Lavar o motor exige muitos cuidados para garantir que nenhum componente elétrico seja danificado, nem ter os contatos elétricos encharcados e muito menos danificar algum circuito hidráulico. Também é preciso tomar cuidado com vazamentos, tampas rachadas e os diferentes materiais utilizados nos componentes do motor.
Com vocês, um motor muito, muito sujo!
Nesse artigo, o objetivo é apresentar algumas técnicas e estratégias muito eficientes na limpeza, sem o uso de lavadora à pressão, que é o maior vilão da lavagem do motor, bem como a finalidade e o resultado de alguns produtos e o tira teima do uso de alguns produtos nas diferentes superfícies.
Ferramentas:
*Toalhas
de microfibra velhas: use toalhas velhas, pois receberão sujeiras muito pesadas, que talvez as inutilizem. Se preferir utilize papel de alta absorção.
*Escovas e pincéis: um jeito ótimo de esfregar as incrustações de graxa e óleo.
*Óculos de proteção: lembre-se que você utilizará produtos mais fortes do que simplesmente detergente e espirra muita água durante o enxágue, então é bom proteger os olhos.*Luvas de vinil: os desengraxantes podem ser bastante agressivos a pele, além disso evita sujeira grudada nas mãos.
*Sacos plásticos para proteger os módulos e reservatórios e fita crepe para prender o plástico no lugar.
*Desengraxante: de sua preferência, mas minha recomendação são dos desengraxantes base de água, sem ácidos ou bases.
Preparação para a limpeza:
A preparação para a limpeza envolve aquecer o motor previamente, proteger o sistema elétrico e hidráulico, inspecionar as sujeiras e origens delas e remover manualmente os detritos grandes.
O aquecimento do motor serve para amolecer as sujeiras oleosas. Deixá-lo ligado por 5 minutos e não mais que isso, antes de começar o trabalho é o suficiente. Se deixar o motor muito quente, o desengraxante evaporará rapidamente e isso será um verdadeiro transtorno.
O próximo passo é cobrir com plásticos o módulo de injeção, a caixa de fusíveis, a bobina ou distribuidor e o conector do módulo do ABS. No sistema hidráulico, é recomendado cobrir os reservatórios de fluido de freio e direção hidráulica. Se você utiliza um filtro de ar exposto (como os filtros esportivos) você deve cobri-lo também.
Verifique se nenhuma tampa está danificada e caso esteja com alguma trinca, coloque uma proteção de plástico sobre ela também.
O módulo de injeção está em um local que é impossível proteger com plástico. Desse jeito, será preciso muito cuidado na hora de jogar água. Uma boa idéia é colocar alguns panos em volta, para proteger dos jatos fortes de água.
Todos esse locais críticos serão limpos com técnicas mais brandas, algumas delas com limpadores a seco. Causar danos a esses componentes é um problema real e já vi alguns carros parados em lava rápidos com módulos e bobinas encharcados. No mínimo é dor de cabeça.
Esses cuidados são exageros? Acredito que não. Mesmo em um motor novo, pode haver alguma fissura na vedação do módulo de injeção eletrônica ou alguma folga no fechamento da caixa de fusíveis. Como no manual do proprietário é explícito que o condutor não deve submeter o veículo a lavagem do motor, esse será um argumento forte que a montadora vai utilizar para se eximir da culpa. Em carros com alguns anos nas costas, as borrachas podem estar ressecadas, apesar de ainda cumprirem seu papel de vedação, elas podem esfarelar.
Esses cuidados são exageros? Acredito que não. Mesmo em um motor novo, pode haver alguma fissura na vedação do módulo de injeção eletrônica ou alguma folga no fechamento da caixa de fusíveis. Como no manual do proprietário é explícito que o condutor não deve submeter o veículo a lavagem do motor, esse será um argumento forte que a montadora vai utilizar para se eximir da culpa. Em carros com alguns anos nas costas, as borrachas podem estar ressecadas, apesar de ainda cumprirem seu papel de vedação, elas podem esfarelar.
