos. Melhor nem pensar em quanto riscaria seu carro. Sempre que algo cair no chão, substitua-o por um limpo.
8. Receitas caseiras: deixe o vinagre para a salada e o bicarbonato de sódio para o bolo, tudo bem longe do carro. Coca Cola, a menos que você fique com sede, também fica longe do carro.
9. Lavadora de Alta Pressão (LAP): só deve-se utilizar uma LAP nas etapas finais da lavagem, quando as partículas de sujeira já não oferecem risco à pintura.
 
E a seguir, alguns itens adicionais se você quer extrair ainda mais da lavagem do carro:

1. Duas luvas: uma para a lataria e uma para as rodas. Tome o cuidado de nunca deixar a luva da lataria junto com a luva das rodas. Além do mais, quando começar a lavar as rodas, não volte a mergulhar a luva da lataria em nenhum dos baldes!
2. Separadores de partículas (Grit Guard) dentro dos baldes de shampoo e de enxágue. Esses separadores ajudam a manter no fundo do balde a sujeira decantada.
3. Terceiro balde: Para quem acompanha os vídeos do Larry Kosilla da AMMO NYC, ele usa um terceiro balde exclusivamente para as rodas, não é exagero e você pode adicionar ao seu  arsenal. A principal razão disso é que o pó de freio e pó metálico do desgaste dos discos de freios são muito finos e ficam impregnados nos poros do verniz e reduz o brilho do carro. Com o uso do terceiro balde, você evita essa contaminação.
4. Escovas: tenha escovas duras para os pneus, médias para caixa de rodas e macias para as partes plásticas sem pintura e rodas.
5. Shampoo automotivo de alta performance: além do maior poder de limpeza, alguns promovem um brilho adicional na pintura, como o Meguiar's Gold Class.
6. Polidores específicos para rodas: eles removem a contaminação de pó de freios e protegem as rodas de incrustações de sujeiras.
7. Quick Detailer durante a secagem: deixa um acabamento ainda mais bonito além de proteger a pintura de eventuais riscos durante a secagem.
8. Copo de medida: Para economizar produtos de limpeza, utilize um copo de medida para acertar a dosagem. Fazendo a dosagem a olho, você dilui demais, que reduz a qualidade da lavagem, ou gasta produto a toa e desperdiça dinheiro.
9. Toalhas de microfibra: Só Deus (ou qualquer força em que você acredite) sabe quantas toalhas de microfibra você vai usar em toda a limpeza do carro.

Parte da sujeira retida pelo Grit Guard. Parece pouco, mas a quantidade de areia é bem grande.

Preparação para a lavagem:

Antes de molhar o carro: é interessante que você faça a limpeza do interior, como remoção de lixos (tíquetes de estacionamento, papeis de bala, garrafas) e aspiração dos tapetes, carpetes e bancos antes de começar a jogar água no carro. Mas, como esse tópico é dedicado à lavagem, não vou entrar nesses detalhes e isso fica para um próximo artigo.

Importante: Faça a lavagem em um local protegido do sol, com as superfícies frias. Superfícies quentes evaporam a água mais rapidamente e deixa resíduos de sabão na lataria, que demanda trabalho adicional para removê-los.

A preparação do material: Encha os baldes com pelo menos 10L de água cada, faça a diluição recomendada do shampoo no Balde de Shampoo e agite para formação de espuma. Mergulhe todas as ferramentas de limpeza da lataria no balde de shampoo, desde que elas estejam limpas, e deixe de molho enquanto faz a inspeção da sujeira. Não coloque as ferramentas que você usa nas rodas, ainda, a menos que você utilize o terceiro balde.

Certifique-se que os vidros, teto solar e portas estão bem fechados.


Inspeção pré lavagem: a maioria dos profissionais gostam de fazer uma pré inspeção das sujeiras aderidas à lataria, para que possam tomar os cuidados necessários na hora da lavagem. Eu não recomendaria nada diferente disso, já que é um passo que demora um ou dois minutos e vai te ajudar a direcionar a limpeza da forma correta. O que você precisa observar é a natureza e quantidade de sujeira: óleo, areia, terra, piche, pequenos galhos, enfim, avaliar se ela tem potencial de riscar ou não a pintura, se ela vai sair no enxágue, com o uso do shampoo ou precisa de um tratamento isolado.
Aproveite e veja se há necessidade de lavar o motor. Se houverem muitas manchas de vazamento de óleo, verifique a necessidade de reparar o vazamento antes de lavar.

