Muitos resistem à lavagem a seco com medo de que a pintura seja riscada, mas é mais seguro do que parece, desde que aplicada a técnica corretamente, e muito funcional. Quando bem aplicada, não cria riscos na superfície e ainda a presença de cera no produto promove brilho adicional. Ou seja, tudo depende de um produto de boa qualidade e da aplicação correta. É um pouco mais trabalhosa, mas muito bem vinda em tempos de crise hídrica.
Ferramentas necessárias:
*Toalhas de Microfibra com mais ou menos 30x40cm: tenha várias à disposição e use conforme a natureza da sujeira sobre o veículo. Quanto maior for a gramatura da toalha, melhor.
*Balde com água: recicle algumas toalhas para usar nas partes mais sujas, para economizar trabalho depois (o de lavar toalhas).
*Pincéis e escovas: para limpar detalhes.
*Borrifador com produto de lavagem a seco: escolha um produto de limpeza com boas referências em fóruns de automóveis, mas se estiver desconfiado, confira a dica mais abaixo para escolher um bom produto.
A toalha:
Aqui no Blog, há um artigo bastante extenso no qual eu abordo os diferentes tipos de toalha de Microfibra, mas há carência no que diz respeito da Lavagem a Seco. Basicamente, vamos tratar de três tipos de felpa: Pile (Loop), Plush (Pelúcia) e Wafer.
A toalha:
Aqui no Blog, há um artigo bastante extenso no qual eu abordo os diferentes tipos de toalha de Microfibra, mas há carência no que diz respeito da Lavagem a Seco. Basicamente, vamos tratar de três tipos de felpa: Pile (Loop), Plush (Pelúcia) e Wafer.
Toalha tipo Loop: Amarela (short pile 220g/m²) e azul claro (medium pile 300g/m²), Grafite (Heavy Plush 650g/m²) e Wafer (Azul escuro). Esses quatro tipos de toalhas são os mais indicados para lavagem a seco, sendo que a toalha tipo short pile (amarela) só deve ser utilizada para sujeiras leves e rodas.
Na lavagem a seco também deve-se ter como objetivos, limpar a superfície e protegê-la de riscos. Então precisamos escolher toalhas com felpa médias a alta, como as apresentadas na foto acima. A vantagem da medium pile (azul clara) é que apesar de mais cara que a short pile, ainda é mais barata que a heavy plush e a Wafer.
Quanto ao rendimento, ou capacidade de retenção de sujeira, a Heavy plush tem a maior capacidade de retenção, seguida da Wafer e por fim a Medium Pile. Aqui no Brasil essa classificação é ignorada, o que é uma pena, mas em geral, essas toalhas são vendidas sob codinome "Premium". As lojas de detalhamento automotivo, apresentam, pelo menos a gramatura, que ajuda muito na escolha da toalha correta.
Em veículos com sujeira leve, tipo poeira de garagem ou sujeira urbana, podemos utilizar as toalhas tipo short pile, com 220g/m² (que são as toalhas de microfibra mais comuns). Elas também podem ser aplicadas nas rodas, já que o verniz é bem mais resistente e são mais baratas, o que é bom, pois vale a regra: uma vez que utilizar uma toalha nas rodas, jamais utilize-a novamente na lataria.
No fim, você vai utilizar basicamente 3 toalhas: uma para tirar a sujeira da superfície, outra para dar acabamento na lavagem e uma para as rodas.
Preparação para a limpeza:
Algumas regras que precisam ser respeitadas.
*O veículo deve estar em um local protegido do sol e poeira e com as superfícies frias.
*Inspecione o tipo de sujeiras que estão incrustadas na lataria. Produtos de lavagem a seco têm boa capacidade de remover óleos e poeira.
*Não aplique força durante a remoção de detritos.
*Sujeiras muito grossas devem ser removidas cuidadosamente.
*O veículo deve estar em um local protegido do sol e poeira e com as superfícies frias.
*Inspecione o tipo de sujeiras que estão incrustadas na lataria. Produtos de lavagem a seco têm boa capacidade de remover óleos e poeira.
*Não aplique força durante a remoção de detritos.
*Sujeiras muito grossas devem ser removidas cuidadosamente.
Toalha de limpeza: sempre comece com uma toalha limpa e condicionada, borrifando ela com o produto até umedecê-la levemente e assim condicionar as fibras.
Toalha de acabamento: Esta deve estar completamente limpa e seca. Esta será a toalha que você vai utilizar para remover os resíduos da toalha de limpeza e deve estar completamente seca.
Dobre a toalha ao meio e dobre ao meio novamente. Assim você usará 1/4 da toalha por vez e terá um melhor aproveitamento do material. O ideal é que a toalha fique com um tamanho proporcional à sua mão.
Dobre a toalha ao meio e dobre ao meio novamente. Assim você usará 1/4 da toalha por vez e terá um melhor aproveitamento do material. O ideal é que a toalha fique com um tamanho proporcional à sua mão.