Enquanto você coloca os plásticos, faça uma avaliação das sujeiras presentes: poeira, óleo, fuligem, insetos, etc. Quando encontrar óleo sobre a superfície, verifique qual a origem e se há algum vazamento aberto ou se é depósito de óleo vindo do respiro do motor ou câmbio.
Muito óleo e poeira sobre a carcaça do câmbio, óleo provavelmente vindo do respiro. Com essa quantidade de óleo sobre a carcaça, talvez seja apropriado verificar o nível de óleo do câmbio... Vai que tá baixo...
Como parte da preparação, remova manualmente os galhos e folhas da grade de drenagem entre o para brisa e o capô. Esses detritos são altamente perigosos para a pintura quando for lavar a carroceria. Lembre-se tudo o que mais queremos é evitar riscos. Em locais de difícil acesso, utilize um aspirador de pó para sugar as folhas.
Essas folhas estão aprisionadas em uma "calha" entre a porta corta fogo e
o cofre do motor. Em termos de risco à pintura, é zero. Curiosamente
nessa calha fica (bem protegido) o reservatório do fluido de freio.
Limpeza a úmido:
IMPORTANTE: jamais utilize desengraxantes alcalinos ou ácidos em motores. Na maioria dos automóveis modernos, o cabeçote do motor é feito de alumínio e em alguns não tão raros casos, o motor todo é feito de alumínio.
Motivo: Detergentes e desengraxantes alcalinos ou ácidos, removem a camada de passivação de óxido de alumínio da superfície do metal, responsável pela propriedade anti corrosiva. Alumínio é um metal muito reativo e uma vez removida essa camada, a superfície fica exposta à água que rapidamente ataca o alumínio formando íons aluminato, desencadeando uma rápida reação de corrosão do alumínio.
Mothers Waterbased Degreaser: simplesmente fantástico na limpeza de graxas e oleosidades, além de ser totalmente biodegradável e não agressivo ao alumínio e nenhum componente do motor.
Também é importante lembrar que em veículos médios modernos, além do motor, parte da estrutura do veículo e componentes de suspensão são feitos de alumínio.
1. Comece enxaguando o motor com água para remover a sujeira superficial.
2. Aplique o desengraxante ou limpador multi uso (APC) deixe o produto agir por 3 minutos e esfregue com um pincel ou escova. Não deixe o produto secar sobre a superfície, para evitar trabalho extra. *Desengraxante cítrico é seguro? Sim, apesar de possuir ácido cítrico em sua composição este é um ácido muito fraco, utilizado apenas para potencializar o efeito do tensoativo utilizado, ao contrário dos desengraxantes ácidos, a base de ácido sulfúrico e ácido nítrico.
3. Prossiga com o enxágue usando uma mangueira convencional.
4. Se tiver acesso a ar comprimido, utilize-o para remover os depósitos de água, se não tiver, utilize as toalhas de microfibra na secagem. Seque bem os plugues dos cabos de vela, caso você não consiga cobri-los. Aproveite o momento para aplicar um limpa contato nos terminais do cabo.
Limpeza das áreas cobertas:
Hora de limpar todas as superfícies que estavam protegidas. As tampas de caixa de fusíveis e módulos, podem ser limpos com um produto de lavagem a seco.
Depois de todo o motor lavado, remova a proteção de plástico e comece a limpeza a seco. Nesse caso, utilizo um limpador tipo APC e uma flanela de microfibra.
É
importante lembrar que boa parte desses desengraxantes são condutores
de eletricidade, para não levar um choque ou colocar algo
em curto circuito, opte por não molhar as superfície próximas de eletricidade.
Depois de remover o plástico aplique o produto de limpeza (a seco ou APC)
Para fazer a limpeza, utilize uma solução de limpeza de plásticos ou de lavagem a seco, aplique sobre o pano e então limpe a superfície.
Para fazer a limpeza, utilize uma solução de limpeza de plásticos ou de lavagem a seco, aplique sobre o pano e então limpe a superfície.
Esfregue com um pincel.