Pequenos galhos e folhas grandes devem ser retirados à mão, no máximo com auxílio de um pincel e aspirador nos locais de difícil acesso, sem esfregar.
Crostas de terra ou areia, devem ser retirados com água corrente, evite usar a lavadora à pressão.
Manchas de óleo e piche devem ser tratados isoladamente depois de lavar o carro, com produtos específicos. Não tente esfregar com a unha ou esponjas grossas.

Etapas da Lavagem:

Motor: não é obrigatória, mas se houver necessidade de lavar o motor, você deve faze-lo com o motor frio ou levemente morno e deve cobrir todos os módulos eletrônicos e equipamentos elétricos que estão sob o capô, dentre eles, módulo de ABS, de Injeção Eletrônica, distribuidor e terminais do cabo de velas e caixa de fusíveis, com sacolas plásticas.
Para a limpeza, utilize um pincel médio/grande para esfregar as superfícies e uma solução tipo APC ou desengraxante cítrico. Jamais utilize soluções alcalinas a base de Hidróxido de sódio (também conhecido como soda cáustica ou NaOH), principalmente em motores com cabeçote e/ou bloco em alumínio e evite lavadoras de alta pressão no motor. Leia mais sobre a lavagem do motor nesse artigo.
Seque o motor com toalhas ou soprador de ar.

Primeiro Enxágue: depois de avaliada a situação e o motor limpo, conforme a necessidade, comece com o primeiro enxágue: com água corrente, remova a sujeira grossa, tendo cuidado nas partes mais sujas, que você identificou na inspeção. Atenção no uso de lavadoras à pressão: mantenha uma distância segura, de pelo menos 50cm. 

Faça o pré enxague preferencialmente com mangueira comum. Os pedriscos mais grossos são muito abrasivos para serem removidos com a lavadora.

O uso de Foam Gun é uma técnica muito bem vinda, principalmente por remover boa parte das partículas de sujeira grossa na primeira abordagem. Deve ser incluída como uma etapa de pré lavagem na técnica de dois baldes, entre o primeiro enxágue e a lavagem, assim, aproveita-se o máximo da boa qualidade da espuma para remover as sujeiras mais grossas, com o máximo da limpeza tradicional. A técnica exige shampoos com maior capacidade formadora de espuma para funcionar adequadamente. Quando utilizo a técnica, aplico uma vez a espuma, deixo-a escorrer naturalmente sobre a lataria e em seguida faço uma nova aplicação, seguida da lavagem com a luva de microfibra.

Foam Gun para mangueira comum: produz bastante espuma, não tão densa como a produzida pela Foam Gun para Lavadora de Alta Pressão, mas suficiente para uma ótima limpeza.

Foam Gun para lavadora de alta pressão: espuma mais fina e densa, demora mais para escorrer.

A lavagem da carroceria: divida o carro em parte superior, acima da linha do para lama e inferior, abaixo dela. Nessa etapa, todo enxágue pode ser feito com lavadora à pressão.
Dica de enxágue: se você utilizar a mangueira com o gatilho, ou seja, com a água turbulenta, o shampoo sobre a superfície gera mais espuma e dificulta a remoção. Durante o enxágue, regule o gatilho para uma vazão pequena de água, de modo que seja possível a formação de uma lâmina sobre a superfície e assim o shampoo é removido com mais facilidade. Isso te ajuda a economizar água na lavagem.
Dica de lavagem: nunca aplique força sobre a pintura. O peso natural da mão apoiada sobre a superfície é mais que o suficiente. A função do shampoo é amolecer a sujeira, para evitar a necessidade de esfregar o carro com força.

Comece pelas partes mais altas até chegar na linha do para lama:
1. metade longitudinal do teto.
2. vidros laterais e colunas das portas
enxágue o carro e a luva
3. para brisa e capô.
4. para lamas.
enxágue o carro e a luva
5. portas, entre a janela e a linha do para lama
6. vidro traseiro e tampa do porta malas
enxágue o carro e a luva

Ensaboe a luva, aplique sobre a pintura e enxágue a luva. Repita esse procedimento até que todo o carro tenha sido lavado. Note que no balde de shampoo não há necessidade de utilizar uma grande quantidade de shampoo.