Sempre inicie a limpeza borrifando o produto diretamente sobre a lataria e trabalhe
em áreas não maiores que 50x50cm de cada vez. Para essa área, de 2
a 3 borrifadas (aproximadamente 3ml de produto) é o suficiente. Tente
espalhar o produto uniformemente sobre toda área nessas 3 borrifadas.
Quando
todas as superfícies limpas da toalha de limpeza estiverem saturadas:
- Caso você tenha outra toalha limpa, deixe a usada de molho no balde de enxágue e simplesmente comece a nova toalha. Algumas pessoas passam a toalha que era usada para o acabamento como a toalha de limpeza e utilizam a toalha limpa como toalha de acabamento, o que também é uma boa estratégia.
- Caso você não tenha outra toalha, enxágue bem a toalha saturada, removendo ao máximo as sujeiras, principalmente se houver partículas de areia. Torça bem a toalha, não há necessidade de condicionar a toalha e retome o trabalho. Troque a água do enxágue quando estiver muito suja.
Dicas sobre os produtos:
O produto que está ali na prateleira do supermercado, como "Lavagem a Seco" é um produto destinado à limpeza das sujeiras leves e medianas aderidas na lataria e raramente admitem diluição. Em lojas mais específicas de limpeza automotiva há limpadores com diferentes concentrações e é boa prática utilizar concentrações diferentes na limpeza a seco para diferentes níveis de sujeira.
Muitos produtos possuem silicone em sua composição, geralmente substituindo a emulsão de cera de carnaúba. Verifique a presença do óleo e não utilize em veículos que tiveram a pintura retocada/refeita há menos de 30 dias. Os produtos que apresentam Cera de Carnaúba na composição oferecem maior proteção na limpeza.
O produto deve ser líquido e não viscoso: a principal característica de um limpador a seco é a "molhabilidade" do tensoativo. Através dessa propriedade o produto é capaz de formar micelas ao redor da sujeira e removê-la com segurança.
A presença de cera de carnaúba é um ponto extra. A principal vantagem da carnaúba é a proteção da pintura, tanto no momento da remoção das sujeira, quanto o efeito de brilho sobre a lataria. Em alguns casos, a lavagem a seco com cera de carnaúba dispensa a aplicação de cera após a lavagem. Tudo vai depender da diluição utilizada.
- Caso você tenha outra toalha limpa, deixe a usada de molho no balde de enxágue e simplesmente comece a nova toalha. Algumas pessoas passam a toalha que era usada para o acabamento como a toalha de limpeza e utilizam a toalha limpa como toalha de acabamento, o que também é uma boa estratégia.
- Caso você não tenha outra toalha, enxágue bem a toalha saturada, removendo ao máximo as sujeiras, principalmente se houver partículas de areia. Torça bem a toalha, não há necessidade de condicionar a toalha e retome o trabalho. Troque a água do enxágue quando estiver muito suja.
Dicas sobre os produtos:
O produto que está ali na prateleira do supermercado, como "Lavagem a Seco" é um produto destinado à limpeza das sujeiras leves e medianas aderidas na lataria e raramente admitem diluição. Em lojas mais específicas de limpeza automotiva há limpadores com diferentes concentrações e é boa prática utilizar concentrações diferentes na limpeza a seco para diferentes níveis de sujeira.
Muitos produtos possuem silicone em sua composição, geralmente substituindo a emulsão de cera de carnaúba. Verifique a presença do óleo e não utilize em veículos que tiveram a pintura retocada/refeita há menos de 30 dias. Os produtos que apresentam Cera de Carnaúba na composição oferecem maior proteção na limpeza.
O produto deve ser líquido e não viscoso: a principal característica de um limpador a seco é a "molhabilidade" do tensoativo. Através dessa propriedade o produto é capaz de formar micelas ao redor da sujeira e removê-la com segurança.
A presença de cera de carnaúba é um ponto extra. A principal vantagem da carnaúba é a proteção da pintura, tanto no momento da remoção das sujeira, quanto o efeito de brilho sobre a lataria. Em alguns casos, a lavagem a seco com cera de carnaúba dispensa a aplicação de cera após a lavagem. Tudo vai depender da diluição utilizada.
Dinâmica da limpeza:
Assim como na lavagem com água, a lavagem a seco deve começar nas partes menos sujas. Então a sequência para lavagem com água serve para a lavagem a seco. Aplique o produto diretamente sobre a lataria e deixe-o agir sobre a sujeira por 1 minuto. Isso permite o produto amolecer a sujeira antes dela ser varrida da superfície.
Importante: Caso qualquer uma das toalhas caia no chão durante a lavagem, você deve substitui-la.
Importante: Caso qualquer uma das toalhas caia no chão durante a lavagem, você deve substitui-la.
Técnica com a toalha dobrada:
Serve para as superfícies com sujeiras leves - poeira, mancha de chuva, coco de passarinho: faça passagens suaves com a toalha de limpeza, em uma única direção e sentido para absorver o produto espalhado na lataria. Repare que a toalha de limpeza fica imediatamente suja e a superfície está limpa. Nesse caso utilize a toalha de acabamento para lustrar a superfície.
