domingo, 13 de dezembro de 2015

Guia prático: cera ou selante?

Depois de uma longa discussão sobre ceras e selantes nesse artigo, é bem vinda uma discussão mais objetiva sobre esses diferentes compostos para dar brilho ao veículo.

Supondo que a pintura já não tenha nenhum defeito que precise ser solucionado com compostos limpadores, como manchas, swirl marks, pequenos riscos, vamos falar diretamente dos finalizadores de superfícies, que são aqueles produtos que não possuem abrasivos ou solventes fortes na composição.

Excelente dupla para um resultado superior: Selante Meguiar's Ultimate Paste Wax e Carnaúba Premium Dry Wash. Quantidade suficiente de produto para mais de 40 aplicações.

O que diferencia a cera de um selante é a composição da base. Nas ceras, a base é feita a partir de ceras naturais, como a Carnaúba e cera de abelhas. Nos selantes, não há a cera natural, ou seja, são todos polímeros sintéticos, como PTFE e Acrílico, que dão brilho e proteção ao veículo.

Porque então chamam tudo de cera? É uma questão de marketing. Os consumidores não estão acostumados com a diferença entre cera e selante e quando um consumidor leigo entra em uma loja, ele vai atrás da "Cera para carros" e conhece a "Cera de carnaúba" e a "Cera sintética" e desconhece a palavra "Selante".

E o resultado? 
Cada uma possui um resultado diferente e atende uma necessidade diferente. A Cera de carnaúba tem a propriedade de aumentar o brilho da pintura, tornando a pintura ainda mais atraente, porém a durabilidade é mais curta em relação à sintética. Tem resultado melhor em veículos de cores escuras ou chamativas. O efeito de brilho dura aproximadamente 2 semanas e a proteção, 1 mês, dependendo do shampoo utilizado na pintura. A grande limitaçção da carnaúba, reside na baixa resistência ao calor, mas é o produto mais indicado em caso de veículos de exposição.

Os selantes possuem uma grande variedade de resultados, excelente repelência a água (e consequentemente sujeiras), melhor resultado em "Color Shift" temporário, revitalizando a cor e resistente a pelo menos 4 lavagens, dependendo do shampoo utilizado, melhor proteção da pintura, ultrapassando os 3 meses de proteção. A desvantagem é que o selante não entrega o mesmo brilho que a carnaúba. 

Porque não os dois?
Caso você vá colocar o seu carro em alguma exposição, você pode aplicar os dois produtos sobre a lataria, mas deve tomar o cuidado de aplicar primeiro o Selante, respeitar fielmente o tempo de cura (geralmente 15 minutos) remover o excesso e deixar o selante "descansar" por 24 horas em local protegido do sol, e de preferência não andar com o carro nesse período.
Passadas as 24 horas, você terá uma camada de selante intacta e muito resistente. Então, limpe a poeira da superfície, utilizando um pano de microfibra macio lubrificado com um "Quick Detailer", ou "Final Inspection" e aplique a camada de carnaúba. Dê preferência a uma cera que não tenha abrasivos em sua composição e não seja híbrida, ou os solventes da cera híbrida vão amolecer a camada de selante.

Para resultados ainda melhores:
Escolha um bom aplicador: utilize um aplicador de espuma de boa qualidade, macio e com poros bem fechados. Uma segunda opção é o aplicador de microfibra, muito gentil com a lataria, e entrega ótimos resultados.
Utilize a Clay bar antes de aplicar a cera: sobre o verniz há uma grande quantidade de contaminações que reduzem o brilho da pintura. Remover essas contaminações, melhora muito o resultado do enceramento.

Depois dessas dicas, espero que você consiga atingir os resultados desejados. Bom enceramento e até o próximo Dia de Garagem!