Enxágue com água sem pressão: utilizo um pequeno regador, que funciona perfeitamente para esse trabalho. (Detalhe para a caixa de câmbio que estava nojenta e agora está com a dignidade recuperada)
Os reservatórios de líquidos oleosos, como fluido de freio e direção hidráulica, podem ser limpos com o desengraxante. Aplique o desengraxante diretamente no pincel, esfregue a sujeira e remova com água com baixíssima pressão. Particularmente gosto de fazer esse enxágue utilizando um regador, até porque não espirra água em todo o resto do motor já seco/limpo.
As tampas quebradas merecem uma atenção especial. Não jogue água nem use algum produto químico. Se não for possível repor a tampa, você deve prosseguir com a limpeza a seco, borrifando o produto na toalha e aplicando sobre a superfície. Troque a tampa assim que possível.
Produtos desengraxantes:
Para esclarecer um pouco mais sobre os desengraxantes e te ajudar na hora de escolher o produto mais indicado para seu uso, vamos falar dos principais componentes de um desengraxante. Existem pelo menos 5 princípios ativos para remover as graxas: solvente orgânicos olefínicos, solventes orgânicos clorados, tensoativos, ácidos e álcalis.
Querosene/Nafta: são desengraxantes poderosos derivados do petróleo e relativamente baratos, não prejudicam as superfícies, mas são inflamáveis, altamente poluentes e a inalação prolongada causa vertigem e problemas nos pulmões, como pneumonia química. Deve-se usar máscaras para solventes orgânicos quando manipular esse tipo de desengraxante e evitar abertura de chama nas proximidades.
***Organoclorados: está aqui citado apenas como forma de preveni-los de utilizar esse tipo de componente. São desengraxantes de uso industrial pouco comuns no varejo devido a alta toxicidade e associado a casos de câncer. O uso correto é em lavagem de peças por imersão em tanques apropriados. Não é recomendado para o uso na lavagem do motor devido a alta volatilidade e toxicidade. Os principais solventes clorados utilizados são: Tetracloroetileno (ou percloroetileno) e Tetracloreto de Carbono.
***Organoclorados: está aqui citado apenas como forma de preveni-los de utilizar esse tipo de componente. São desengraxantes de uso industrial pouco comuns no varejo devido a alta toxicidade e associado a casos de câncer. O uso correto é em lavagem de peças por imersão em tanques apropriados. Não é recomendado para o uso na lavagem do motor devido a alta volatilidade e toxicidade. Os principais solventes clorados utilizados são: Tetracloroetileno (ou percloroetileno) e Tetracloreto de Carbono.
Tensoativos avançados: não utilizam álcalis ou ácidos como princípio ativo, nem solventes orgânicos olefínicos e são muito pouco agressivos às superfícies, inclusive ao alumínio. Para certos níveis de sujeira, a aplicação dispensa a agitação com uso de pincéis ou escovas. É muito eficiente sobre manchas de óleo aderidas sobre a superfície.
Ácidos ou álcalis: são desengraxantes baratos, de uso restrito a superfícies ferrosas. São muito agressivos ao alumínio e por isso devem ficar longe de motores e rodas polidas. O uso exige teste prévio sobre a superfície para determinação de potencial de deterioração da superfície.
Desengraxante cítrico: utilizam um tipo de tensoativo que é potencializado em pH baixo. O ácido cítrico é suficientemente ácido para a tarefa e pouco reativo, além de ajudar a remover sujeiras silicosas incrustadas.
Antes e depois: um visual bem diferente, que valoriza o carro. Se quiser, você ainda pode aplicar sobre as superfícies plásticas algum tratamento de superfícies tipo "Back to Black", "Plastic Restorer", etc... Nesse caso, ainda não apliquei nada sobre os plásticos e já têm um aspecto muito bom.
Espero que com todas essas dicas eu tenha colaborado com algo na sua rotina de limpeza do motor. Aguarde as próximas dicas de limpeza automotiva! Façam um bom trabalho e até o próximo Dia de Garagem!
Espero que com todas essas dicas eu tenha colaborado com algo na sua rotina de limpeza do motor. Aguarde as próximas dicas de limpeza automotiva! Façam um bom trabalho e até o próximo Dia de Garagem!