Se o resíduo deixado pela toalha de limpeza tem aparência suja, vire a toalha de limpeza para um lado limpo, aplique mais uma borrifada do limpador e faça mais algumas passagens com a toalha de limpeza, antes de passar a toalha de acabamento.
Imediatamente depois, utilize a toalha limpa para retirar o excesso. Não deixe o resíduo secar sobre a lataria. Caso o resíduo seque, aplique novamente o produto e remova da superfície.
Superfície limpa vs superfície suja. Ainda com pequenos pontos de sujeira e resíduos de produto, que podem ser facilmente removidos com o pano de limpeza.
Sujeiras persistentes: sujeiras que não saem na primeira
passagem, devem ser tratadas isoladamente. Aplique localmente uma
borrifada de produto, ou se for muito pequeno, utilize uma região úmida da toalha de limpeza e faça a remoção isolada da sujeira. Repita o procedimento até a
remoção completa.
Técnica com a toalha enrolada:
Serve para limpeza de áreas com sujeira grossa - parte baixa das portas, para choques pintados:
A partir da toalha dobrada, enrole ela e aplique uma quantidade mais generosa do produto na lataria, cobrindo toda a sujeira, quase a ponto de escorrer. Enrole a toalha de limpeza e faça movimentos em uma direção e um único sentido, sem aplicar força contra a lataria. Ao enrolar a toalha, você trabalha com uma área menor e com uma força muito pequena, permitindo que as partículas de sujeira sejam roladas e não arrastadas e eventualmente elas caem da lataria. Repita o procedimento quantas vezes forem necessárias, até que não haja mais partículas grossas na lataria. Pode-se usar essa técnica em todo o carro, mas é mais demorada.
Na parte de baixo das portas há muita sujeira grossa grudada. Aqui, já apliquei o produto de lavagem a seco, para amolecer a sujeira e deixei agir.
Enrole a toalha dobrada e segure-a em uma das pontas. Utilize-a como um espanador, fazendo movimentos leves e curtos sobre as sujeiras, jogando-as para o chão.
Técnica com escovas ou pincéis:
A agressividade dessa técnica depende da cerda utilizada. Utilize pincéis macios para fazer a limpeza de frisos. Quando for uma escova grossa, só utilize em superfícies escondidas - dentro da caixa de rodas, parte de baixo da soleira e pneus: aplique o limpador nas cerdas e nas superfícies a serem limpas. Faça movimentos de varrição da sujeira.
Uma vez removida a sujeira dessas superfícies, você pode dar acabamento com as toalhas de limpeza enxaguadas (tentar dar lustro com a toalha de acabamento é um sofrimento desnecessário, mas nada te impede). Tome cuidado com as rebarbas e parafusos expostos nas caixas de roda.
Uma vez removida a sujeira dessas superfícies, você pode dar acabamento com as toalhas de limpeza enxaguadas (tentar dar lustro com a toalha de acabamento é um sofrimento desnecessário, mas nada te impede). Tome cuidado com as rebarbas e parafusos expostos nas caixas de roda.
Sujeira acumulada por muito tempo na fresta da borracha do para brisa. Nesse caso, utilize um pincel médio para a limpeza.
Técnica para as rodas:
Sempre elas: todas os tipos de sujeira e os locais mais difíceis de alcançar em uma altura bem ruim de trabalhar. Na lavagem a seco, o uso de desengraxantes está fora de questão, então vamos nos virar com o que temos nas mãos. Você deverá trabalhar com a concentração recomendada para limpeza pesada para facilitar a limpeza, por causa do pó de freio. Em produtos pronto uso, talvez sejam necessárias mais aplicações. Aplique o produto no pincel e na superfície e esfregue a sujeira. Remova a sujeira com as toalhas de limpeza úmidas. Sempre que a toalha de acabamento saturar, enxague-a.
Últimos arremates:
*Guarnições da porta
*Borrachas no entorno dos vidros.
*Detalhes da grade.
Últimos arremates:
*Guarnições da porta
*Borrachas no entorno dos vidros.
*Detalhes da grade.
Os pecados na lavagem a seco:
*Utilizar toalhas muito pequenas: elas saturam rapidamente e consequentemente esfregarão muitas partículas sobre a pintura.
*Esfregar a superfície vigorosamente: O tensoativo é suficiente para encapsular a sujeira e removê-la da lataria sem riscar. Mas se aplicar força, não tem nada que proteja a pintura de riscos.
*Diluir excessivamente o produto, além do recomendado: diluir muito, significa diminuir o poder de lubrificação do produto, portanto: risca.
*Espalhar o produto em movimentos circulares: isso abre precedente para swirl marks, além de ser ineficiente, pois com movimentos circulares você re-contamina as áreas limpas. Utilize uma única direção e sentido.
Boa limpeza no seu carro e até o próximo Dia de Garagem.
*Espalhar o produto em movimentos circulares: isso abre precedente para swirl marks, além de ser ineficiente, pois com movimentos circulares você re-contamina as áreas limpas. Utilize uma única direção e sentido.
Boa limpeza no seu carro e até o próximo Dia de Garagem.