Terminada a parte superior, siga para a parte inferior, tomando o cuidado com as partículas mais grossas de sujeiras, que exigem descontaminações mais frequentes da luva no balde de enxágue. A parte inferior do carro é a parte mais sujeita às sujeiras mais grossas, portanto, requer mais cuidado na hora de esfregar.

7. Para choques e parte baixa do para lama
enxágue o carro e a luva
8. Parte baixa das portas.
enxágue o carro e a luva

Caixa de Rodas, Rodas e Pneus: O terceiro balde.

Eis o terceiro balde: nele você coloca o shampoo de lavagem, um pouco mais concentrado e as ferramentas que irá utilizar apenas nas rodas.

Caixa de rodas: comece pelas caixas de rodas, se necessário, faça um novo enxágue nelas antes de ensaboar. As partículas da caixa das rodas são bem mais grossas então dê preferência ao uso de escovas médias para removê-las.

Pneus: Utilize uma escova média ou dura para lavar o costado do pneu, sem a necessidade de aplicar força. Aqui a técnica de esfregar conta mais que a força aplicada. Faça movimento circulares pequenos. Com a escova da caixa de rodas, você pode lavar a banda de rodagem dos pneus mas não use nada com silicone sobre a banda de rodagem.

Rodas: (Nesse caso calotas) Use primeiro a escova macia, essa da foto, para lavar a face da roda (ou calota). Para alcançar os lugares mais difíceis, utilize uma escova de longo alcance, sempre começando pela parte mais alta da roda. Com um pincel, lave os cantos dos raios da roda e todos os detalhes das rodas, como a cavidade dos parafusos e da válvula de ar. Use a luva para alcançar a parte de trás dos raios da roda, onde a escova não alcança.

*Alguns profissionais gostam de lavar as rodas/caixa de rodas ANTES de lavar a lataria, para evitar que o pó de freio e a sujeira mais grossa se espalhe na pintura depois de ter lavado o carro. Mas isso exige o terceiro balde, exclusivo para as rodas, ou a troca da água e higienização do balde de shampoo. Se for deixar por último, faça um enxágue generoso nas rodas durante o primeiro enxágue, para remover o máximo de pó de freio possível.

Secagem: com toalhas de microfibra limpas e levemente umedecidas com Quick Detailer, faça passagens em uma única direção, da dianteira para a traseira, mantendo a lubrificação com o Quick Detailer. Em locais como grades, frisos e vãos, pode-se utilizar ar comprimido/soprador de ar para secar o carro e obter um resultado ainda melhor.

Ao abrir as portas você perceberá que a soleira está úmida. Tome cuidado na secagem da soleira, pois há partículas de areia potencialmente prejudiciais para a pintura dessa região. É imprescindível que você utilize uma lubrificação eficiente nessa região durante a secagem.

Enceramento:

O enceramento deve ser feito logo em seguida da lavagem, depois de ter secado (muito bem) o carro. A cera deve ser aplicada, de preferência com movimentos curtos e unidirecionais (para ceras e selantes do tipo finalizador) ou circulares de pequeno raio (para ceras e selantes limpadores). Verifique a necessidade de tempo de cura e remova o excesso com um pano limpo próprio para polimento.

Conservação do material de limpeza:

Lave cuidadosamente todos os materiais, como pincéis e escovas, para retirar o máximo de sujeira das ferramentas. Tome o cuidado de lavar separadamente o material da lataria e o material das rodas, principalmente as luvas e panos de microfibra.
Depois de bem secos, tenha o cuidado de guardá-los em sacos plásticos. Os baldes também merecem atenção. Devem ser lavados e guardados em local protegido do sol e de preferência virados para baixo.

Com essas técnicas, a maioria dos casos de lavagem automotiva são abrangidas. Apenas para veículos com sujeiras "Off Road" não devem ser lavados sem alguns tratamentos prévios das sujeiras, que entrarei em detalhes em um artigo futuro. Um ótimo dia de lavagem do carro e até o próximo Dia de Garagem.